AD Sense assíncrono

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Por que sinto cansaço o tempo todo? Conheça as causas prováveis.

Apesar de existirem múltiplas causas para o cansaço, uma coisa é certa: não é necessário sentir-se cansado o tempo todo. Com tratamento profissional e mudanças no estilo de vida, sempre haverá uma solução para o problema.

Cansaço Constante. O que Fazer
by Roberto M.
O cansaço é tão comum que ele tem seu próprio acrônimo, "COTT", que significa “cansado o tempo todo".
Vários médicos dizem ser, o cansaço constante, uma das queixas mais comuns em seus consultórios. Muitos pacientes se queixam de que se sentem exaustos, mesmo que estejam dormindo bem.

De acordo com uma pesquisa do Royal Colegge of Psychiatrists em Londres, uma em cada cinco pessoas sente-se inusitadamente cansada em um dado momento e, uma em cada dez pessoas sente fadiga prolongada. As mulheres tendem a sentir-se mais cansadas do que os homens.

Os médicos dizem que é incomum encontrar algo fisicamente errado. Na maioria das vezes, a fadiga está ligada ao humor e à acumulação de muitas pequenas tensões na vida cotidiana. Na verdade, alguns hábitos podem ser os responsáveis por nos deixar cansados demais.

Exames laboratoriais podem servir para confirmar ou afastar diversas doenças que têm o cansaço como sintoma, como por exemplo: diabetes, hipotireoidismo, apneia do sono ou insuficiência cardíaca.
Há chances de o cansaço ser devido a alguma doença, se outros sintomas aparecerem conjuntamente, tais como: perda de peso, alterações intestinais, perda de cabelo, sede extrema, etc.

Para descobrir o motivo principal do cansaço constante, pode ajudar pensar sobre:
1 – Partes da vida, como trabalho e família, que podem ser particularmente cansativas
2 – Algum evento que possa ter provocado a fadiga mental e física, como um falecimento ou o término de um relacionamento.
3 – Como o estilo de vida pode estar provocando o cansaço.

CAUSAS FÍSICAS PARA O CANSAÇO

Há muitas doenças que têm como consequência o cansaço. Não apenas as mais conhecidas como anemia e problemas de tireoide, mas também doenças mais surpreendentes, como diabetes, intolerância alimentar e um distúrbio do sono chamado apneia do sono.

Excesso de peso ou deficiência de peso pode causar cansaço. No sobrepeso o corpo tem que trabalhar mais do que o normal para dar conta das atividades diárias; no subpeso, a força muscular é menor e o cansaço vem mais rapidamente.
A gravidez, especialmente nas primeiras 12 semanas, também pode prejudicar a energia trazendo o sentimento de cansaço.

CAUSAS PSICOLÓGICAS DO CANSAÇO

O cansaço psicológico é muito mais comum do que o cansaço causado por um problema físico.
Uma das principais razões é a ansiedade, que pode causar insônia e, por sua vez, levar à fadiga persistente.
Uma pesquisa da Mental Health Foundation de Londres descobriu que quase um terço da população está com severos problemas de sono, muitas vezes por causa de preocupações com o trabalho e dinheiro. Um artigo publicado pela mesma fundação, sugere uma ligação entre insônia e baixos níveis de energia.

As preocupações e tensões da vida diária podem ser cansativas – até mesmo eventos positivos, como mudar de casa ou se casar.
Choques emocionais, como má notícia, luto ou a ruptura de um relacionamento, podem gerar o sentimento do cansaço.
Problemas de saúde mental como depressão ou ansiedade podem fazer com que a pessoa se sinta mais cansada. Eles também podem impedir a obtenção de uma boa noite de sono.

COMO O ESTILO DE VIDA PODE GERAR CANSAÇO

Cansaço pode muitas vezes ser atribuído a fatores de estilo de vida, como beber muito álcool, ou ter uma dieta ruim.
Quem bebe álcool antes de dormir, tende a acordar no meio da noite. Beber muito regularmente, pode deprimir e afetar o sono.

Pessoas com padrão de sono perturbado, por exemplo, quem trabalha turnos noturnos, dormem durante o dia ou cuidam de crianças pequenas, podem ter dificuldade de conseguir uma boa noite de sono, sentindo-se cansadas durante o dia.

COMO LIDAR O O CANSAÇO

Pode ser comum sentir-se cansado o tempo todo, mas não é normal.
Se você está preocupado, consulte o seu médico para aconselhamento e tranquilidade.
Descartar qualquer problema sério já é um grande passo. Além do mais, só saber que não há nada errado pode ser reconfortante em si mesmo.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...