AD Sense assíncrono

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A importância da água e dos sais minerais na nossa alimentação.

Os sais minerais necessários para a nossa sobrevivência são adquiridos com uma alimentação variada e saudável
by Roberto M.
Por que precisamos beber água? Para que necessitamos de sais minerais, quais são suas funções? Como obtemos os sais minerais necessários ao nosso organismo? O que precisamos ingerir para suprir nosso organismo dos sais minerais necessários?
Primeiramente vamos falar da água.
Praticamente 70% da massa do nosso corpo é constituída de água. 

Nossas células não sobreviveriam se não fossem banhadas pelos líquidos do corpo (como o sangue) compostos principalmente de água. A água serve como meio de transporte para os nutrientes, os gases da respiração e os resíduos que serão eliminados.
A água é um dos reguladores da temperatura do nosso corpo; é indispensável no processo digestivo, tanto na absorção dos nutrientes quanto na excreção do bolo fecal; facilita a eliminação das toxinas do organismo através da urina.
O corpo necessita estar sempre muito bem hidratado. Para manter a hidratação do corpo adequadamente, são necessários pelo menos dois litros de água diariamente.

Agora, dos Sais Minerais.
Os sais minerais são substâncias inorgânicas que possuem funções muito importantes paras o desenvolvimento e atividades do corpo humano e a falta dessas substâncias pode gerar desequilíbrios na saúde das pessoas.

Assim como as vitaminas, os sais minerais não são fabricados pelo organismo; por isso, devem ser ingeridos diariamente, nas doses necessárias. Em geral, existem em quantidade suficiente numa alimentação sadia e variada.
Os principais sais minerais necessários ao nosso organismo são o sódio, o magnésio, o fósforo, o cálcio, o potássio, o cloro, o ferro e o iodo. Cada um deles desempenha uma função, ou seja, serve para fazer alguma coisa relativa à nossa sobrevivência.
A relação abaixo dá uma idéia da função e também das principais fontes de alguns dos sais minerais necessários ao nosso organismo.

1 – Cloro, sódio e potássio
A função destes elementos, entre outras, é ajudar no funcionamento das células nervosas e regular a entrada e saída de água das células em geral.
A fonte de cloro e de sódio é o nosso famoso sal de cozinha (cloreto de sódio). Potássio a gente obtém nas bananas e nas frutas cítricas.

2 – Cálcio e fósforo
Atuam na formação dos ossos e dos dentes (a absorção do cálcio é auxiliada pela vitamina D e pelos raios solares)
São encontrados no leite e derivados (iogurte, queijo), na batata-doce, alface, brócolis e laranja.

3 – Ferro
É indispensável na fabricação dos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias). A falta de ferro causa anemia.
Fontes de ferro são alimentos como fígado e carnes vermelhas, feijão, espinafre e ervilha.

4 - Iodo
Necessário para o funcionamento da glândula tireóide (se faltar, a glândula aumenta de tamanho, e a pessoa fica com papeira, também chamada de bócio)
Existe nos peixes e frutos do mar. Além disso, os fabricantes são obrigados, por lei, a acrescentar iodo ao sal de cozinha para prevenir o bócio.

5 – Magnésio
É elemento formador da clorofila; o magnésio atua em várias reações químicas juntamente com enzimas e vitaminas; ajuda na formação dos ossos e no funcionamento de nervos e músculos.
É encontrado nas hortaliças de folhas verdes, nos cereais, nos peixes, carnes em geral, ovos, feijão, soja e banana.
Bibliografia: Cesar, Sezar & Bedaque – Ciências, entendendo a natureza – Editora Saraiva – 7ª Edição

Artigos Recomendados:

3 comentários:

  1. muito proveitoso este assunto sobre a saude . eu trabalhor com agua e sei a emportacia destes sais no corpo. obrigado

    ResponderExcluir
  2. não consigo viver sem água pois a água é a fonte da vida

    ResponderExcluir
  3. prefiro vinho mas esta informação é espetacular, muito bem elaborada e suficientemente esclarecedora

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...