AD Sense assíncrono

sábado, 24 de agosto de 2013

Procedimentos para lidar com pequenas queimaduras.

Quais são as atitudes corretas que se deve tomar nos casos de primeiros socorros para pequenas queimaduras? Aprenda a lidar com queimaduras superficiais da pele. Conheça algumas dicas.

Como tratar pequenas queimaduras.
by Roberto M.
São muitos os casos de queimaduras domiciliares que acontecem diariamente.
Elas causam danos à pele causados pelo calor. Seja nos casos das queimaduras causadas pelo calor seco, a partir de um ferro ou fogo, por exemplo, seja nos casos das queimaduras causadas por um calor úmido (escaldão), como água fervente ou vapor, elas podem ser muito dolorosas e podem acontecer em vários níveis de gravidade.

É lógico que as queimaduras mais graves vão exigir atenção médica profissional e o paciente deve ser encaminhado para um pronto-socorro. Entretanto, dependendo da gravidade da queimadura, se elas forem leves e superficiais, pode ser possível fazer um tratamento em casa.

TRATAMENTO PARA PEQUENAS QUEIMADURAS

Para tratar queimaduras leves e superficiais, em casa, siga os conselhos listados a seguir:
1 - Refresque a pele com água corrente fria ou morna por pelo menos 10 minutos, se possível, dentro dos primeiros 20 minutos após ter acontecido a lesão. Isso prevenirá a piora da queimadura.
2 - Não utilize gelo, água gelada, cremes ou substâncias gordurosas (como óleo ou manteiga) para aliviar a queimadura.
3 - Remova todas as roupas ou joias que estejam ao redor da área queimada, a menos que elas estejam aderidas à lesão. Se estiverem aderidas, não force. Isso poderá lesionar ainda mais a pele. Deixe que o profissional do pronto-socorro resolva esse problema.

4 - Se a pele estiver danificada, envolva a lesão com compressas estéreis e úmidas. Não use algodão ou materiais que possam ficar aderidos à pele. Proteja a pele sem pressioná-la, não use qualquer material que possa fazer compressão.
5 - Cobrir a queimadura com tiras de película aderente ou um saco plástico limpo para queimaduras nas mãos pode ser adequado para a proteção.
6 - Se a queimadura for dolorosa, tomar um analgésico leve, como paracetamol ou ibuprofeno, pode ajudar.

7 - Nunca interfira nas queimaduras. Não fure qualquer bolha. Não arranque pele pendurada.
8 - Se a queimadura for muito dolorosa, parecer estar piorando ou ter sinais de pele carbonizada ou morta, procure o pronto-socorro para que o médico decida sobre o procedimento.
9 - Na dúvida, procure assistência médica.
10 - Queimaduras profundas e extensas, queimaduras no rosto, nas mãos ou nas articulações, devem sempre ser verificadas por um médico, pois poderão necessitar de tratamento hospitalar.

TRATAMENTO DE QUEIMADURAS QUÍMICAS

Se um produto químico, tais como água sanitária ou ácido, queimar sua pele, você deve seguir os conselhos abaixo:
1 - Usando luvas de proteção, remova qualquer resíduo de produto químico da pele lavando a área afetada com água corrente por 20 minutos, ou mais.
2 - Se o produto químico envolvido for em forma de pó, como a cal, espanar o excesso para fora da pele, antes de colocá-la debaixo da água.
3 - Remover qualquer joia, objeto ou roupa que possa ter sido exposta ao produto químico.

4 - Aplicar compressa com uma toalha molhada fria para ajudar a aliviar a dor.
5 - Cubra a pele queimada com uma compressa esterilizada seca, ou um pano limpo.
6 - Se aumentar a sensação de queimação, refresque a pele com água corrente fria por mais alguns minutos.
7 - Vá até um pronto-socorro para que a queimadura seja avaliada por um profissional médico.

TRATAMENTO DE QUEIMADURAS ELÉTRICAS

Queimaduras com eletricidade podem, até, não parecer graves, mas podem ser muito prejudiciais.
Alguém que tiver sido vitimado por uma queimadura elétrica deve procurar atendimento médico imediatamente, procurando um pronto-socorro.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...