quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Como reduzir o tamanho do estômago naturalmente

Reduzindo o estômago naturalmente, sem cirurgia
by Telma M.
Como emagrecer reduzindo o tamanho do estômago sem cirurgia? Normalmente, as pessoas gordas têm o estômago dilatado.
Existe a possibilidade de se fazer a redução do estômago através de cirurgias, mas isso é um assunto para outra ocasião. Hoje falaremos de redução do estômago pelas vias naturais, através de uma alimentação saudável e sem cirurgias. Mas é necessária muita força de vontade e também muita persistência.

O estômago é um saco de fibras e músculos, capaz de acumular alimentos; faz parte da digestão, encaminhando o produto para o duodeno continuar essa tarefa. Por ser um órgão muscular, ele é capaz de aumentar e diminuir, é como se fosse um saco elástico.
Quanto mais coisas se coloca dentro de um saco elástico, mais o elástico vai ficando flácido e esticado. Assim é o estômago. Se frequentemente comemos demais, a musculatura vai ficando flácida e o estômago dilatado. Sendo assim será necessário cada vez mais alimento para conseguir aquela sensação de estômago repleto.

Não devemos desprezar a sabedoria popular. Antigamente era muito comum ouvir a frase: “..você está comendo demais, vai dilatar o estômago..” Estudando anatomia e fisiologia do estômago, dá para compreender a sabedoria popular!
Realizando o caminho contrário, isto é, se reduzirmos a quantidade de alimentos o estômago não ficará distendido, o que vai estimulá-lo a ir aos poucos reduzindo seu tamanho até chegar ao tamanho original. Estômago “cheio” não é sinônimo de boa alimentação.

Veja o que diz o gastroenterologista Moacyr Pádoa Vilela, da Escola Paulista de Medicina em um artigo da super abril: “a capacidade média do estomâgo de uma pessoa adulta normal é de 1 litro e meio de alimentos. Ele pode aumentar até 40 vezes. Se uma pessoa altera radicalmente a forma de alimentação, com o passar dos anos o tamanho do seu estômago também poderá mudar. Por se tratar de um músculo, funciona a lei do uso e desuso: se a pessoa diminuir o volume de alimento que ingere, seu estômago pode perder até um terço da capacidade de armazenar alimento.”

E como conseguir diminuir a quantidade de comida no estômago?
As inervações do estômago levam informações ao cérebro enquanto você come. Há uma pequena diferença de tempo entre seu estômago ficar repleto e a informação chegar ao cérebro. Este, por sua vez envia uma resposta ao estômago, informando que já está repleto e, portanto é hora de parar de comer. Então você se sente satisfeito e pára. Mas até aí você já comeu mais do que devia. O ideal é parar de comer um pouquinho antes de sentir a sensação de estômago cheio.

A conseqüência disso é o emagrecimento. Claro que não se deve esquecer dos exercícios físicos, escolher os alimentos saudáveis, ingerir muita água durante o dia e outras atitudes complementares.
O processo é lento, mas é possível alcançar o objetivo de reduzir o tamanho do estômago através de uma dieta saudável, sem muito esforço. Basta reeducar os hábitos alimentares e adotar a rotina de exercícios físicos regulares.
Bibliografia: 1) Guyton & Hall – Tratado de fisiologia Médica – 9ª Ed. – Editora Guanabara Koogan
                      2) Dangelo & Fattini – Anatomia Humana – 3ª Ed. – Editora Atheneu.
 
Artigos Recomendados:

39 comentários:

  1. Bem,
    Não é o meu problema mas é sempre bom orar e vigiar... rsrsrs
    Gostei da dica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. VIGIA, IRMÃ, VIGIA!!!!

    ResponderExcluir
  3. e vou começar pois estou nomeu limite!com 114kilos ja não fasso mas nada nem tenho animo ser obeso e muito triste me ajuden gente queria ser daudavel e ser feliz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so emegrecer que vc e saudavel e felizzz

      Excluir
    2. Se fosse assim fácil todo mundo Tava magro. Se for pra falar besteira fica quieto na sua e se vc está lendo isso é por q nao e tão magro né.

