AD Sense assíncrono

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como lidar com picadas de insetos.

Normalmente, as picadas de abelha, vespa, pernilongo ou mosquito não são graves e são mais dolorosas do que perigosas. Entretanto, em qualquer mordida ou ferroada de inseto, é muito importante estar atento a sinais de reações alérgicas.

Como fazer o primeiro atendimento quando de uma picada de inseto.
by Roberto M.
Uma mordida de inseto, muitas vezes, pode ser facilmente diagnosticada quando o inseto permanece grudado no local, como os carrapatos e as sanguessugas. Também o são com aqueles que são altamente visíveis, por exemplo, mosquito pólvora, formiga e borrachudo.
Outras picadas, porém, podem não ser tão fácil de diagnosticar, pois os insetos mordem durante a noite ou quando o paciente está dormindo (percevejos e barbeiros).

Outras vezes, são tão discretos que não provocam imediatamente uma mordida dolorosa (os ácaros da colheita e algumas pulgas).
Há, muitas vezes, uma reação da pele a uma picada de inseto. Mordidas normalmente resultam em pápulas únicas ou agrupadas, eritematosas e pruriginosas. Algumas podem ter somente um ponto central e outras podem ser bolhosas. Às vezes, leva a uma infecção bacteriana secundária.

Entretanto, além de uma reação local, a mordida pode causar um choque anafilático, devido a uma reação alérgica e pode atuar, até, como um vetor de determinadas doenças.
As medidas de gestão gerais incluem resfriamento da pele, medicamentos para reduzir a coceira e antibióticos para infecção bacteriana secundária, se necessário.
Os principais objetivos de um primeiro socorro quando de uma ferroada de inseto são: aliviar qualquer dor e inchaço, além de organizar eventual encaminhamento, atendimento e tratamento médico, se necessário.

PRIMEIRO ATENDIMENTO NAS FERROADAS DE INSETOS

1 - Em primeiro lugar, você precisa, com calma, fazer com que a pessoa se tranquilize.
2 - Haverá dor e possivelmente algum eritema e edema em torno do local da picada.
3 - Se o ferrão estiver visível, é bom removê-lo. Você pode usar a borda sem corte de uma faca ou um cartão de crédito, por exemplo, para empurrá-lo para fora, fazendo com que algum desses objetos deslize sobre a pele em direção à picada. Não use uma pinça, pois isso acarreta um risco de, comprimir e envenenar ainda mais o ferimento.

4 - Aplique uma bolsa de gelo ou compressa fria, sobre a picada, por pelo menos 10 minutos e, se possível, erga a parte afetada.
5 - Se o inchaço e a dor persistirem por muito tempo, é aconselhável procurar orientação médica.
6 - Picadas na boca e garganta podem ser perigosas. Existe o risco de os tecidos da boca e da garganta incharem em demasia, o que pode causar o bloqueio das vias aéreas superiores do sistema respiratório.

7 - Chupar um cubo de gelo (ou um sorvete, por exemplo, para as crianças) ou beber água gelada, poderá prevenir eventuais inchaços nessa região.
8 - No entanto, se o inchaço começar a se desenvolver e a respiração tornar-se difícil, providencie ajuda médica imediatamente.

9 - Algumas pessoas sofrem reações alérgicas graves com picadas e ferroadas de insetos. Se o afetado apresentar qualquer sinal de dificuldade respiratória, inchaço na face, pescoço, língua, boca ou lábios, ou ainda, mostrar erupções na pele generalizadamente, ou seja, espalhadas no corpo inteiro, procure a emergência médica imediatamente.
10 - Qualquer outro tipo de sintoma, como febre, por exemplo, exige intervenção médica.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...