AD Sense assíncrono

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O bom condicionamento físico ajuda a prolongar a vida

A boa aptidão física, que é a capacidade de realização das atividades diárias sem muito esforço, além de melhora a qualidade de vida, aumenta a longevidade.

Aptidão física x Longevidade: O bom condicionamento físico prolonga a vida
by Roberto M.
O que é aptidão física? Por que a aptidão física prolonga a vida? Por que os exercícios físicos são bons para a saúde? Por que é bom controlar o peso? Quais os benefícios de uma boa aptidão física?

Aptidão física é a capacidade que a pessoa tem de realizar as atividades do dia a dia com tranquilidade e sem muito esforço.


Pode-se encarar a aptidão física de duas maneiras: a primeira relacionada à saúde, ao condicionamento físico ligado à qualidade de vida (resistência aeróbica e flexibilidade).
A segunda relacionada ao esporte, ao condicionamento físico ligado a desempenho esportivo (velocidade, coordenação motora).
Vamos falar aqui do primeiro caso; da aptidão física para a saúde e para uma melhor qualidade de vida.

Muitos estudos atuais demonstram que as pessoas que mantém uma aptidão física apropriada por intermédio de controle de peso e de exercícios criteriosos adquirem uma longevidade adicional.
Os estudos indicam que, de modo particular, na faixa de idade entre 50 e 70 anos, a taxa de mortalidade nas pessoas com maior aptidão física é três vezes menor do que naquelas com menor aptidão.

Duas são as razões mais evidentes para isso.
Primeiramente, o controle de peso e a aptidão física reduzem em muito o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Esse benefício advém do fato que a pressão arterial se mantém moderadamente mais baixa, os níveis de colesterol do sangue se reduzem, as lipoproteínas de baixa densidade ("colesterol ruim" – LDL) se reduzem e as lipoproteínas de alta densidade ("colesterol bom" – HDL) aumentam. Tudo isso contribui para a redução do número de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

A outra razão, tão importante quanto a primeira, é o fato que as pessoas com aptidão física são mais resistentes quando adquirem uma enfermidade qualquer. Uma pessoa com 80 anos de idade sem preparo físico nenhum tem uma reserva respiratória, por exemplo, duas vezes menor que uma pessoa da mesma idade com boa aptidão física. Isso é muito importante na preservação da vida, quando idosos adquirem doenças como a pneumonia que exigem imediatamente toda a reserva respiratória disponível do indivíduo. 

Além disso, a capacidade de aumentar o débito cardíaco (volume de sangue que é bombeado pelo coração em um minuto) quando necessário é quase 50 vezes maior no idoso com preparo físico do que no indivíduo sem aptidão física nenhuma.
Bibliografia: Tratado de Fisiologia Médica (Guyton & Hall – 9ª Ed – Edit. Guanabara Koogan)

Arquivos Recomendados: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...