AD Sense assíncrono

sexta-feira, 28 de março de 2014

Evite o Sedentarismo. Pratique esporte corretamente.

O sedentarismo deve ser evitado através das práticas esportivas, mas, com alguns cuidados, para que os resultados sejam, realmente, efetivos.

O sedentarismo: causa de muitos problemas de saúde.
by Roberto M.
O sedentarismo causa sérios problemas à saúde do indivíduo e por isso é considerado um dos grandes males do mundo moderno.
Indiscutivelmente, provoca queda de performance tanto no aspecto individual, quanto no social e profissional.
O sedentarismo é responsável pelo stress, pela obesidade e também pelo aumento da incidência de doenças coronarianas.

A única maneira de se combater o sedentarismo é através do exercício físico. Mas alguns cuidados são necessários para que os resultados sejam os melhores.
Vou dar aqui algumas dicas de como se deve iniciar uma prática esportiva.
1) É de suma importância que a escolha da modalidade que se pretende praticar seja adequada. A escolha inadequada poderá frustrar o indivíduo e trazer algumas consequências desagradáveis para a pessoa despreparada.
2) É imprescindível que se faça um check-up clínico, seja qual for a idade da pessoa ou da modalidade esportiva escolhida. O médico indicará os exames necessários para cada idade.
3) Deve-se ter cuidados especiais com o vestuário.Tênis apropriados para cada modalidade esportiva têm diminuido o índice de lesões e contusões. A roupa deve ser leve para facilitar a perda da temperatura corporal. É puro folclore a crença de que quanto mais se transpira melhor é o resultado do exercício.
4) O indivíduo portador de alguma limitação prévia por doença, seja ela qual for, deve seguir orientação de um médico especializado. O exercício geralmente é benéfico, desde que praticado corretamente.
5) Trabalhos aeróbicos, de longa duração e baixa intensidade é a melhor indicação, pois esse tipo de exercício melhora o rendimento cardiovascular, aumenta o tônus dos músculos exercitados, além de queimar calorias e melhorar o fôlego. Caminhada, bicicleta, corrida e natação são alguns exemplos desses exercícios.
6) A regularidade da prática é uma das coisas mais importantes. Deve-se treinar pelo menos 3 vezes por semana e no mínimo 40 minutos por vez. A intensidade do treinamento deve deixar a pessoa sentindo-se confortável.
7) Exercícios físicos em jejum não são recomendáveis.O bom é fazer uma refeição leve meia hora antes da prática, dando preferência aos carboidratos e passando longe dos alimentos gordurosos.
8) Após os exercícios é necessário fazer uma boa hidratação.
9) Se a prática esportiva for em academia, deve-se ter muito cuidado na escolha e isso  é algo que pouca gente se dá conta. Muitas não se preocupam com a saúde do aluno. Academia que não tem médico para fazer exame clínico, ou que não exija um check-up prévio, não está levando a sério os problemas que poderão advir em virtude de exercícios inadequados.
10) Aulas coletivas, que não levam em conta as limitações individuais, podem representar riscos, desde uma simples contusão muscular, até complicações cardiovasculares.
Bibliografia: Clinicard - Campanha de Prevenção

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Olá !!

    Excelentes informações, obrigada por compartilhar conosco !
    sem dúvidas praticar algum exercício físico é primordial para uma boa saúde, mas é necessário assim como citado, aliás com ótimas dicas, ter conhecimento da melhor prática a ser escolhida, consultar um profissional e levar em conta as nossas limitações.
    Um enorme abraço !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...