AD Sense assíncrono

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Uso excessivo de tablets e smartphones causam dores e desvios posturais. Dicas para prevenção.

Com o avanço da tecnologia para o acesso à internet com aparelhos eletronicos portáteis, o uso constante de smartphones, tablets e notebooks aumentaram significativamente os problemas de dores, lesões e desvios posturais. Veja causas e dicas para evitar na visão de especialistas da USP.

O uso excessivo de tablets e smartphones causam problemas posturais e dores.
by Roberto M.
Hoje em dia, as lesões e os problemas posturais são considerados um problema de saúde pública muito significativo.
Essas patologias têm uma alta incidência na população economicamente ativa, chegando, até, a incapacitar temporária ou definitivamente para as atividades profissionais, grande parcela da população.
São vários os motivos que levam a esse problema.

Um dos fatores que predispõe a condições degenerativas da coluna vertebral no adulto são as condições posturais na infância, mas atualmente, com o avanço da tecnologia, um novo componente está surgindo, tanto para as crianças e adolescentes como para os adultos.
Segundo especialistas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), lesões corporais e problemas posturais podem ser causados pelo uso e posicionamento inadequado de equipamentos eletrônicos portáteis.

A modernidade tecnológica, através dos notebooks, tablets, smartphones, permite a conexão com o mundo em qualquer lugar e a qualquer hora.
Entretanto, segundo os médicos, essa autonomia do mundo moderno pode trazer problemas posturais, além de causar lesões nos dedos devido ao excesso de digitação.
O uso desses aparelhos portáteis aumenta a possibilidade de desenvolvimento de dor no polegar quando comparado com usuários de aparelhos celulares que não dão acesso à internet.

Veja o depoimento do Dr. Mateus Saito, especialista do HC: “Para cada clique que o polegar realiza há um movimento de extensão que, após várias mensagens, acaba por causar microlesões no tendão extensor que se inflama. A articulação da base do polegar também se inflama pelo excesso de atrito do movimento circular deste dedo”.

Além disso, os problemas posturais se avolumam, pois, se a pessoa que faz uso dos aparelhos os posiciona de maneira confortável para os olhos, provavelmente haverá um desconforto para as mãos e braços. Se posicionados de maneira confortável para as mãos e os braços, haverá a necessidade de um posicionamento incômodo do pescoço que afeta a cabeça e a coluna cervical.

O posicionamento errado da cabeça, durante o manuseio dos aparelhos eletrônicos portáteis, pode levar à fadiga de alguns músculos responsáveis pela postura correta, além de sobrecarregar os discos da coluna cervical.
“A musculatura cansada provoca dor; os discos sobrecarregados acabam degenerados e podem evoluir para uma hérnia de disco.”

DICAS DOS ESPECIALISTAS PARA EVITAR AS DORES

Apesar da grande evolução, aparelhos portáteis como smartphones e tablets ainda não estão adaptados para uso prolongado. Por isso, é importante o uso consciente e a procura de uma postura correta na sua utilização.
Vejam abaixo, algumas dicas dos especialistas do HC para que sejam diminuídas as chances de problemas ortopédicos devido ao uso excessivo dos smatphones, tablets e notebooks.

- Evitar produzir textos longos nos aparelhos portáteis;
- Evitar ficar mais de 30 minutos na mesma posição;
- No manuseio desses aparelhos, procurar distribuir a carga entre as duas mãos;
- Quando do uso de aparelhos portáteis, procurar uma posição onde haja equilíbrio entre os olhos e as mãos;
- Praticar atividades físicas de estabilização do tronco para fortalecer a musculatura do pescoço e do dorso;

Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...