AD Sense assíncrono

terça-feira, 10 de maio de 2011

Bruxismo. O Ranger e o Desgaste dos Dentes.

by Telma M.
O que é bruxismo? Existe tratamento para o bruxismo?
O termo “bruxismo”, ao contrário do que alguns pensam, não significa que a pessoa é bruxa ou bruxo, fiquem tranqüilos, “bruxismo” é o hábito de ranger e apertar os dentes, especialmente durante o sono. É comum em cerca de 15% das pessoas e associado ao estresse em quase 100% dos casos.


Quem tem bruxismo nem sempre sabe disso até que alguém lhe diga que está fazendo um barulho horrível durante o sono; ou então numa visita ao dentista, este percebe um desgaste nos dentes ou mesmo uma rachadura no esmalte.

A pessoa acorda com dores nos músculos da mandíbula, cabeça e pescoço, aliás, se você tem dores de cabeça constantes, pode ser que tenha bruxismo.
Muitas vezes, o bruxismo pode desgastar os dentes ou até mesmo provocar fraturas. Casos mais graves chegam mesmo a destruir o osso e a gengiva.

O problema mais comum é a ocorrência de síndrome da “articulação têmporo-mandibular“ ou ATM, que é um problema bastante desconfortável, pois provoca muita dor e muitas vezes deslocamentos da mandíbula.
O número de horas dormidas, o tipo de alimentação e a maneira como você enfrenta os desafios diários podem estar entre as causas do bruxismo uma vez que são fatores provocadores de estresse, uma das causas mais prováveis do bruxismo.

As conseqüências mais comuns do bruxismo são quebras de dentes e de próteses, dores faciais e cefaléias, dores na articulação temporo-mandibular (ATM) e desgaste do esmalte dentário, embora haja outras.
Para tratar o bruxismo é preciso procurar um profissional capacitado, ou seja, o dentista. Ele saberá encontrar as causas do problema e reduzir as conseqüências.

Pode-se recorrer ao uso de placas oclusais, que são dispositivos feitos sob medida para o paciente usar durante a noite, quando for dormir. Serve para evitar a pressão e o ranger dos dentes, pois encaixa nos dentes superiores evitando que triturem os inferiores. É uma boa maneira de reduzir os danos do bruxismo, mas não representa a cura definitiva.

Fazer alguns exercícios para relaxar os músculos da face, musicoterapia, leitura de um bom livro, banhos relaxantes ou terapia podem ajudar na redução do estresse e conseqüentemente diminuir o ranger dos dentes. Uma bolsa de água morna na face também é uma boa medida relaxante.

Um ajuste na mordida através de ortodontia e restaurações nos dentes pode eliminar a causa do bruxismo se esta for devida a dentes desajustados.
Além disso, pode ser útil evitar bebidas que tenham cafeína, as quais elevam os níveis de estresse por serem estimulantes.
Medicamentos para relaxar e para melhorar a qualidade do sono são alternativas que seu dentista pode escolher indicar.
 
Artigos Recomendados:

3 comentários:

  1. Oi Telminha querida!
    Menina, descobri esses dias que tenho bruxismo! Aliás, ninguém me contou...rsrs...acordei com o barulho do meu ranger de dentes, acredita?
    Bom, pode ser que esteja mesmo associado ao momento "tenso" que vivo, não sei, mas ao ler essas informações aqui, de certa forma fiquei um pouco mais aliviada... Vou procurar meu dentista e relatar isso a ele...Espero melhorar!
    Muito bom post e ótimas informações! Para mim ajudou muito!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse problema, quando durmo pressiono os dentes com muita força. Já fiquei um tempo sem conseguir abrir a boca direito por que a mandíbula doía. Eu usei aparelho durante dois anos e só após retirar que começou esse problema. Estou amenizando tentando relaxar antes de dormir e usando o aparelho móvel.

    ResponderExcluir
  3. tive que ir ao bucomaxicilo para poder descobrir que tinha bruxismo,porque os dentistas que fui,nemum me falou nada, nem eu sentí,nao é incrivel.ja nao se faz mas dentirtas como antigamente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...