AD Sense assíncrono

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Você sofre de Prisão de Ventre? Sete causas e sete dicas para alívio da constipação.

Quais as causas da prisão de ventre e qual é a hora certa para evacuar. Qual é o processo da digestão. Como aliviar a constipação e melhorar o intestino preso.

Causas e alvios para a constipao ou priso de ventre
by Roberto M.
O que é prisão de ventre ou constipação?
Alguns se queixam dizendo ter uma evacuação a cada dois ou três dias. Outros declaram que evacuam apenas uma vez ao dia. Outros se queixam de incômodos no momento da evacuação. Outros ainda têm movimento intestinal todos os dias, mas com desconforto, por ser a massa fecal dura e seca.


Com toda essa variedade de casos, uma definição satisfatória para prisão de ventre ou constipação precisa ser bem ampla para abranger numerosas situações.

DIGESTÃO E ELIMINAÇÃO

Uma das afirmações mais amplas que se pode fazer então, é que existe constipação sempre que alguém sente desconforto e ansiedade ao esvaziar o cólon e o reto.
Podemos considerar o cólon como sinônimo do intestino grosso (a última porção do trato intestinal), onde o conteúdo fecal é desidratado e preparado para eliminação.

A digestão se inicia com a mastigação e com a saliva, mas ocorre efetivamente no estômago e no intestino delgado, onde por processos químicos, os alimentos são transformados em elementos simples, para depois serem absorvidos pelas membranas do intestino delgado e levados para nutrir os diversos tecidos do organismo.
O processo digestivo dos alimentos de uma refeição demora cerca de vinte e quatro horas, no estômago e no intestino delgado. Depois disso, o que sobra vai para o intestino grosso que somente absorve água.
É normal, resíduos digestivos permanecerem no intestino grosso três ou quatro dias antes de serem eliminados e por isso, resíduos de várias refeições recentes são misturados.

É pela contração dos músculos das paredes do estômago e dos intestinos que os alimentos e os resíduos são impelidos. Essas contrações são lentas, mas fortes. Elas são produzidas desde a parte superior do estômago até a parte terminal do intestino grosso, obrigando o conteúdo do trato intestinal a avançar na mesma direção.
No intestino delgado o conteúdo é semi-fluido, movendo-se rapidamente. No intestino grosso o movimento é mais lento, pois os resíduos se tornam mais secos devido à grande quantidade de água que existe nesse local.

CAUSAS DA PRISÃO DE VENTRE

Entendido isto, vamos agora estudar as causas da constipação ou prisão de ventre:
1) Os resíduos que se encontram no cólon, é o que resta depois do processo de digestão e absorção. Quem se alimenta pouco, terá poucos resíduos. Portanto alimentação insuficiente pode ser uma das causas da prisão de ventre.
2) Alimentos concentrados de fácil digestão, com pouca celulose, são quase que inteiramente absorvidos no intestino delgado, deixando resíduos mínimos. Portanto, regime alimentar de pouca celulose pode ser outra causa da constipação.
3) Quando o intestino delgado funciona com muita eficácia, absorve totalmente o alimento ingerido, restando pouco resíduo para ser eliminado. Assim, uma outra causa da constipação é um intestino delgado altamente eficaz.
4) Quando os estímulos da natureza são desatendidos sistematicamente, a vontade de mover os intestinos torna-se mais fraca . Desse modo um outro motivo para a constipação é o adiamento voluntário da defecação.
5) Outro motivo da prisão de ventre é a tensão nervosa, a ansiedade e o estresse. Estes fatores dificultam o relaxamento dos músculos e não permitem o movimento normal do intestino.
6) Uma das funções do intestino grosso é extrair o excesso de água dos resíduos alimentares. Quando se bebe quantidade insuficiente de água, o resíduo se torna anormalmente seco e duro. Portanto, não tomar água suficiente, contribui  muito para a constipação.
7)  Prisão de ventre moderada não é motivo para pânico. É perfeitamente comum que uma pessoa permaneça dois ou mesmo três dias sem evacuar. Não é o ideal, mas também não é motivo para desespero.

DICAS PARA ALÍVIO DA CONSTIPAÇÃO

Para aliviar a prisão de ventre, quando o incômodo for acentuado, podemos sugerir algumas dicas:
1) Beber dois copos de água ao levantar-se e beber mais sete ou oito copos de água durante o dia.
2) Fazer um desjejum (café da manhã) generoso e saudável. Nutricionalmente, é a refeição mais importante do dia.
3) Exercícios físicos diários para manter a tonicidade dos músculos e favorecer a ação normal dos órgãos digestivos.
4) Evitar o estresse.
5) Alimentar-se suficientemente.
6) Comer frutas e alimentos que tenham grande quantidade de fibras.
7) Escolher um horário e fazer dele uma rotina para ir ao banheiro todos os dias, mesmo que não se sintam os estímulos intestinais. Seguindo-se um plano sistemático, forma-se um hábito definido e os movimentos do intestino ocorrerão sempre diariamente nesse horário.

Para finalizar, devemos mencionar  que existe  constipação crônica (persiste ao longo do tempo) e  aguda (surge repentinamente) esta pode ter conseqüências graves.Quando normalmente o intestino funciona bem  e repentinamente ocorre uma constipação que persiste dias ou semanas, é bom procurar um médico pois pode ser sinal de alguma enfermidade nascendo no aparelho digestivo.
Resumo: quais as causas da prisão de ventre, qual é a hora certa para evacuar, funcionamento do intestino, processo de digestão, como aliviar a prisão de ventre ou constipação, intestino preso

Artigos Recomendados:

3 comentários:

  1. Olá !!!

    Maravilhoso texto, muito informativo e útil !
    Muitas pessoas sofrem deste mal que muitas vezes pode ser resolvido com dicas simples e saudáveis como as que você postou !
    Excelente !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. minha namorada é a principal causa das minhas constipações...

    ResponderExcluir
  3. Graças a DEUS não tenho prisão de ventre, mas meu noivo sofre deste mal. Raridade, né? Já que a maioria atingida por este problema é o público feminino. Para tratar a prisão de ventre não basta comer um mamão de manhã ou algumas ameixas por dia.É preciso uma mudança de hábitos alimentares e de vida. Praticar atividade física,comer devagar, consumir verduras, frutas, legumes e fibras. Tudo isso faz parte de uma rotina saudável e contribui para um bom desempenho do intestino. Aproveitando vou deixar uma dica para quem precisar de uma ajuda extra para resolver o problema.

    http://bit.ly/cgwP1I

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...