      Excluir
    3. É muito difícil mudar hábitos. Principalmente alimentares. Eu sou um compulsiva por comida. E tenho tratado isso como os alcoólicos anônimos tratam seu vício - um dia de cada vez. É triste ficar deprimido por ser obeso. Você perde a liberdade e autoestima. Vale a pena lutar pra ser livre de novo. E ser mais feliz.

      Excluir
    4. Procure o auxílio do endocrinologista porque além do estilo de vida e hábitos alimentares também a obesidade pode ser causada por disfunções hormonais causados pelo hipotireoidismo e metabolismo lento e isto só os médicos para detectarem

      Excluir
    5. Sr. Anonimo. Não sei se ainda estâ com sobrepeso, mas só li este artigo agora. Caso ainda esteja procure grupos de sjuda no facebook tem alguns como Emagrecer para sempre e Jejum intermitente. Entre em algum que terá pessoas na mesma situaçào para ajudar e dar força.

      Excluir
  4. sabemos que fazer dieta naõ é facil mas tem que ter força de fontade eu emagreci 22 kg no começo tomei remedio para me ajudar ..
    mas consegui força e fé em Deus .
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do remédio é força de vontade.

      "Ninguém quer emagrecer, porém querem ser emagrecidos"

      Excluir
  5. tenho que conseguir porque muitas pessoas param de fumar e conseguem isso se chama força de vontade tenho de 115 a 117kilos estou pensando e fazer uma cirucia de estomago se for o caso

    ResponderExcluir
  6. Ótimo artigo! parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. faço praticamente de 6 a 8 refeições por dia, e estou a engordar mxmo muito q até ja m sinto mal, e tambem sinto meu estomago desconfortavel, mas nem com isso consigo para de comer

    ResponderExcluir
  8. Não como muito assim mas desde pequeno tenho o estomago alto por causa da minha familia que tem esse tipo de saliencia o que faço???

    ResponderExcluir
  9. não sou sou gorda ,mais é sempre bom olhar essas dicas afinal servem também com uma forma de prevenção,parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  10. Olá, fazem 23 dias q diminui muito a comida,no almoço como 3 colheres de arroz uma de feijão e carne e salada, cortei os doces e tudo q eu sei q engorda, já emagreci 5kg, as vzs bate a abstinência mas eu sou mais forte e no outro dia acordo sempre um pouco mais magra. Força meninas vcs conseguem

    ResponderExcluir
  11. Caramba que legal, amei

    ResponderExcluir
  12. Boas dicas!
    Nem sempre a cirurgia é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  13. aiai eu preciso amagrecer peso 75 kilos meu peso era 58. depois das minhas gravidez fui so ganhando peso e o que mais me frige e esse estomagao.. nao tem roupa q me sinto bem.. qd olho para a parte do estomago... ate parece q estou sempre ponta para ir para praia com essa boia q nao sai de mim... me ajudem!

    ResponderExcluir
  14. eu preciso muito emagrecer,mas é tão dificil pra mim.

    ResponderExcluir
  15. tenho problema de estômago dilatado, é muito triste.

    ResponderExcluir
  16. Estou em processo de reeducação alimentar, não é fácil deixar hábitos de má alimentação de uma hora para outra. Persevere faça com q primeiro sua mente trabalhe a favor de seu bem estar depois é só acontecer o primeiro elogio q a academia será meta! Se esforçe e não desista torço por todos nós. Com carinho Tereza Cristina

    ResponderExcluir
  17. Estou com 133 k entrei em desespero quando o medico me disse q preciso fazer uma reducao de estomago sou hipertensa fumante e sedentaria nao ia na esquina a pe o medico me disse qualquer hr vc pode infartar veio de uma arvore geologica muito pesada minha mae faleceu de infarto aos 36 anos meus pai faleceu de infarto aos 54 anos e coloquei na minha cabeca q nao quero ter o mesmo destino q eles entao adotei habitos saudaveis em apenas 5 dias perdi 3.100k sem passar fome a penas adotei alimentos saudaveis para o meu dia a dia pois a minha vida esta nas minhas maos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisa a se fazer. Emagreci 50kg

