AD Sense assíncrono

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Acidentes por Animais Peçonhentos. O que fazer no primeiro instante.

Veja como proceder para prestar os primeiros socorros para uma vítima de picada por animal peçonhento (aranhas, escorpiões e cobras).

Como agir nos casos de picada por aranhas, cobras e escorpiões.
by Roberto M.
No meio urbano, não é muito comum a ocorrência de acidentes por animais peçonhentos (serpentes, aranhas e escorpiões). Usualmente, a maioria dos acidentes são causados por escorpiões e aranhas, restringindo-se os causados por serpentes à periferia.
Entretanto, hoje em dia, estão na moda as chácaras de veraneio, com amplas áreas verdes, gramados, pedras e matas naturais. 


Nesses locais, o contato com a natureza é maior e mais gostoso, mas os riscos de se encontrar um animal peçonhento também aumentam.
O que se deve fazer, então, quando da ocorrência de uma picada de cobra? E se ocorrer uma picada de aranha? Ou de escorpião? Como proceder no momento imediato após a picada?
Como é difícil distinguir quais espécies são venenosas ou não, deve-se agir como se todas fossem venenosas e proceder da seguinte maneira:
a) Deitar a vítima o mais rápido possível;
b) Colocar uma pedra de gelo no local para diminuir a dor.
c) Tentar capturar o bicho que deu a picada.
d) Tentar deixar a vítima o mais calma e quieta possível para não espalhar o veneno rapidamente.
e) Levar a vítima imediatamente a uma assistência médica, levando, se possível, o animal ou inseto que provocou a picada, para que possa ser feita a aplicação de soro adequado.
         

Artigos Recomendados:

11 comentários:

  1. Olá!
    Alguns meses atrás, levei uma picada de uma Aranha Marrom, mas quando descobri já havia se passado algumas horas...só percebi porque o local ficou vermelho e inchado, então fui ao Posto de Saúde e tomei várias medicações, fiquei sob observação para ver se o quadro se agravava ou não. Graças a Deus tudo ficou bem, mas o susto foi grande, pois o local ficou horrível!
    Muito boas as dicas!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Tem que tomar cuidado com esse garrote ou torniquete. As vezes o veneno do animal peçonhento é proteolitico, ou seja, digere proteinas. Se voce fizer um torniquete nesse caso, vai concentrar o veneno numa regiao do corpo, o que facilita a necrose.

    ResponderExcluir
  3. Jackie,
    vc aguentou horas com a picada de uma aranha marrom?!?! Vc tem certeza que era aranha marrom? Pela sua descrição, vc nao sentiu dor... Até onde sei, é uma picada muito dolorosa, semelhante a uma queimadura e o inchaço aparece rapidamente.
    Se for isso mesmo, vc é uma baita sortuda, pra não dizer que nasceu de novo!

    Concordo com o Anônimo acima. Não façam torniquetes, é melhor deixar o tratamento para quem entende. Apenas mantenha a vitima acordada e aquecida. NÃO ofereça liquidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não sei qual inseto picou meu dedo da mão esquerda dói inchado com uma mancha avermelhada na ponta isso tem uma semana indo na Santa casa só beezetacil foi oque passaram

      Excluir
  4. Fazer garrote??? NUNCA!!! veja bem, alguns venenos são enzimáticos (ou proteolíticos), ou seja, deterioram proteínas. (carne, tecidos). Se vc prender o veneno dependendo da espécie e quantidade, a vítima perde a parte do corpo afetada. É mais fácil manter a vitima calma, deitada e leva-la para o socorro mais próximo.

    ResponderExcluir
  5. fui mordido por um aranha muito piluda...credo, que horror!!!

    ResponderExcluir
  6. No caso de picadas de escorpião o ideal é compressa de água morna para alívio da dor (sou plantonista do ceatox)

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esta matéria sobre os acidentes com animais peçonhentos!

    A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

    Conheça também o agregador http://www.caixadedicas.com

    Divulgue seus links gratuitamente e receba milhares de visitas diarias.

    ResponderExcluir
  8. um amigo foi picado por uma cobra na perna, mas nao sentiu dor e nao tinha as especificaçoes de picada, apenas um arranhado, sua perna ficou muito vermelha e inchada, por nao perceber na hora o fato nao ficou em repouso, somente no dia seguinte eh que os sintomas apareceram, procurou o medico, gostaria de saber se ha a possibilidade de amputar sua perna.

    ResponderExcluir
  9. minha vò foi picada por um escorpião!

    ResponderExcluir
  10. É multo importante,pois, nos deparamos com essas situações cada vez mais frequente em nossas residencias!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...