AD Sense assíncrono

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Queda de cabelo. A calvície pode ser solucionada.

Entenda um pouco o processo de nascimento, crescimento e queda de um fio de cabelo. Veja como o ciclo biológico do cabelo pode interferir na formação da calvície.

Entendendo a Calvície. Como funciona o ciclo biológico do nascimento à queda de um fio de cabelo.
by Roberto M.
Calvície, careca, alopecia ou, seja lá o nome que se queira dar, significa uma alteração nos cabelos de uma pessoa. Essa alteração pode afetar a aparência física e também a auto-estima do indivíduo. Na maioria das vezes, esse problema está associado ao sexo masculino, entretanto pode afetar tanto homens como mulheres, trazendo conseqüências emocionais para todos.

O principal fator que desencadeia o problema é a herança genética. No entanto, várias outras causas podem ser listadas: distúrbios hormonais, dermatite seborréica, carência de vitaminas e aminoácidos, alimentação pobre em proteínas ou outro tipo qualquer de dieta desequilibrada.

O estresse, o emprego de determinados medicamentos e doenças infecciosas acompanhadas de febre, também podem originar a queda dos cabelos.
As mulheres podem perder maior quantidade de cabelos durante a gravidez e no pós-parto, mas normalmente isto é passageiro e não deve ser preocupante.

Toda a problemática da queda de cabelos é oriunda de alterações no folículo piloso. Se essas alterações forem momentâneas e não prejudicarem a matriz capilar o cabelo irá crescer novamente. Se a matriz for destruída e acontecer a formação de escaras ou atrofia, a calvície será permanente.

Os pêlos são considerados, no ser humano, como anexos da pele.
A pele, o maior órgão do corpo humano, é formada por três camadas: epiderme (exterior), derme (intermediária) e hipoderme (a camada mais interna). A formação do folículo piloso, onde será germinado o pêlo, ocorre na parte intermediária da pele, a derme. Os únicos lugares do corpo humano que não têm pelos são as palmas das mãos e as plantas dos pés.

Cada indivíduo possui mais de cinco milhões de folículos pilosos, que irão formar os pêlos.
Os pêlos têm vida curta. São eliminados e substituídos por outros, novos, ciclicamente.
Na cabeça, uma cabeleira normal tem cerca de 120 000 fios de cabelo, que crescem algo como um cm por mês.

Cada fio de cabelo tem um ciclo que é composto de três fases: crescimento (anágena), repouso (catágena) e queda (telógena).
Durante o crescimento, as células matrizes proliferam e o pelo cresce continuamente. Durante o repouso, a matriz germinativa deixa de funcionar e atrofia-se. Posteriormente, a raiz do pêlo destaca-se e desloca-se para a superfície, acabando por cair. A seguir, forma-se nova matriz, que dará origem a um novo pêlo.

As fases do ciclo biológico do cabelo são independentes para cada fio. Enquanto 80% dos fios estão na fase de crescimento (anágena), 19% estão na fase de queda (telógena) e apenas 1% estão na fase de repouso (catágena). Se assim não fosse, se todos os cabelos estivessem na mesma fase, haveria uma perda total dos cabelos e o indivíduo ficaria calvo até o início de um novo ciclo biológico de formação de novos fios.

A perda diária de cabelos é variável de pessoa para pessoa, mas uma queda dita normal pode ir até por volta de 100 fios por dia. Isso quer dizer que a cada três ou quatro anos, a pessoa troca todos os seus fios de cabelo.

Acima disso, quando se começa a verificar perda acentuada de cabelos, o sinal vermelho precisa ser acionado e um dermatologista deve ser consultado.
Ocorre com muita freqüência que os cabelos caiam e não sejam substituídos por outros, dando origem à calvície.

Dependendo do fator que desencadeia a queda de cabelos, o médico poderá indicar uma solução adequada.
Existem várias opções de tratamento para a calvície: medicação oral ou local, cosméticos ou tratamentos cirúrgicos, como o transplante capilar. Hoje, existe até tratamento a laser para estimular o crescimento dos cabelos.
Bibliografia: 1) Medicina e Saúde – Enciclopédia Ilustrada – Editora Abril Cultural
                     2) Site Queda de Cabelo.

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. nenhum é tão eficaz e pode se dizer com convicção que é tudo lorota pra te tirarem dinheiro!! Se vc é calvo, se habitue a isso!!

    ResponderExcluir
  2. Curti de mais seu post: entrei aqui para "brigar" com o autor, por conta do título (queda de cabelos pode ser solucionada) querendo argumentar que por ser de fundo genético, pouco há a se fazer...e saio daqui feliz por ter encontrado tantas informações.
    Parabéns, cara, mandou bem. =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...