AD Sense assíncrono

terça-feira, 29 de maio de 2012

Conservação caseira de alimentos

Conservação caseira de alimentos. Conservação pelo frio. Salgar para conservar. Diminuir a atividade das bactérias na conserva em calda de açúcar.

Conserva caseira de pimenta.
by Roberto M.
Qual a importância de lavar cuidadosamente os alimentos que serão consumidos crus? Por que guardamos alimentos na geladeira? Por que fervemos certos alimentos antes de consumi-los? Qual o motivo de guardar coisas no freezer ou congelador?
A ingestão acidental de microrganismos ou mesmo de ovos de vermes podem causar doenças no sistema digestório.

Por isso, é muito importante a preocupação com a limpeza dos alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, pois quando cozidos, a temperatura elevada se encarrega de eliminar a maioria dos microrganismos eventualmente existentes.

Entretanto, alimentos crus ou cozidos, mesmo os das melhores procedências, não duram eternamente.
As bactérias e fungos existentes no ambiente se desenvolvem no alimento, modificam seu sabor, produzem toxinas nocivas ao organismo e acabam estragando o alimento.
Aliás, um dos principais indícios de que o alimento está estragado e impróprio para o consumo é a modificação de seu sabor.

Para aumentar a vida útil dos alimentos e evitar que eles se estraguem com muita facilidade, existem várias formas de conservá-los. Todas elas envolvendo a eliminação das bactérias ou a diminuição de suas atividades.

Um método caseiro bastante conhecido é a conservação pelo frio.
Os alimentos mantidos dentro da geladeira duram mais que os que ficam fora dela; quando congelados podem durar, às vezes, por muitos meses.
Isso acontece porque quanto mais baixa for a temperatura, menor é a atividade da bactéria.
O frio não mata necessariamente o microrganismo, mas a diminuição de sua atividade o impede de se reproduzir. Veja no artigo “Conservação de alimentos e temperatura. Aprenda a utilizar. ” o comportamento dos microrganismos nas várias temperaturas.

O salgamento é uma outra maneira de conservação de alimentos. Salgar a carne (carne de sol, charque) permite que ela dure por muito mais tempo, mesmo à temperatura ambiente.
Isso se deve ao fato de que os microrganismos não têm boas condições de desenvolvimento nos ambientes com excesso de soluto.

Lembrando que soluto é um dos componentes de uma solução (num copo de salmoura, por exemplo, a água é o solvente e o sal é o soluto) podemos dizer que essa mesma característica (alta concentração de soluto) é utilizada na fabricação de doces em calda, onde a alta concentração do soluto açúcar impede a proliferação dos microrganismos.

Preservar alimentos por longos períodos na forma de conservas caseiras é outro modo bastante utilizado. Os picles, por exemplo, que são pedaços de vegetais mantidos numa mistura de vinagre e sal, que impede o desenvolvimento das bactérias, duram muito tempo.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Tem coisas que a gente pensa que sabe, mas quando vai ver, nos surpreendemos com que acabamos por aprender.
    Valeu Telma.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...