AD Sense assíncrono

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Como reduzir o tamanho do estômago naturalmente

Reduzindo o estômago naturalmente, sem cirurgia
by Telma M.
Como emagrecer reduzindo o tamanho do estômago sem cirurgia? Normalmente, as pessoas gordas têm o estômago dilatado.
Existe a possibilidade de se fazer a redução do estômago através de cirurgias, mas isso é um assunto para outra ocasião. Hoje falaremos de redução do estômago pelas vias naturais, através de uma alimentação saudável e sem cirurgias. Mas é necessária muita força de vontade e também muita persistência.

O estômago é um saco de fibras e músculos, capaz de acumular alimentos; faz parte da digestão, encaminhando o produto para o duodeno continuar essa tarefa. Por ser um órgão muscular, ele é capaz de aumentar e diminuir, é como se fosse um saco elástico.
Quanto mais coisas se coloca dentro de um saco elástico, mais o elástico vai ficando flácido e esticado. Assim é o estômago. Se frequentemente comemos demais, a musculatura vai ficando flácida e o estômago dilatado. Sendo assim será necessário cada vez mais alimento para conseguir aquela sensação de estômago repleto.

Não devemos desprezar a sabedoria popular. Antigamente era muito comum ouvir a frase: “..você está comendo demais, vai dilatar o estômago..” Estudando anatomia e fisiologia do estômago, dá para compreender a sabedoria popular!
Realizando o caminho contrário, isto é, se reduzirmos a quantidade de alimentos o estômago não ficará distendido, o que vai estimulá-lo a ir aos poucos reduzindo seu tamanho até chegar ao tamanho original. Estômago “cheio” não é sinônimo de boa alimentação.

Veja o que diz o gastroenterologista Moacyr Pádoa Vilela, da Escola Paulista de Medicina em um artigo da super abril: “a capacidade média do estomâgo de uma pessoa adulta normal é de 1 litro e meio de alimentos. Ele pode aumentar até 40 vezes. Se uma pessoa altera radicalmente a forma de alimentação, com o passar dos anos o tamanho do seu estômago também poderá mudar. Por se tratar de um músculo, funciona a lei do uso e desuso: se a pessoa diminuir o volume de alimento que ingere, seu estômago pode perder até um terço da capacidade de armazenar alimento.”

E como conseguir diminuir a quantidade de comida no estômago?
As inervações do estômago levam informações ao cérebro enquanto você come. Há uma pequena diferença de tempo entre seu estômago ficar repleto e a informação chegar ao cérebro. Este, por sua vez envia uma resposta ao estômago, informando que já está repleto e, portanto é hora de parar de comer. Então você se sente satisfeito e pára. Mas até aí você já comeu mais do que devia. O ideal é parar de comer um pouquinho antes de sentir a sensação de estômago cheio.

A conseqüência disso é o emagrecimento. Claro que não se deve esquecer dos exercícios físicos, escolher os alimentos saudáveis, ingerir muita água durante o dia e outras atitudes complementares.
O processo é lento, mas é possível alcançar o objetivo de reduzir o tamanho do estômago através de uma dieta saudável, sem muito esforço. Basta reeducar os hábitos alimentares e adotar a rotina de exercícios físicos regulares.
Bibliografia: 1) Guyton & Hall – Tratado de fisiologia Médica – 9ª Ed. – Editora Guanabara Koogan
                      2) Dangelo & Fattini – Anatomia Humana – 3ª Ed. – Editora Atheneu.
 
Artigos Recomendados:

45 comentários:

  1. Bem,
    Não é o meu problema mas é sempre bom orar e vigiar... rsrsrs
    Gostei da dica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. VIGIA, IRMÃ, VIGIA!!!!

    ResponderExcluir
  3. e vou começar pois estou nomeu limite!com 114kilos ja não fasso mas nada nem tenho animo ser obeso e muito triste me ajuden gente queria ser daudavel e ser feliz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so emegrecer que vc e saudavel e felizzz

      Excluir
    2. Se fosse assim fácil todo mundo Tava magro. Se for pra falar besteira fica quieto na sua e se vc está lendo isso é por q nao e tão magro né.

      Excluir
    3. É muito difícil mudar hábitos. Principalmente alimentares. Eu sou um compulsiva por comida. E tenho tratado isso como os alcoólicos anônimos tratam seu vício - um dia de cada vez. É triste ficar deprimido por ser obeso. Você perde a liberdade e autoestima. Vale a pena lutar pra ser livre de novo. E ser mais feliz.

