AD Sense assíncrono

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Periodontite. Uma doença que pode acarretar a perda dos dentes.

Conheça o que é periodonto, periodontite e gengivite. Entenda as causas, os sintomas e o tratamento das doenças periodontais. Aprenda a fazer a prevenção dessa doença, que depende quase que exclusivamente da higiene dos dentes com a escovação e o uso do fio dental diariamente.

Periodontite Avançada.
by Roberto M.
O que é periodontite? Quais as causas da periodontite? Quais os sintomas? A periodontite tem tratamento?
Os termos médicos, geralmente, são formados a partir de radicais (termo principal) aos quais são adicionados prefixos e sufixos gregos ou latinos. O termo “ite” é um sufixo grego que significa inflamação e ao ser adicionado ao radical “periodonto” forma a palavra “periodontite”. Periodontite, portanto, nada mais é do que inflamação do periodonto.

Conceitua-se como periodonto os tecidos que, não participando como componentes do dente propriamente dito, a ele estão direta ou indiretamente vinculados para a promoção de sua articulação ao osso maxilar ou mandibular e ainda, através da mucosa gengival, conferir proteção aos tecidos subjacentes (meio interno asséptico) do meio externo (séptico) representado pela cavidade bucal.

Sendo assim, podemos dizer que o periodonto compreende:
- gengiva ou periodonto de proteção - tecidos que circundam o colo dos dentes e parte adjacente do processo alveolar.
- ligamento ou membrana periodontal - tecido que ocupa o espaço entre o cemento e o osso alveolar, responsável, diretamente, pela articulação dentária.
- osso alveolar - corresponde à superfície interna da loja alveolar onde se localizam as raízes dentárias.
- cemento - um tecido que recobre externamente as raízes dos dentes.

Tudo isso é o aparelho que suporta e protege os dentes.
Doença periodontal é a designação de uma variedade de condições que afetam as estruturas de suporte e proteção dos dentes, influenciando negativamente na saúde bucal.
A perda do suporte ósseo dos dentes é uma das consequências mais severas e avançadas dessas doenças.

CAUSAS DA PERIODONTITE

A higiene bucal feita erroneamente promove o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes formando o biofilme bacteriano (placa bacteriana).
Esse biofilme leva à inflamação da gengiva (gengivite) que se não for tratada convenientemente, pode progredir para a periodontite, causando a perda das estruturas que suportam o dente na boca (osso, ligamento e cemento).

A inflamação das estruturas de suporte, em estágios avançados, pode promover a perda dos dentes envolvidos.
Outras causas possíveis são má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, por exemplo, o chumbo e o bismuto.

A gengivite pode, ainda, ser uma manifestação associada a enfermidades, como herpes labial, diabetes, epilepsia, AIDS, leucemia, hipovitaminose, ou ser provocada por reação alérgica.
Estudos demonstram que a gengivite e a periodontite estão relacionadas a fatores genéticos. Quando esse tipo de quadro é diagnosticado pela história familiar, a atenção aos cuidados com a higiene bucal deve ser intensificada.

Evolução da Periodontite.

SINTOMAS DA PERIODONTITE

A periodontite é uma doença silenciosa, nos estágios iniciais, não gerando dor.
O sinal clínico mais comum é o sangramento gengival.
Antes do início da periodontite propriamente dita, quando o osso e os tecidos responsáveis pela fixação dos dentes não foram ainda danificados, os sintomas mais comuns são: inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, sangramento espontâneo ou durante a escovação e uso do fio dental.

Se a periodontite já tiver se instalado, esses sintomas são intensificados. Além disso, o mau hálito se torna persistente, o paladar fica alterado e os dentes parecem mais longos por causa da reabsorção óssea e da retração gengival.
Nem sempre, os pacientes com doenças periodontais se queixam de dor.

DOENÇAS PERIODONTAIS x DOENÇAS SISTÊMICAS

As doenças periodontais podem influenciar a saúde geral ao afetar diretamente ou contribuir para o desenvolvimento de enfermidades em outros órgãos. A periodontite é um indicador de risco para diversas condições sistêmicas, tais como doenças cardiovasculares, diabetes, nascimentos prematuros e baixo peso.

DIAGNÓSTICO

Tanto a gengivite como a periodontite são diagnosticadas clinicamente pelo cirurgião dentista. São considerados os sinais e os sintomas da doença, bem como as condições gerais de saúde e o histórico familiar do paciente.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento e melhores serão os resultados.

TRATAMENTO

Os episódios iniciais de gengivite podem regredir desde que a escovação siga uma técnica bem orientada e o uso do fio dental seja constante.
O objetivo do tratamento da periodontite é controlar a infecção, eliminar o tártaro (placa bacteriana endurecida) que se interpõe entre a gengiva e os dentes e tratar as causas subjacentes.

Para tanto, é feita uma raspagem acima e abaixo do contorno da gengiva com instrumental específico, utilizando ultrassom ou aplicando um spray com liquido composto por alguns sais.
Essa raspagem é seguida de alisamento da raiz e polimento dos dentes para eliminar os focos de infecção.

A prescrição de antibióticos e anti-inflamatórios pode ser um recurso terapêutico importante em alguns casos.
A cirurgia periodontal pode fazer-se necessária quando essas intervenções terapêuticas não surtirem os efeitos desejados. Bolsas profundas nas gengivas podem precisar ser abertas e limpas.
A higiene oral meticulosa e caseira é necessária após a limpeza dentária profissional para impedir piora do quadro.

PREVENÇÃO

Visitas rotineiras ao cirurgião dentista, escovação e uso do fio dental diariamente são os meios mais eficazes para prevenir doenças periodontais.
Bibliografia: Lascala & Moussalli – Periodontia Clínica – Livraria Editora Artes Médicas.
                     Folder: Periodontia e Saúde Geral - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
Imagem: Periodontite – site da Colgate

Artigos Recomendados:

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...