terça-feira, 26 de julho de 2011

As vitaminas e os alimentos naturais.

As vitaminas são muito importantes para o funcionamento do organismo e sua obtenção depende de uma alimentação balanceada. Este artigo fala da qualidade dos alimentos naturais em relação à quantidadade de vitaminas que possuem.

Os alimentos naturais e as vitaminas.
by Roberto M.
O que são vitaminas? Quais as principais vitaminas? Para que servem as vitaminas? Os alimentos têm vitaminas?
Vitaminas são compostos orgânicos indispensáveis, para o crescimento e funções celulares normais. Como as células não dispõem de sistemas enzimáticos para sintetizar as vitaminas nas taxas necessárias, o organismo depende de dietas bem balanceadas para a sua obtenção. 


Quando faltam na dieta, as vitaminas podem causar deficiências metabólicas específicas.
Para que a nossa saúde fique sempre em ordem, é importante, sempre que possível, ingerirmos os alimentos na forma mais natural, sem desperdiçar nenhuma parte nutriente. Os alimentos de origem vegetal devem ser comidos, de preferência, crus ou apenas com um leve cozimento.

Uma alimentação pobre em vitaminas é responsável por muitas doenças, tanto em crianças como em adultos.
Vamos falar aqui da qualidade dos alimentos, bem como de quais deles precisamos para mantermos o nosso organismo saudável.

Algumas Informações importantes
- Precisamos ter uma alimentação balanceada, onde estejam presentes proteínas, gorduras, carboidratos, sais minerais, vitaminas e água.
- É importante ingerirmos alimentos integrais, tal como a natureza nos oferece.
- Devemos comer certos alimentos crus para que não se percam suas vitaminas.
- Necessitamos também de uma alimentação que combata a acidez.
- Em geral as vitaminas atuam em quantidade muito pequena, e são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e uma saúde perfeita.
- A falta da quantidade necessária de vitamina origina diversas enfermidades que são conhecidas com o nome de avitaminose.
- A falta de vitamina também diminue as defesas do organismo no combate a infecções.

Características fundamentais: Alimentos x Vitaminas

Vitamina A

É necessária para o crescimento, desenvolvimento e reparação dos tecidos. Ajuda na formação do pigmento da retina, necessário para a boa visão. Os alimentos ricos em vitamina A são: azeite de bacalhau, gema de ovo, manteiga, leite, espinafre, rabanete, feijão, tomate, cereais, alho, banana, queijo e ervilha.

Vitamina B1

É indispensável para o funcionamento normal de todos os órgãos, especialmente o sistema nervoso. Favorece também o crescimento e o desenvolvimento do corpo. Esta vitamina pode ser encontrada no trigo integral, levedo de cerveja, germe de trigo, arroz integral, amendoim, feijão, soja, nozes, alface, espinafre, cenoura, etc.

Vitamina B2

Como no caso da vitamina B1, é essencial para o crescimento, principalmente em crianças. Os alimentos ricos em vitamina B2 são: gema de ovo, feijão, espinafre, alface, cenoura, couve-flor, pêra, pêssego, beterraba, trigo integral, leite, manteiga e fígado.

Vitamina C

É eficaz no combate a gripe e resfriado. A carência de vitamina C produz uma doença chamada escorbuto, que começa com cansaço fácil e dores nos músculos e articulações, progredindo para hemorragias gengivais e pontos hemorrágicos na pele de difícil cicatrização. A vitamina C pode ser encontrada no limão, laranja, cereja, tomate, abacaxi, framboesa, banana, pêssego, maçã, uva, feijão, alface, aspargo, nabo, batata, pepino, cebola, alcachofra, repolho e couve-flor.

Vitamina D

É importante principalmente para evitar o raquitismo. A principal função da vitamina D no organismo é promover a absorção do cálcio no intestino. Os alimentos ricos nesta vitamina são: azeite de fígado de peixe (como bacalhau e salmão), leite, ovos e manteiga. A máxima ingestão de vitamina D se realiza sob a forma de pró-vitamina que ingerimos com os vegetais, e que pela ação dos raios solares se transformam em vitamina D.

Vitamina E

É necessária para a reprodução humana. Sua ausência causa esterilidade e distrofias musculares graves.Se encontra principalmente em óleos vegetais, germe de trigo, folhas de vegetais, ovos, leite e manteiga.

Vitamina K

Existe em razoável quantidade em plantas clorofiladas. A protrombina do sangue (substância protéica indispensável à coagulação do sanguínea) forma-se no fígado à custa da vitamina K.

Alimentos ricos em Cálcio

Queijo, leite, amêndoa, amendoim, repolho, agrião, limão, laranja, uva passa, figo seco, requeijão, ovos, arroz integral, aveia integral, pão integral, cenoura, ervilha, rabanete, tomate, pão branco, cogumelo e pêra. É importante ressaltar que o cálcio só é devidamente aproveitado se o corpo receber uma quantidade adequada de sol, pois a sua ingestão resulta da vitamina D, que se forma na pele pela ação do sol.

Alimentos ricos em Fósforo

Amêndoa, ovo, trigo, peixe, leite, pão, cogumelo, couve-flor, maçã, banana, cereja, laranja, cenoura, aspargo, aipo e beterraba.

Alimentos ricos em Ferro

Gema de ovo, cereal integral, trigo, aveia, pêssego, ameixa, feijão, lentilha, fígado de gado e todas as folhas verdes.. O ferro é necessário, principalmente no combate à anemia.

Alimentos que neutralizam a Acidez

Pepino, alface, espinafre, fruta seca doce, castanha, uva, couve-flor, cereja, leite e nata.

Podemos notar que as vitaminas estão combinadas em vários alimentos. Quando unidas a outras substâncias, as vitaminas podem ser melhor aproveitadas pelo organismo.
Bibliografia: 1) Montenegro-Barreto-Brito-Andrade – Patologia: Processos Gerais – 3ª ed.- Editora Atheneu.
                     2) Guyton & Hall – Tratado de Fisiologia Médica – 9ª ed. – Editora Guanabara-Koogan

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...