AD Sense assíncrono

sábado, 20 de outubro de 2012

Cardíacos desconhecem que há gorduras que fazem bem ao coração.

Estudo do Hospital Dante Pazzanese revela que maioria dos pacientes desconhecem gorduras que fazem bem para a saúde e não têm o hábito de ler os rótulos das embalagens dos alimentos.

Gorduras insaturadas são indicadas para a boa saúde do coração.
by Roberto M.
Que tipo de gordura faz mal à saúde? Existe gordura que faz bem à saúde?
Maionese e ketchup são ruins para a saúde do coração? E manteiga?
O hospital estadual Dante Pazzanese, um dos principais hospitais da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e referência em cardiologia, fez um estudo interessante com seus pacientes cardíacos.


Esse estudo, onde foram pesquisados 600 pacientes em tratamento na instituição, revelou que a maioria deles não conhece os tipos de gordura que fazem bem à saúde.

A maioria dos entrevistados (81,5%) conhece muito bem as duas gorduras mais famosas que fazem mal à saúde, a gordura trans e a gordura saturada, e as consideram ruins.
Entretanto, 55% dos pacientes não sabem que a gordura insaturada é uma das gorduras que fazem bem e é indicada para a boa saúde do coração.

Outro equívoco muito comum é em relação aos alimentos fontes de gordura.
Os entrevistados apontaram corretamente a bolacha recheada e a manteiga como alimentos menos saudáveis, mas a maioria considerou, também, a maionese como um alimento rico em colesterol e gorduras ruins e isso não é verdade.

Veja a explicação de Daniel Magnoni, médico da Divisão de Nutrição Clínica do Dante Pazzanese e coordenador da pesquisa:
A maionese possui um perfil nutricional bom porque é fonte de gorduras poli-insaturadas, não contém gordura trans e oferece baixo teor de colesterol”.

Outro alimento famoso, que além da maionese foi apontado erroneamente como vilão foi o Ketchup:
- 65% dos pesquisados apontaram-no como fonte de colesterol e;
- 60% acreditavam que o Ketchup tivesse excesso de gordura.
O Ketchup é produzido a partir de tomates e não possui gorduras.

O estudo revelou ainda que 67% dos pacientes em tratamento na instituição, e que fizeram parte da pesquisa (600 pessoas), não têm o hábito de ler os rótulos das embalagens dos alimentos.

Para concluir veja o que ressalta o Dr. Daniel Magnoni sobre a pesquisa:
"Através dessa pesquisa, foi possível perceber que a maioria dos pacientes que precisam de uma alimentação adequada porque tratam problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, obesidade e colesterol elevado, não sabe quais são os tipos de gorduras mais saudáveis nem os alimentos que possuem um perfil nutricional mais adequado”.

Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...