AD Sense assíncrono

domingo, 26 de setembro de 2010

Comer bife de carne de boi pode significar riscos de obesidade

Pesquisa analisa a relação entre o consumo de carne vermelha e a obesidade. Comer carne bovina pode significar risco de engordar.

Fritura de um Hamburger. Carne vermelha engorda.
 by Roberto M.
A carne vermelha engorda e aumenta a barriga?
O periódico International Journal of Obesity publicou um estudo, onde há uma pesquisa que analisa a relação entre o consumo de carne vermelha e a ocorrência de obesidade em americanos adultos. Para verificação da ocorrência de obesidade, foram utilizados o índice de massa corpórea (IMC) e a medida da circunferência da cintura.

O IMC é determinado pela divisão da massa (M) do indivíduo pelo quadrado de sua altura (h), onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.
Como exemplo podemos citar que para um IMC maior que 30 e uma cintura com mais de 94 cm de circunferência para homens e mais que 80 cm para mulheres, já é indicador de um quadro de obeso.

Para a realização desse estudo, os pesquisadores utilizaram o National Health and Nutrition Examination Survey., realizado nos Estados Unidos entre os anos de 1999 e 2004. Os dados desse trabalho ao serem avaliados mostraram que o consumo de carne vermelha está associado ao maior risco de obesidade, e também à obesidade central (nome técnico da famosa barriguinha de cerveja).
O trabalho mostrou também, que o consumo energético diário foi maior para as pessoas que ingeriram uma maior quantidade carne vermelha.
Como se vê, a nossa querida carne de boi ainda continua com o estigma de vilã quando o assunto é obesidade.

4 comentários:

  1. Olá !

    Infelizmente sou carvívora inveterada !
    Mas gostei muito do texto, não tinha conhecimentos de todas as informações descritas.
    Obrigada por compartilhar !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. Já foram realizados estudos sobre quando as pessoas consumiam menos carboidratos e mais carnes eram menos propensas a serem obesas...vai entender. Se formos deixar de comer tudo que engorda ou faz mal vamos viver de vento, porque até as frutas tem açucar.

    ResponderExcluir
  3. Aff,tbm podemos dizer que norte americanos só comem hamburgueres industrializados e fritos e ponto.

    ResponderExcluir
  4. Para minha familia não diz nada , somos todos magros , saudáveis e comemos MUITA CARNE VERMELHA !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...