AD Sense assíncrono

domingo, 23 de janeiro de 2011

Dicas para uma boa noite de sono. Durma bem e revigore-se.

O corpo precisa de repouso para repor as energias. Uma boa noite de sono reparador é fundamental para isso. Um bom colchão é importante, mas não basta. Alguns hábitos, denominados higiene do sono, são essenciais para aproveitar por completo o tempo de dormir. Veja algumas dicas para uma boa higiene do sono e revigore-se.

Dicas para dormir bem e ter um sono reparador.
by Roberto M.
Como dormir bem? Como ter um sono tranqüilo e revigorante? O que é higiene do sono?
Ter uma boa noite de sono e aproveitar bem as horas dormidas é fundamental para se conseguir atravessar com tranqüilidade as correrias e adversidades do dia-a-dia.
Às vezes, até se confunde sintomas como, mau humor, irritação, falta de disposição, dores no corpo e baixa concentração, com depressão, mas podem não passar de conseqüências de uma noite mal dormida.

É possível que depois de algumas noites de sono reparador, tudo se normalize.
Pequenas mudanças de hábito podem melhorar a qualidade do sono e conseqüentemente a qualidade de vida. Estes hábitos são chamados de higiene do sono que é tão importante como a higiene corporal, pois se não tivermos uma boa higiene do sono, não teremos um sono reparador.

Os hábitos da higiene do sono são essenciais para o tratamento de distúrbios como a insônia ou hipersonia e também para otimizar o tempo que se está dormindo. Assim, o dia seguinte será vivido melhor e mais tranqüilo.
A seguir listaremos dicas infalíveis para uma boa higiene do sono:
1) Mantenha um horário regular para dormir e, principalmente, para acordar. Essa rotina ajuda a consolidar o relógio biológico. A rotina de levantar-se sempre no mesmo horário evita alterações no relógio biológico.
2) Vá para a cama somente na hora de dormir. Se ainda não se sentir sonolento, é melhor nem se deitar.
3) Cochilos a qualquer momento são nocivos. A soneca ideal é logo depois do almoço, o mais distante possível da hora de ir dormir. Se não puder fazer isso, o melhor é não dormir de dia.
4) Fazer exercícios físicos regulares é excelente para que se tenha um bom sono. Entretanto, é necessário evitar atividades físicas após as 20 horas, pois os exercícios aumentam a temperatura corporal e para dormir, há a necessidade da temperatura do corpo começar a baixar.
5) Usar rádio e televisão para pegar no sono depende de cada pessoa. Se funciona como relaxamento e você dorme depois de uns trinta minutos, tudo bem. Caso contrário, não coloque esses aparelhos no quarto. A leitura deve ser encarada do mesmo modo.
6) O quarto deve ser usado apenas para dormir e para o sexo. Outras atividades atrapalham o relaxamento.
7) À noite, o bom é fazer atividades relaxantes. Um copo de leite, chá de camomila ou erva cidreira, banho morno ajudam a relaxar.
8) Evite substâncias estimulantes após as 17 horas (café, refrigerantes tipo cola, chá mate ou preto, chocolate). Mas lembre-se, o efeito da cafeína é cumulativo, nada adianta não tomar nenhum café depois das 17 horas, se você tomar um balde de café às 16:30 h.
9) O álcool não é um bom relaxante. Ele pode até ajudar a iniciar o sono, mas a bebida é metabolizada rapidamente e prejudica a qualidade do sono causando insônia na segunda metade da noite. O ronco e a apnéia ficam piores com o uso do álcool.
10) Quando estiver com dificuldade de pegar no sono, é bom não insistir em ficar na cama. Se demorar mais de vinte minutos para dormir, o melhor é levantar-se, sair do quarto, fazer alguma atividade relaxante e depois tentar dormir novamente.
11) O cigarro é estimulante. Fumar no período noturno interfere na qualidade do sono.
12) Tanto o estômago pesado quanto o vazio, atrapalham a qualidade do sono. À noite coma apenas coisas leves (saladas, sopas, frutas). Não coma nada pesado mas, não vá para a cama em jejum.
13) Evite beber muito líquido durante a noite para não ter que acordar para ir ao banheiro.
14) Apague todas as luzes, inclusive a do abajur e do corredor. A claridade inibe a produção de melatonina (hormônio que regula o sono). Coloque uma cortina adequada para não ser acordado com a luz da manhã.
15) Nunca use remédios para dormir sem orientação médica. Eles causam dependência. Nunca se automedique.
 

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Olá!
    Eu preciso rever a minha "higiene" do sono rapidinho...rsrs
    Sou muito ativa e noturna, então o sono e eu nos comunicamos muito mal...rsrs
    Valeu pelas dicas!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...