AD Sense assíncrono

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dores Lombares ou Lombalgia. Prevenindo dá para evitar.

Posições corretas e erradas quando se trata de evitar a Lombalgia ou Dor nas Costas
by Roberto M.
A maior causa de limitação de atividades diárias entre as pessoas de até 45 anos de idade é a lombalgia, ou dor lombar, como é conhecida mais popularmente. Cerca de 80% da população sofre desse mal em alguma fase da vida. É difícil encontrar alguém que não tenha ou já teve a famosa "dor nas costas".
Os problemas lombares atingem a região baixa das costas e são caracterizados pela dor
e rigidez dos músculos. Além de ocorrer nesse lugar específico, a lombalgia pode se irradiar para as nádegas e pernas, podendo durar um ou dois dias e às vezes até algumas semanas ou mais.

O que causa a dor lombar é a má postura, o sedentarismo, as posições incorretas no trabalho ou nos afazeres domésticos e até mesmo a execução errada de exercícios físicos.
O tratamento das dores lombares deve ser sempre acompanhado por um especialista, pois é diferenciado para cada pessoa. Cada caso é um caso diferente.

Nos casos mais graves, talvez haja a necessidade de se fazer exames especiais, tais como ressonância magnética e tomografia computadorizada, para avaliar se a dor não é fruto de uma distensão muscular ou resultado de outras doenças, como hérnia de disco, por exemplo.

No caso da lombalgia crônica, o tratamento é direcionado ao alívio das causas, podendo incluir perda de peso e exercícios para melhorar o tônus, a resistência muscular e a postura. Existem casos, que para aliviar uma dor intratável ou devido a anormalidades estruturais, a cirurgia será necessária.

Dá para se prevenir das dores lombares, e essa prevenção passa por hábitos simples que possibilitem a redução da sobrecarga nas costas. Entre esses hábitos estão: a manutenção de um peso ideal e a adoção de uma postura corporal correta, ou seja, manter a coluna vertebral ereta.

Existem algumas dicas de postura que ajudam  a evitar a lombalgia, vamos a elas:
- Na posição em pé, o peito deve estar para a frente, suportando o peso do corpo, com os pés e a pelve bem encaixados; os ombros devem estar levantados e retos; a cabeça deve ficar alinhada com o corpo e para a frente.
- Para sentar, a cadeira deve ter o encosto reto e firme.
- Ao se agachar, é fundamental dobrar os joelhos e o quadril. As costas devem ser mantidas retas.
- Objetos pesados não devem ser levantados acima da linha da cintura.
- O colchão, para dormir ou deitar, deve ser firme.
- Quando deitar de lado, flexionar os joelhos.
- Quando deitar de costas o ideal é manter os joelhos elevados. Basta colocar um travesseiro embaixo deles.
- Ao dirigir, sentar-se perto dos pedais, apoiando a região lombar das costas em um descanso rígido.

Nunca tome remédios sem orientação médica.

Artigos Recomendados:

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...