quinta-feira, 12 de junho de 2014

Para que servem os Medicamentos. Seus vários tipos de atuação.

Medicamento, nem sempre é feito para curar. Às vezes ele previne ou somente alivia algum sintoma. Tenha uma noção geral das utilidades dos medicamentos e suas várias frentes de atuação.

Medicamentos servem para diagnosticar, prevenir, aliviar e curar as doenças.
by Roberto M.
Sabemos que os medicamentos seguem normas rígidas para poderem ser fabricados e utilizados. Desde a sua pesquisa e desenvolvimento, até a sua produção e comercialização.
Todos esses estudos e regulações visam a total eficiência do medicamento para aquilo a que se destinam.
Os medicamentos podem atuar em várias frentes, desde o diagnóstico das doenças, passando pela prevenção, pelo alívio dos sintomas e chegando à cura das enfermidades.

Vamos descrever, um pouquinho mais, cada um desses itens:

AUXILIANDO NO DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS

Existem medicamentos que auxiliam na detecção de algumas doenças ou avaliam o funcionamento dos órgãos. Podemos citar como exemplos, os contrastes radiológicos.

PREVENINDO AS ENFERMIDADES

Existem medicamentos que auxiliam na proteção contra determinadas doenças, à medida em que ajudam, o organismo, a combater a enfermidade antes que ela se instale. Podemos citar como exemplos, as vacinas, os antissépticos, complementos vitamínicos, etc.

ATENUANDO OS SINTOMAS DAS DOENÇAS

Existem medicamentos que auxiliam na diminuição ou na eliminação dos sintomas das enfermidades.
Esses tipos de medicamentos atuam em sintomas como dor, febre, tosse, inflamação, insônia, náuseas, etc., mas não atuam nas causas das doenças.
É muito importante salientar que, ao aliviar sintomas, o medicamento pode mascarar a doença, ou seja, pode parecer que o problema foi solucionado quando ainda está lá, prejudicando o organismo “invisivelmente”, sem os “sinais” característicos que o definem.

CURANDO TOTALMENTE A DOENÇA

Existem medicamentos que eliminam os motivos que produzem as enfermidades.
Esses tipos de medicamentos atuam eliminando as causas das doenças.
Podemos citar como exemplos, os antibióticos (contra as bactérias das infecções), os anti-helmínticos (contra as infestações de vermes), os antiprotozoários (contra a malária, giardíase ou amebíase), os suplementos vitamínicos ou hormonais (corretores da função corporal deficiente), etc.

NECESSIDADE DE ORIENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Pelo exposto acima, podemos concluir que é preciso muito cuidado na hora de consumir algum medicamento.
É importantíssimo, antes de sua utilização, se ter pleno conhecimento de sua função e para quê, exatamente, ele é indicado.
Assim, antes de consumir qualquer medicamento, é essencial consultar o médico e o farmacêutico.
Leia também o artigo que mostra as diferenças entre remédio e medicamento e descubra os conceitos que giram em torno desses dois vocábulos.
Bibliografia: Cartilha: O que devemos saber sobre medicamentos – Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...