AD Sense assíncrono

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Queimadura. Noções Gerais para o primeiro atendimento às vítimas.

Quais os procedimentos necessários nos casos de primeiros socorros a vitimas de queimaduras. Como agir no primeiro atendimento nas diversas origens das queimaduras.

O que fazer para o primeiro atendimento a uma vítima de queimadura. Noções Gerais
by Roberto M. 
O que é queimadura? Como são originadas as queimadurasComo se classificam as queimaduras? 
Quais os procedimentos nos vários tipos de queimaduraQual é a conduta nos primeiros socorros a uma pessoa com queimadura?
Queimadura é toda e qualquer lesão ocasionada pela ação do calor sobre o corpo de uma pessoa. Vamos abaixo classificá-las e, também, ver os procedimentos necessários nas várias situações.

CLASSIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS

Podemos classificá-las quanto à profundidade e quanto à extensão.
    
1) Quanto à profundidade elas podem ser:
        •1º grau – a lesão é superficial, provoca apenas vermelhidão sem formar bolhas.
        •2º grau – tem formação de bolhas e apresenta restos de pele queimada soltos.
        •3º grau – além das bolhas, atinge os músculos e a camada interna do corpo.
    
2) Quanto à extensão, a classificação é baseada no tamanho da área do corpo que foi queimada.
        •Quanto maior a extensão da queimadura, maior é o risco que corre a pessoa queimada. É a classificação mais importante, pois uma queimadura de 1º grau que atinja uma grande extensão é considerada muito grave.

PROCEDIMENTOS NAS DIVERSAS CAUSAS DE QUEIMADURAS

Elas podem ser originadas por agentes químicos, térmicos e elétricos. Alguns exemplos de agentes com os respectivos procedimentos:
Quando a queimadura for originada por agentes químicos deve-se retirar a roupa do acidentado, pois restos da substância química podem continuar causando danos enquanto estiverem em contato com a pele. Em seguida, lavar a área queimada com bastante água fria.

Se a queimadura for causada por fogo, metais incandescentes, líquidos ferventes ou vapores, deve-se afastar o acidentado desses agentes, retirar sua roupa e lavar o ferimento com água fria. No caso de fogo, apagá-lo utilizando água ou extintor apropriado, tomando o cuidado de não atingir os olhos do ferido.


No caso das queimaduras por eletricidade, tirar a vítima do contato elétrico, com o máximo de cuidado e precaução, desligando-se a energia.

Nas queimaduras por radiação infravermelha e ultravioleta, a primeira providência é afastar o acidentado da fonte de calor radiante.

CONDUTA NO PRIMEIRO ATENDIMENTO

De maneira geral, a conduta de primeiros socorros a um acidentado por queimadura deve ser a seguinte:

1)Retirar a roupa do acidentado com muito cuidado. Se houver necessidade, usar tesoura para cortá-la;
2)Lavar a área queimada com água fria ou soro fisiológico, do centro para fora, cuidando para que as bolhas não sejam perfuradas;
3)Dar um analgésico para diminuir a dor;
4)Se a vítima estiver consciente, dar água para ela beber;
5)Usar gaze esterilizada, umedecida com água oxigenada, para cobrir a região queimada.
6)Antisséptico deve ser passado ao redor da queimadura e não na área queimada.
7)Pomadas, líquidos e cremes para queimaduras, até podem ser utilizados, mas somente em queimaduras de 1º grau. Nas de 2º e 3º graus, eles são contra- indicados.
8)Encaminhar o acidentado, o mais rápido possível, para a assistência médica. 

Somente o médico saberá definir a medicação e os cuidados necessários para cada caso. Todos os procedimentos descritos acima servem apenas para prestar os primeiros socorros à vítima.
Bibliografia: Manual de Primeiros Socorros nos acidentes de trabalho – Seki, Clovis Toiti et alii – FUNDACENTRO, São Paulo, 1981

Artigos Recomendados:

5 comentários:

  1. Muito importante ter noção sobre queimaduras e saber quais os primeiros passos a serem tomados quando isso acontecer e como devemos proceder, gostei muito, bem esclarecedora a matéria.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Telma querida!
    Dicas valiosas, pois nem sempre sabemos o que fazer quando acontecem queimaduras e, muitas vezes recorremos às velhas receitas caseiras e acabamos agravando mais ainda o caso.
    Excelente e de muita utilidade.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas de 1º socorro,
    parabéns por compartilhar essa materia de utilidade publica,
    abçs e boa semana....

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que todas as pessoas deveriam fazer um curso de primeiros socorros, digamos o governo deveria patrocinar, mais ou menos seria como tirar uma carteira de habilitação, as pessoas todas deveriam estar habilitadas a prestar primeiros socorros.

    ResponderExcluir
  5. Oii

    Excelente esse seu post, de otima utilidade publica. Eu que já passei por isso sei bem o que é ter o copro todo queimado, por sorte nao tive sequelas, porque as pessoas que me socorreram souberam fazer o procedimento correto, mas nem todo mundo tem essa sorte. Espero que com esse texto, muitos tenham aprendido sobre como proceder diante de uma queimadura.

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...