sexta-feira, 23 de março de 2012

Pressão Sanguínea máxima e mínima. Entenda como funciona a "bomba coração".

Saiba o que é Pressão Sanguínea, Pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica,Pressão máxima e pressão mínima. Entenda como é bombeado o sangue pelo coração.

Pressão Sanguínea. Pressão arterial sistólica e diastólica, máxima e mínima
by Roberto M.
O que é pressão sanguínea? O que é sístole? O que é diástole? O que significa pressão sanguínea máxima ou mínima? Quantos litros de sangue temos no nosso corpo?
O coração pode ser entendido como uma bomba hidráulica quase perfeita, contendo válvulas que se abrem e fecham à medida que o sangue entra ou sai de seu interior. 
As artérias e as veias são condutores flexíveis por onde circula o sangue bombeado pela “bomba” coração.

Fundamentalmente, cada batida do coração consiste em dois movimentos: um de contração, conhecido como sístole, seguido de um relaxamento, conhecido como diástole.

Durante a sístole (contração), o coração se esvazia e expulsa todo conteúdo sanguíneo rumo às outras partes do corpo.
Na diástole (relaxamento), o coração volta a se encher de sangue, proveniente dos pulmões.

Quando se está em repouso, cada batida do coração ejeta para o nosso organismo (e recebe de volta dos pulmões) um volume de sangue aproximado de 70 mililitros. A frequência cardíaca de um adulto normal, quando não está fazendo esforço físico, é da ordem de 80 batimentos por minutos. Logo, a cada minuto, passam pelo coração aproximadamente 5,6 litros de sangue.
Esse volume (5,6 litros) corresponde ao volume aproximado de sangue contido no nosso corpo.

Como em toda rede hidráulica, o líquido ao circular pelos canos, impulsionado pela bomba, exerce uma pressão sobre as paredes internas do cano.


Vistas do coração. De frente e de trás

Assim é no nosso aparelho circulatório: o sangue exerce uma pressão sobre as artérias durante sua expulsão do coração. Essa pressão é denominada pressão arterial sistólica.
À medida que o volume sanguíneo ejetado é distribuído pelo resto do corpo, a pressão arterial se reduz progressivamente (fase da diástole) até chegar a um valor mínimo. Esse valor mínimo é chamado de pressão arterial diastólica.

Popularmente, pressão arterial sistólica é conhecida como pressão máxima e pressão arterial diastólica como pressão mínima.
Os valores médios das pressões arteriais situam-se entre 120mmHg e 80 mmHg, acima da pressão atmosférica local. Para se ter uma ideia, a pressão de 1 atmosfera (no nível do mar) corresponde a 760 mmHg.

Na linguagem popular, costuma-se identificar a pressão média normal como 12 por 8.
Variações significativas desse valor médio normal da pressão arterial, como no caso da hipertensão, podem resultar graves alterações patológicas no coração e na circulação arterial, caso não haja tratamento.
Bibliografia: 1) Guyton & Hall – Tratado de Fisiologia Médica – Editora Guanabara Koogan – 9ª Edição
                    2) Enciclopédia Medicina e Saúde - Editora Abril

Artigos Recomendados:

5 comentários:

  1. Ótimo link. Parabens

    ResponderExcluir
  2. gostei deste site, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom adorei as aulas!!

    ResponderExcluir
  4. bem resumido! gostei.

    ResponderExcluir
  5. cinco estrelas. demais!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...