AD Sense assíncrono

sábado, 2 de novembro de 2013

10 benefícios que o ato de parar de fumar traz à saúde das pessoas.

Que fumar faz mal à saúde todo mundo sabe. Mas quanto, exatamente, o “parar de fumar” tornará a vida do fumante melhor? Aqui estão 10 aspectos que mostram benefícios de largar o cigarro.

Benefícios de parar de fumar: o coração agradece.
by Roberto M.
Por que alguém começa a fumar hoje em dia, com o nível de informações que se tem, é algo inexplicável.
Se é por autoafirmação, teimosia, por querer aparecer ou por mera hipocrisia eu não sei, mas, do primeiro cigarro ao vício é um “pulinho”.
A nicotina age no sistema nervoso central gerando falsas sensações de prazer que, certamente, trarão sofrimentos no futuro.

Já falei outro dia sobre os malefícios do fumo e todo mundo sabe que o tabaco exerce efeito nocivo, principalmente sobre os aparelhos respiratório, circulatório e digestivo, bem como sobre o sistema nervoso.
Hoje, ao invés de falar dos malefícios, vou falar dos benefícios. Não dos benefícios do fumo, é lógico. Mas, das coisas boas que acontecem quando se para de fumar, quando se deixa para trás o vício do tabagismo.

Vou listar 10 aspectos que deveriam influenciar positivamente um indivíduo a largar o cigarro e, depois, como evolui, no tempo, a saúde de quem deixou o vício.

BENEFÍCIOS DE LARGAR O VÍCIO DE FUMAR

1 – Melhoria das atividades sexuais
Parar de fumar melhora o fluxo de sangue do corpo e, portanto, melhora a sensibilidade do indivíduo.
Homens que param de fumar podem obter melhores ereções. Mulheres vão perceber que seus orgasmos melhorarão e que elas se excitarão com mais facilidade.
É também percebido que os não-fumantes são três vezes mais atraentes, para potenciais parceiros, que os fumantes (uma das vantagens, talvez, seja a ausência do cheiro característico).

2 – Melhoria da fertilidade
As não fumantes engravidam com maior facilidade. Parar de fumar melhora o revestimento do útero e pode fazer com que o esperma dos homens seja mais potente.
Tornar-se um não-fumante aumenta a possibilidade de engravidar através de fertilização in vitro e reduz a probabilidade do aborto espontâneo.
E o mais importante: quem não fuma tem uma probabilidade muito maior de dar à luz um bebê saudável.

3 – Aparência da pele mais jovial
Tem-se percebido que parar de fumar torna o envelhecimento facial mais lento e retarda o aparecimento de rugas.
A pele de um não-fumante retém mais nutrientes, incluindo oxigênio, e não tem aquela característica palidez de face que os fumantes costumam ter.

4 - Dentes mais brancos
Desistir do tabaco faz com que os dentes parem de amarelar e manchar. Além do mais, o hálito ficará muito mais fresco.
Ex-fumantes são menos propensos, do que os fumantes, a ter doença gengival e a perder os dentes prematuramente.

5 – Melhoria da respiração
As pessoas respiraram mais facilmente e tossem menos quando deixam de fumar. Isso porque a capacidade pulmonar melhora em até 10% no prazo de nove meses.
Quando se tem 20 ou 30 anos, o efeito do tabagismo sobre a capacidade pulmonar pode não ser perceptível até que se vá praticar algum esporte, mas a capacidade pulmonar diminui naturalmente com a idade.
Nas idades avançadas, uma boa capacidade pulmonar pode significar a diferença entre ter um envelhecimento ativo e saudável ou ter sempre aquele terrível chiado no peito quando se vai para uma simples caminhada ou subir alguns degraus de escada.

6 - Vida mais longa
Metade dos fumantes inveterados, que fumam há muito tempo, morrem mais cedo devido a doenças relacionadas com o tabagismo, incluindo doenças cardíacas, câncer de pulmão e bronquite crônica.
Pessoas que param de fumar por volta dos 30 anos adicionam, pelo menos,10 anos à sua vida. Pessoas que largam o vício aos 60 anos adicionam três anos à sua vida.
Em outras palavras, nunca é tarde demais para se beneficiar com o término do vício de fumar. Parar, não só acrescenta anos à vida, como também melhora muito a chance de uma velhice mais feliz, com maior mobilidade e livre de enfermidades.

7 - Menos estresse
Estudos científicos mostram que os níveis de estresse das pessoas são mais baixos depois de parar de fumar.
A adição da nicotina no organismo faz com que os fumantes fiquem estressados nos intervalos entre um cigarro e outro. A agradável sensação de satisfação que se apresenta é apenas temporária e não é uma verdadeira cura para o stress.
Além disso, os níveis melhorados de oxigênio no corpo significa que os ex-fumantes podem se concentrar melhor e aumentar o bem-estar mental.

8 - Melhoria do olfato e do paladar
Eliminar o hábito de fumar dá um grande impulso aos sentidos do olfato e do paladar. O corpo se recupera do entorpecimento causado pelas centenas de produtos químicos tóxicos encontrados nos cigarros.

9 - Mais energia
Dentro de 2 a 12 semanas após parar de fumar, a circulação melhora sensivelmente. Isso faz com que toda a atividade física, incluindo caminhada e corrida, se torne muito mais fácil de ser realizada.
A ausência do cigarro também estimula o sistema imunológico, tornando-o mais eficiente no combate a gripes e resfriados.
O aumento do oxigênio no corpo faz com que ex-fumantes fiquem menos cansados ​​e menos propensos a dores de cabeça.

10 – Ajuda na saúde dos entes queridos
Ao parar de fumar, automaticamente, existirá a proteção da saúde dos amigos não-fumantes e familiares.
O tabagismo passivo aumenta o risco de um não-fumante adquirir câncer de pulmão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
O fumo passivo faz as crianças aumentarem duas vezes o risco de terem doenças do tórax, incluindo pneumonia, laringite e bronquite, além de infecções de ouvido, chiado no peito e asma. Elas também têm três vezes mais risco de contrair câncer de pulmão na vida adulta em comparação com as crianças que vivem com não-fumantes.

A MELHORA DA SAÚDE COM O PASSAR DO TEMPO APÓS PARAR DE FUMAR

Para resumir e ilustrar quantitativamente todos esses benefícios, veja, nessa linha do tempo, o que acontece após o último cigarro:
- Após 20 minutos: a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal.
- Após 24 horas: os pulmões começam a limpar.
- Após 2 dias: o corpo estará isento de nicotina e os sentidos de paladar e olfato melhoram.
- Após 3 dias: a respiração estará mais facilitada e a energia estará aumentada.
- Após 2 a 12 semanas: a circulação melhora.
- Após 3 a 9 meses: tosse, chiado e respiração melhoram significativamente.
- Após 1 ano: o risco de ataque cardíaco é metade do de um fumante.
- Após 10 anos: o risco de câncer de pulmão é metade do de um fumante.
Fonte: NHS Choices - Benefits of stopping smoking
Imagem: FreeDigitalPhotos.net - Heart Smilie With No Smoking Sign by digitalart

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...