AD Sense assíncrono

terça-feira, 15 de março de 2011

Gripe. Tire algumas dúvidas sobre ela.

Saiba que a gripe é uma doença altamente contagiosa e que a vacina é um modo muito eficaz de proteção. Conheça as diferenças entre gripe e resfriado.

by Roberto M.
Gripe e resfriado são coisas diferentes.
A gripe causa febre alta, fraqueza, dores no corpo, tosse, mal-estar e deixa a pessoa doente por até duas semanas. O único responsável por causar a gripe é o vírus influenza.
O resfriado tem sintomas mais suavizados: coriza, mal-estar discreto, nem sempre existe a febre.
O resfriado é causado por outros vírus.

A transmissão do vírus da gripe (influenza)  se dá através da tosse, do espirro ou da conversação entre as pessoas. Havendo o contágio, existe um período de incubação de 1 a 4 dias, após o qual a gripe se manifesta subitamente.

A gripe pode acometer qualquer indivíduo, de qualquer faixa etária. É uma das mais frequentes causas de doenças respiratórias e requer cuidados médicos.
Existe uma confusão, muito comum, entre resfriado e gripe e por isso, existe até a fama de que a gripe não é uma doença muito grave. Entretanto, a gripe pode levar a sérias complicações, como sinusites, pneumonias e até a morte.

A gripe é altamente contagiosa. Alguém com gripe, certamente exporá sua família, seus amigos e seus companheiros de trabalho a ela. Ela altera toda a rotina de uma família e atrapalha a produtividade das empresas.
Uma das maneiras de se proteger contra a gripe é tomando a vacina. A vacina contra a gripe é eficaz e segura, protegendo em até 90% as pessoas vacinadas e qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode tomá-la, sendo contra-indicada apenas em alguns casos, tais como: pessoas com reação alérgica prévia à vacina, pessoas alérgicas a ovos de galinha, neomicina ou timerosal.

O ideal é vacinar-se anualmente antes do inverno, durante o outono. Isto porque a vacina leva cerca de duas semanas para fazer efeito e a proteção dura aproximadamente um ano.
Por ser um vírus que muda muito (mutante), a cada ano, uma nova vacina é desenvolvida, pois são levados em consideração os tipos de vírus que estão circulando no momento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, a cada ano, quais tipos de vírus que devem ser utilizados para fazer a vacina.

Essa vacina atua especificamente contra o vírus influenza, portanto não protege contra nenhum outro tipo de vírus que possa causar doenças respiratórias, mesmo sendo os sintomas, às vezes, parecidos. Ela é constituída de vírus mortos, portanto não provoca gripe, mas pode provocar reações do organismo, enquanto este está produzindo a defesa contra a doença. A vacina pode levar a um quadro de febre baixa e fraqueza passageira em uma pequena parcela de vacinados (cerca de 98% dos vacinados não apresentam nenhum sintoma após a vacinação).

Uma vez por ano, no outono (abril/maio), quando acontece a campanha nacional de vacinação do idoso, as pessoas com mais de sessenta anos têm o direito de tomar a vacina contra a gripe, gratuitamente, nos postos de saúde. Os outros, infelizmente, se quiserem se proteger, têm que pagar.
 

2 comentários:

  1. MUITO BOM O POST!!!!!

    DIVULGUE SEUS LINKS AQUI TAMBÉM

    HTTP://DONDRAS.BLOGSPOT.COM

    E AUMENTE SUAS VISITAS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nessa época do ano essas informações são muito importantes.
    To seguindo teu blog e aguardo tua visita lá no meu.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...