AD Sense assíncrono

domingo, 10 de outubro de 2010

11 itens que se deve saber sobre cólica menstrual para suportá-la melhor

Desmitificando alguns conceitos sobre cólica menstrual, ou dismenorréia, para ajudar no alívio dos sintomas.

Cólica menstrual ou dismenorréia.
by Telma M.
A dismenorréia ou cólica menstrual afeta muitas mulheres.
Umas sofrem mais que outras, pois os sintomas variam de intensidade.
No artigo O que é Cólica menstrual ou dismenorréia, vimos as causas, os sintomas e algumas características das cólicas menstruais.
Como complemento, vamos relacionar agora alguns tópicos que devemos saber sobre a dismenorréia.

Esses ítens irão  desmitificar alguns conceitos e quem sabe vão até ajudar no alívio dos sintomas.

(1) As Cólicas menstruais não são hereditárias,

(2) Os anticoncepcionais não aumentam a dor, às vezes podem até aliviar,

(3) Não há relação entre fatores psicológicos e cólicas menstruais,

(4) Também não existe nenhuma relação entre alimentação e dismenorréia,

(5) É normal a barriga inchar durante a menstruação, pois as prostaglandinas provocam isso,

(6) A mulher não precisa ficar sofrendo, remédios podem aliviar bastante as cólicas desde que sejam prescritos por um médico, pois tomar medicamentos por conta própria pode acarretar agravamentos,

(7) Há medicamentos com ações diferentes, os que fazem parar as contrações uterinas e os que impedem a produção de prostaglandinas, é preciso ser médico para decidir qual é o melhor para cada caso.

(8) Friagem e água fria podem sim piorar as cólicas menstruais, pois contraem os vasos sanguíneos, dificultando a saída do sangue e consequentemente aumentando as cólicas menstruais,

(9) Não faz mal algum lavar a cabeça durante a menstruação. Pelo contrário, é um hábito saudável de higiene, desde que não se tome friagem depois. A friagem sim pode aumentar as cólicas.

(10) Bolsa de água quente alivia a dor, pois dilata os vasos sanguíneos, o que facilita a saída do sangue e das prostaglandinas do útero, reduzindo a dor. Mas há o inconveniente de aumentar o fluxo sanguíneo. Sangramentos exagerados não são bem vindos, algumas mulheres podem ter anemias devido aos sangramentos exagerados.

(11) É importante observar a duração e a quantidade de sangramento. Sangramentos que duram cinco dias no máximo são normais ou fisiológicos, usar quatro absorventes por dia também é normal. Mais do que isso é considerado anormal e pode provocar o aparecimento de anemia por perda exagerada de sangue, nessa hora procurar um médico é muito aconselhável.
Resumo: posso lavar a cabeça na menstruação, o que piora a cólica menstrual, o que melhora a cólica menstrual, o que é dismenorréia, qual o motivo da cólica menstrual.

Artigos Recomendados:

12 comentários:

  1. Olá!
    Eu sofro com TPM e cólicas. Me ensinaram comer chocolate e leite condensado...rsrs... Não sei se é o psicológico agindo, mas funciona bem!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. A 3 e a 4 estão generalizadas demais.

    Quando estou sob forte estresse, a cólica fica tão forte, que chego a desmaiar e uma vez quando fiz uma dieta restritiva, a mentruação desregulou completamente.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu acho que prefiro sentir a dor da cólica e ser MAGRA , do que não sentir nada e ficar uma BALEIA! haushaush...... chocolate e leite condensado uma ova!

    ResponderExcluir
  4. É que você nunca sentiu cólica ,tem gente que a dor é insuportável , se o chocolate ajuda ela, bom pra ela . No meu caso eu adoto uma dieta rica em fibra me ajuda bastante
    Duvido se você sentisse uma cólica intensa ia fica com frescurinha acorda guria

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Olá L@i@nr G@tinha,
      Com certeza você saberá quando estiver sentindo cólicas menstruais. É uma dor muito forte que acontece em algumas mulheres na época da menstruação. Essa dor, como já falei, é muito forte e se dá em forma de contrações no baixo ventre. Parece uma pressão. Essa dor não é constante e se dá em "ondas" tipo vai e vem.
      Para entender melhor como acontecem as cólicas menstruais, leia nosso artigo clicando no link abaixo:

      O que é cólica menstrual ou dismenorréia. Quais os sintomas e causas

      Excluir
  6. sinto muita colica quando como chocolate

    ResponderExcluir
  7. Quando falta uma semana pra minha menstruaçao chegar, eu paro de tomar gelado e pegar friagem e pelo menos comigo funciona nao sinto nada !

    ResponderExcluir
  8. estou com algumas dores ali e aqui!Não sei se é colica ou não,tenho 12 anos,sinto dores nas laterais do utero e no começo do utero

    ResponderExcluir
  9. Tenho dores na barriga (do umbigo pra baixo), tenho 12 anos não sei se essas dores são cólica, mestruou já faz 1 ano são dores muito fortes como se fossem pontadas. E as vezes tenho vontade de ir ao banheiro quando estou com essa dor. Pode ser cólica menstrual?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...