AD Sense assíncrono

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mastigar bem é o primeiro passo para uma boa digestão

A mastigação é muito importante para uma boa digestão. É nela que se forma o bolo alimentar e que, através da saliva, se inicia os desdobramentos enzimáticos dos alimentos.

É através da mastigação que se inicia uma boa digestão.
by Roberto M.
Para que serve a mastigação? Qual a importância de uma boa mastigação? Qual o efeito da saliva na disgestão? Qual é a composição da saliva? Como acontece a hidrólise do amido?
A digestão começa na cavidade bucal, através da mastigação.
Normalmente, as pessoas não têm o hábito de mastigar bem os alimentos. 

A comida é engolida praticamente inteira, quando, através da mastigação, deveria ser cortada, triturada, amassada, reduzida a finas partículas e devidamente misturada à saliva para que se tivesse uma boa formação do bolo alimentar.


A saliva é secretada por três pares de glândulas salivares grandes e inúmeras glândulas menores, que se encontram na cavidade bucal. A saliva é rica em minerais como o cálcio e o fósforo e também é composta pela ptialina (enzima responsável pela hidrólise parcial do amido). A saliva tem o pH praticamente neutro (nem ácido, nem básico).

A ação enzimática da ptialina para a hidrólise do amido somente se realiza em meios com pH neutro, em meios ácidos ela não se realiza.
Daí a mastigação ser de suma importância para a digestão, pois é nela que se inicia o desdobramento enzimático dos alimentos.
O amido (existente no arroz, feijão, macarrão) é transformado em calorias pela ação da ptialina existente na saliva (que tem o pH neutro). Quando o alimento chega ao estômago (que tem o suco gástrico fortemente ácido) essa reação praticamente se interrompe.

Mesmo o alimento permanecendo na boca pouquíssimo tempo, mais de 50% do amido que se ingere é decomposto pela ptialina, pois a acidez gástrica não atua de imediato em todo o bolo alimentar e a ptialina continua atuando no interior da massa.
Através de uma boa mastigação acontece um suave deslizamento do bolo alimentar pela faringe. Isso é proporcionado pela contração dos músculos da língua que assegura a entrada do produto deglutido no esôfago e depois no estômago.


A mastigação é responsável por um fortalecimento dos músculos faciais, pois esse processo é acionado por vários músculos da face que promovem os movimentos verticais e laterais.
Os alimentos devem ser mastigados muitas vezes, para serem muito bem triturados, muito bem misturados à saliva e por fim devidamente aproveitados pelo organismo.

Arquivos Recomendados:

3 comentários:

  1. Oiii

    Eu sempre soube que uma boa mastigação é fundamental para ter uma ótima digestão e para o funcionamento do organismo.Esse seu post é bastante informativo e que esclarece para as pessoas que nao sabem da importância de uma boa mastigação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já li a respeito da necessidade de uma boa mastigação, porém este texto foi o mais esclarecedor que já vi.
    Parabens pela postagem e por compartilhar.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  3. Quando eu faço comida, eu não costumo mastigar como deveria, talvez pelo tempero. Mas quando como o que os outros fazem mastigo bem, e por sinal noto melhor o gosto dos alimentos.
    Por isso uma boa mastigação é uma boa digestão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...