      Excluir
    4. Procure o auxílio do endocrinologista porque além do estilo de vida e hábitos alimentares também a obesidade pode ser causada por disfunções hormonais causados pelo hipotireoidismo e metabolismo lento e isto só os médicos para detectarem

      Excluir
    5. Sr. Anonimo. Não sei se ainda estâ com sobrepeso, mas só li este artigo agora. Caso ainda esteja procure grupos de sjuda no facebook tem alguns como Emagrecer para sempre e Jejum intermitente. Entre em algum que terá pessoas na mesma situaçào para ajudar e dar força.

      Excluir
    6. Tudo na vida. É querer entao..tenha certeza..vc vai consegui..

      Excluir
    7. O acompanhamento com médicos especialistas é sempre bom, ...mas aqui no meu caso, venho há anos tentando emagrecer, sempre passei por endocrinologista, nutricionista, atividades físicas, fiz uso de subitramina na dose máxima, mas nada fez um efeito satisfatório, com isso vem o sentimento de culpa e insatisfação por não ter conseguido alcançar o objetivo. Agora após várias tentativas frustradas a endocrinologista me encaminhou para uma clínica em Salvador Bahia para fazer um novo acompanhamento e se possível fazer uma bariátrica.

      Excluir
    8. Pesquise sobre a Garcinia Camboja

      Excluir
    9. Como vc esta hoje,conseguiu emagrecer espero que sim .eu estou fazendo jejum intermitente mais low carb estou conseguindo.felicidades ffelicidades.

      Excluir
  4. sabemos que fazer dieta naõ é facil mas tem que ter força de fontade eu emagreci 22 kg no começo tomei remedio para me ajudar ..
    mas consegui força e fé em Deus .
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do remédio é força de vontade.

      "Ninguém quer emagrecer, porém querem ser emagrecidos"

      Excluir
  5. tenho que conseguir porque muitas pessoas param de fumar e conseguem isso se chama força de vontade tenho de 115 a 117kilos estou pensando e fazer uma cirucia de estomago se for o caso

    ResponderExcluir
  6. faço praticamente de 6 a 8 refeições por dia, e estou a engordar mxmo muito q até ja m sinto mal, e tambem sinto meu estomago desconfortavel, mas nem com isso consigo para de comer

    ResponderExcluir
  7. Não como muito assim mas desde pequeno tenho o estomago alto por causa da minha familia que tem esse tipo de saliencia o que faço???

    ResponderExcluir
  8. não sou sou gorda ,mais é sempre bom olhar essas dicas afinal servem também com uma forma de prevenção,parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Olá, fazem 23 dias q diminui muito a comida,no almoço como 3 colheres de arroz uma de feijão e carne e salada, cortei os doces e tudo q eu sei q engorda, já emagreci 5kg, as vzs bate a abstinência mas eu sou mais forte e no outro dia acordo sempre um pouco mais magra. Força meninas vcs conseguem

    ResponderExcluir
  10. Caramba que legal, amei

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas!
    Nem sempre a cirurgia é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  12. aiai eu preciso amagrecer peso 75 kilos meu peso era 58. depois das minhas gravidez fui so ganhando peso e o que mais me frige e esse estomagao.. nao tem roupa q me sinto bem.. qd olho para a parte do estomago... ate parece q estou sempre ponta para ir para praia com essa boia q nao sai de mim... me ajudem!

    ResponderExcluir
  13. eu preciso muito emagrecer,mas é tão dificil pra mim.

    ResponderExcluir
  14. tenho problema de estômago dilatado, é muito triste.

    ResponderExcluir
  15. Estou em processo de reeducação alimentar, não é fácil deixar hábitos de má alimentação de uma hora para outra. Persevere faça com q primeiro sua mente trabalhe a favor de seu bem estar depois é só acontecer o primeiro elogio q a academia será meta! Se esforçe e não desista torço por todos nós. Com carinho Tereza Cristina

    ResponderExcluir
  16. Estou com 133 k entrei em desespero quando o medico me disse q preciso fazer uma reducao de estomago sou hipertensa fumante e sedentaria nao ia na esquina a pe o medico me disse qualquer hr vc pode infartar veio de uma arvore geologica muito pesada minha mae faleceu de infarto aos 36 anos meus pai faleceu de infarto aos 54 anos e coloquei na minha cabeca q nao quero ter o mesmo destino q eles entao adotei habitos saudaveis em apenas 5 dias perdi 3.100k sem passar fome a penas adotei alimentos saudaveis para o meu dia a dia pois a minha vida esta nas minhas maos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisa a se fazer. Emagreci 50kg

      Excluir
    2. Nossa, muito bom ver suas respostas e ver que tenho chance, preciso emagrecer 26 kg...já consegui emagrecer 5.... Mas para mim a reeducação é a parte mais difícil, mas vou conseguir

      Excluir
  17. Não vi nenhuma dica de remédio pára reduzir o estômago...
    Não sou gordo sou barrigudo ...alguém tem uma dica.

