AD Sense assíncrono

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como se comportam os hormônios femininos no ciclo menstrual e na TPM

O estrogênio e a progesterona são dois hormônios femininos que têm sua produção variada durante o ciclo menstrual. Vejam como eles influenciam na libido e no comportamento da mulher.

Comportamento dos hormônios femininos no ciclo menstrual
by Telma M. 
O estrogênio e a progesterona são os hormônios femininos ligados à sexualidade. A produção desses dois hormônios varia durante o ciclo menstrual.
Logo após o término da menstruação (1ª parte do ciclo), a produção de estrogênio (hormônio da feminilidade) vai aumentando e atinge um pico por volta do 14º ou 15º dia.
Nesse período a temperatura corporal aumenta sutilmente, avisando que a ovulação está para chegar.


A mulher fica mais alegre, feliz, pele bonita e macia, com a libido aumentada e com uma maior facilidade para engravidar.
Na segunda parte do ciclo menstrual, o nível de estrogênio começa a cair e o nível de progesterona (hormônio da gestação que prepara o corpo feminino para receber uma possível gravidez) começa a aumentar. A retenção de líquidos provoca inchaços. A mulher fica mais tranqüila, até meio deprimida e com a libido reduzida.


Segundo a Dra. Mara Solange Carvalho Diegoli (ginecologista coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo), em entrevista ao Dr. Dráuzio Varella, "70% das mulheres têm a libido diminuida nos 14 dias que antecedem a menstruação, mas depois que ela acaba a libido aumenta novamente"


No final do ciclo, por volta do 28º dia, o nível dos dois hormônios (estrogênio e progesterona) cai bruscamente e isso acaba com o equilíbrio emocional, sendo essa uma das explicações dos sintomas da TPM (Tensão pré-menstrual).

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Olá Telma querida!
    Depois dizem que nós mulheres somos complicadas...mas pensa nessa máquina e em seu funcionamento tendo que dar conta de tudo e todos ao mesmo tempo??? rsrsrs... Não é tarefa fácil mesmo!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. E ser mulher é muito complicadoooooo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...