      Excluir
    2. Nossa, muito bom ver suas respostas e ver que tenho chance, preciso emagrecer 26 kg...já consegui emagrecer 5.... Mas para mim a reeducação é a parte mais difícil, mas vou conseguir

      Excluir
  18. Não vi nenhuma dica de remédio pára reduzir o estômago...
    Não sou gordo sou barrigudo ...alguém tem uma dica.

    ResponderExcluir
  19. Gente reeducação alimentar e a melhor
    coisa e muito bom p. saude

    ResponderExcluir
  20. Oi pessoal começei a fazer a 3 dias dieta do jejum intermitente por que vcs nao tentam eu faço 12 16 e pretendo fazer 24 horas boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  21. Força gente não e fácil e vocês acharam só pessoas pra colocarem vocês para baixo,mais deus e fiel e dará força pra cada um de nos que precisam deste emagrecimento assim como eu a força esta dentro de nos basta canalizar isto para um prato menor e com mais salada o possível.Gente junto vamos consegui!

    ResponderExcluir
  22. VAMOS DEIXA DE LADO AS OFENCAS !!! Ningem que ser gordo e perde a saude ou ate a vida .Mais a melhor solucao pra todos e .1 nunca fiquem sem comer por mais de 4 horas . 2 tenta comer de 2 em 2 ou 3 em 3horas .3 se erro um dois dias ou ate mais na alimentacao nao e motivo pra desistir ja q temos a vida toda nao e ? 4 faca exercicios os que mais gosta ou os mais facil .lembrando de nunca encher de rotina cansativa coloca como uma coisa prazerosa pra nao desanima .5 a mesma cousa da alimentacao nunca desista por causa de alguns dias de erro ..persevere a vida toda 6 esqueca a balanca porq o musculo e bem mais pessado q a gordura a melhor maneira pra ver se ta dando certo e se olhar no espelho o corpo todo ai vc vera q vc ainda ta com pesso por causa dos musculos mais esta modelado !. 7 nunca corta tudo lembrando q o perigo nao e oq vc come mais sim a quantidade ta bom .8 nao aceite comentarios vai no seu objetivo afinal sempre tem uns por ai querendo desanima ne ... 8 nao precisa i pra academia tem halteres q custa 19 00 e as de musculacao colchonete 19 90 e comfortavel canaleira de 40 00 o jogo de 3 ou 4 kilos . 9 tem como fazer tudo usando apenas seu proprio corpo . E em fim 10 e desculpa da maioria .mais quem vai me ensina agora ???? E facil vai no app stor do seu celular baixe os aplicativos que ensina eu tenho varios que nen precisa de internet apos baixado ....e comece ja ..espero ter ajudado ..boa sorte e desenpenho ..

    ResponderExcluir
  23. Preciso urgente eliminar peso pq estou com pressão alta e meu estômago e dilatado e fazem três dias q eu estou tentando me reducar mas é muito difícil mas não vou desistir Não tenho coragem de fazer redução

    ResponderExcluir
  24. No inicio da reeducação alimentar é terrível! Mas com o passar dos dias o corpo se acustuma. A nossa mente começa jogar a nosso favor. Melhor que somente perder peso com dietas milagrosas, será buscar uma dieta saudável com a reeducação alimentar, assum emagrecemos de verdade e o peso vai pra nunca mais voltar. Nós vamos conseguir! Minha amiga perdeu 35 kg somente comendo certo em quantidades certa e sem passar fome.. Passou de 100,75 pra 65,0 kg em poucos meses( e mantem o peso) abraço!

    ResponderExcluir
  25. Oi eu tenho muuita fome, fora do comum, de 2 em 2 horas minha barriga ta roncando... vou tentar comer bem menos, mesmo se sentir fome pois eu já tenho sobre peso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...