AD Sense assíncrono

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os principais papéis da água nos organismos. A importância da água para os seres vivos.

Sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Ela desempenha importantissimos papéis no desenvolvimento e manutenção dos organismos vivos. Conheça as principais funções desempenhadas pela água.

A importância da água para os seres e organismos vivos.
by Roberto M.
A água é uma das substâncias inorgânicas que constituem os seres vivos. Em termos percentuais, é o componente mais abundante na composição dos organismos vivos.
Por ser um ótimo solvente para uma enorme quantidade de substâncias, a água transporta essas substâncias com muita facilidade. Também, quando evapora na superfície de vegetais ou animais, como há a retirada de calor, a superfície acaba se resfriando.

Devido a esses e outros fatores, a água desempenha importantíssimos papéis no desenvolvimento e manutenção dos organismos vivos. Vamos resumir os principais:

- Como é um excelente solvente, ela assume, dentro das células, a função de dispersante, tanto de substâncias inorgânicas (sais minerais, oxigênio, gás carbônico) como de substâncias orgânicas (açúcares, proteínas, aminoácidos). Desse modo, é exatamente na água que ocorrem as reações químicas do metabolismo, pois as moléculas nela dissolvidas, por estarem em constante agitação, têm chances de se encontrarem e, consequentemente, reagirem.

- Outro papel importante da água, nos organismos vivos, é o de transporte de substâncias, tanto no interior de uma célula como entre uma célula e outra. É importante, também, no transporte de substâncias entre o organismo e o meio externo. Assim, alimentos, gases da respiração e excretas se dissolvem na água, e por ela são transportados.

- A regulação do equilíbrio térmico dos seres vivos é outra importante função da água, pois ao evaporar-se na superfície dos organismos, no processo de transpiração, ela retira calor. Nos mamíferos, por exemplo, a transpiração está relacionada à manutenção da temperatura (eles que são homeotermos, ou seja, animais que mantêm sua temperatura constante).

- A água age como lubrificante, estando presente em regiões onde existe atrito, tais como nas articulações entre os ossos.

Entretanto, apesar de toda essa importância, sabemos que, mesmo em ambientes secos existe vida. A taxa de água nos organismos vivos é variável. Acompanhem no próximo artigo, como estão relacionados os fatores dessa variação.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...