AD Sense assíncrono

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Exame de Papanicolaou e a prevenção do câncer do colo do útero.

Exame de Papanicolaou. Teste de prevenção contra o câncer de colo de útero. Deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano por todas as mulheres sexualmente ativas.

Exame de Papanicolau. Prevenção contra o câncer uterino.
by Roberto M.
O câncer do colo do útero é uma doença crônica, que pode ocorrer a partir de mudanças intra-epiteliais e, no período médio de 5 a 6 anos, se transformar em processo invasor.
Constitui-se num problema de saúde pública mundial.
No ano de 2000, havia uma estimativa de 468 000 casos, com 233 000 mortes por este tipo de câncer, em todo o mundo.

Dessas mortes, 80% ocorreriam nos países em desenvolvimento.
Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que, no Brasil, o câncer do colo do uterino representa a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres e que só em 2008 haveria mais de 19 000 casos dessa doença.

A condição necessária para o surgimento do câncer do colo do útero é a presença de infecção pelo papiloma vírus humano (HPV).
Esse vírus é transmitido sexualmente.
Portanto, a promiscuidade sexual, a falta de higiene, o início precoce das atividades sexuais estão relacionados a um maior risco do câncer do colo uterino.

Esse tipo de câncer pode ser totalmente evitado, através da realização periódica do exame preventivo do colo uterino, conhecido como teste de Papanicolaou, um exame rápido, indolor e de baixo custo que consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório.
No exame de Papanicolaou, introduz-se um instrumento chamado espéculo pelo canal vaginal para que se possa visualizar o colo do útero (parte final do útero), do qual serão recolhidas as células para exame microscópico.

Exame de Papanicolau. Prevenção contra o câncer de colo de útero.

Esse exame foi adotado para rastreamento, na década de 50, em vários países, pois identifica lesões pré-cancerosas que, se tratadas, diminuem a incidência de carcinoma invasor e, consequentemente, a mortalidade pelo câncer do colo uterino.

O exame de Papanicolaou deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano.
Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.

Estima-se que é possível reduzir em cerca de 80% a mortalidade por este câncer, com o teste e o tratamento das lesões precursoras com alto poder de malignidade, já que a realização do teste permite uma alta abrangência da população feminina.

Já existe até lei para isso. A Lei 11664, sancionada pelo Presidente da República em 29/04/2008 em seu artigo 2º, parágrafo II, diz o seguinte:
“O Sistema Único de Saúde – SUS, por meio dos seus serviços, próprios, conveniados ou contratados, deve assegurar a realização de exame citopatológico do colo uterino a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, independentemente da idade;”

Mas os fatos reais contradizem a lei.
A limitação do acesso aos serviços de saúde por barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas reduzem a cobertura dos exames de citopatologia oncótica (Papanicolaou).
Além disso, a falta de informação é muito grande.

Ter idade avançada, baixo nível socioeconômico, não ter cônjuge (solteiras, separadas ou viúvas) são fatos identificados como associados à não realização do exame Papanicolaou.
Para que a prevenção aconteça, o esforço tem de ser grande.

Há de haver um envolvimento entre os órgãos públicos, imprensa, educadores, profissionais de saúde e comunidades: com programas educativos e incentivos, capacitações e esclarecimentos.

Há de haver conscientização. Há de haver condições de espaço físico. Há de haver pessoas capacitadas, e em número suficiente, para o atendimento. Há de haver equipamentos.

Só assim, a mulher, depois de bem informada e com condições de ser atendida, poderá fazer uso de seus direitos.
Bibliografia: Revista Pharmácia Brasileira – Ano XII – nº 70 – pág. 76

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Nossa é triste ver q muitas sofrem por nao prevenir , e pior as q nao tem condiçoes.

    http://prioridadesfemininas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...