AD Sense assíncrono

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Reumatismo. Dores decorrentes das mais diversas doenças.

Reumatismo cientificamente não existe, são várias as alterações orgânicas que provocam as dores chamadas popularmente de reumatismo
by Roberto M.
O que é reumatismo?
O termo “reumatismo” é usado em clínica desde o século XVII e tem sido aplicado para identificar grande variedade de alterações que afetam os ossos, os músculos, os tecidos cartilaginosos, os vasos sanguíneos e até a própria pele. São popularmente chamadas de reumatismo as dores nas articulações, nos membros, nas costas ou nos ossos.

Essa palavra, apesar de não ter significado científico exato, continua a ser usada devido à incapacidade de melhor definição das dores que constituem os sintomas de um elevado número de moléstias.

Em outras palavras, o reumatismo como doença específica não existe; muitas alterações orgânicas são conhecidas como reumatismo.
O "reumatismo" engloba uma série de doenças como artrose, artrite, gota e tendinite.

Outros tipos de inflamações popularmente também designadas por reumatismo são: miosite (inflamação das fibras musculares); celulite (inflamação dos tecidos subcutâneos); bursite (inflamação das cápsulas articulares, estruturas que facilitam o deslocamento das superfícies ósseas); fibrosite (qualquer inflamação crônica) e neurite (inflamação dos nervos)

O que popularmente se chama "Reumatismo", normalmente é uma doença caracteristicamente crônica, que tem longos períodos de melhora e significativos períodos de piora. A sua causa não é bem conhecida, mas está relacionada à imunidade, isto é, ao nosso sistema de defesa, que por razões pouco conhecidas passa a agredir o próprio organismo.

O diagnóstico da doença reumática não é simples e envolve a história dos sintomas, o exame físico, exames de laboratório e radiografias. Dor à movimentação de uma articulação, inchaço localizado, calor e vermelhidão locais são muito característicos de patologias chamadas popularmente "reumatismo".

No tratamento das doenças reumáticas destacam-se a aspirina, a cortisona e os antiinflamatórios não hormonais. Em algumas situações são usados medicamentos imunossupressores, isto é, substâncias que inibem as defesas do organismo.

Além dos medicamentos, o "reumatismo" (dependendo de qual seja a doença) se beneficia com procedimentos tipo repouso, calor, exercícios, hidroterapia, massagens, ultra-som, estimulação elétrica, acupuntura, etc.

Algumas vezes há necessidade de se somar a psicoterapia ao tratamento.
Cada tipo de doença reumática apresenta aspectos clínicos e terapêuticos diferentes, sendo fundamental analisar cada um deles separadamente.

Diante da grande variedade de agentes provocadores dos sintomas reumáticos, torna-se difícil sua classificação. A cura é geralmente trabalhosa, exigindo muita paciência e pertinácia do paciente e do médico.
A dor é o principal sintoma das doenças reumáticas.

Artigos Recomendados:

    Um comentário:

    1. Olá parabéns pelo texto, muito bom o seu Blog.
      abraços
      http://linksbrasilnet.blogspot.com

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...