    ResponderExcluir
  18. Gente reeducação alimentar e a melhor
    coisa e muito bom p. saude

    ResponderExcluir
  19. Oi pessoal começei a fazer a 3 dias dieta do jejum intermitente por que vcs nao tentam eu faço 12 16 e pretendo fazer 24 horas boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  20. Força gente não e fácil e vocês acharam só pessoas pra colocarem vocês para baixo,mais deus e fiel e dará força pra cada um de nos que precisam deste emagrecimento assim como eu a força esta dentro de nos basta canalizar isto para um prato menor e com mais salada o possível.Gente junto vamos consegui!

    ResponderExcluir
  21. VAMOS DEIXA DE LADO AS OFENCAS !!! Ningem que ser gordo e perde a saude ou ate a vida .Mais a melhor solucao pra todos e .1 nunca fiquem sem comer por mais de 4 horas . 2 tenta comer de 2 em 2 ou 3 em 3horas .3 se erro um dois dias ou ate mais na alimentacao nao e motivo pra desistir ja q temos a vida toda nao e ? 4 faca exercicios os que mais gosta ou os mais facil .lembrando de nunca encher de rotina cansativa coloca como uma coisa prazerosa pra nao desanima .5 a mesma cousa da alimentacao nunca desista por causa de alguns dias de erro ..persevere a vida toda 6 esqueca a balanca porq o musculo e bem mais pessado q a gordura a melhor maneira pra ver se ta dando certo e se olhar no espelho o corpo todo ai vc vera q vc ainda ta com pesso por causa dos musculos mais esta modelado !. 7 nunca corta tudo lembrando q o perigo nao e oq vc come mais sim a quantidade ta bom .8 nao aceite comentarios vai no seu objetivo afinal sempre tem uns por ai querendo desanima ne ... 8 nao precisa i pra academia tem halteres q custa 19 00 e as de musculacao colchonete 19 90 e comfortavel canaleira de 40 00 o jogo de 3 ou 4 kilos . 9 tem como fazer tudo usando apenas seu proprio corpo . E em fim 10 e desculpa da maioria .mais quem vai me ensina agora ???? E facil vai no app stor do seu celular baixe os aplicativos que ensina eu tenho varios que nen precisa de internet apos baixado ....e comece ja ..espero ter ajudado ..boa sorte e desenpenho ..

    ResponderExcluir
  22. Preciso urgente eliminar peso pq estou com pressão alta e meu estômago e dilatado e fazem três dias q eu estou tentando me reducar mas é muito difícil mas não vou desistir Não tenho coragem de fazer redução

    ResponderExcluir
  23. No inicio da reeducação alimentar é terrível! Mas com o passar dos dias o corpo se acustuma. A nossa mente começa jogar a nosso favor. Melhor que somente perder peso com dietas milagrosas, será buscar uma dieta saudável com a reeducação alimentar, assum emagrecemos de verdade e o peso vai pra nunca mais voltar. Nós vamos conseguir! Minha amiga perdeu 35 kg somente comendo certo em quantidades certa e sem passar fome.. Passou de 100,75 pra 65,0 kg em poucos meses( e mantem o peso) abraço!

    ResponderExcluir
  24. Oi eu tenho muuita fome, fora do comum, de 2 em 2 horas minha barriga ta roncando... vou tentar comer bem menos, mesmo se sentir fome pois eu já tenho sobre peso.

    ResponderExcluir
  25. Existe aquele ditado q diz: tome café como rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo... tenho aplicado isso... A noite não como nada ou quase nada e tá dando resultado. Nosso corpo não precisa de alimentos a noite. Fomos feitos pra DORMIR a noite... o problema é ignoramos nossa essência e querermos vivermos do nosso jeito. Aí o resultado vem, assim como utilizamos um aparelho de forma errada ele estraga....Bom, no meu caso, acredito q tenho um Criador q me fez com muito carinho e deixou um manual de instruções e se eu seguir viverei até morrer caso contrário sobreviverei até morrer...

    ResponderExcluir
  26. Tambem preciso eliminar peso é muito triste fazer isso sozinha sem ninguem pra te dar força

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...