AD Sense assíncrono

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tensão Pré-Menstrual. Sintomas e Cuidados que a mulher deve tomar na TPM

Os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) são físicos e psicológicos, mas o que melhor caracteriza a TPM são os sintomas emocionais (mudança de humor e comportamento da mulher).

by Telma M.
Muitas mulheres ( alguns dizem 25%, outros 95%), na segunda fase do ciclo menstrual (a partir do 18º dia ), são acometidas por um distúrbio caracterizado por um conjunto de sintomas e sinais que desaparecem com o início da menstruação mas que as fazem sofrer muito e também às pessoas que vivem ao seu redor.Esse distúrbio é chamado de Tensão Pré-Menstrual ou simplesmente TPM.

Hipócrates (médico e filósofo grego) já havia descrito os sintomas da TPM, muitos séculos antes de Cristo, mas esse nome só foi criado na década de 1930.

O sintomas da Tensão Pré-menstrual são físicos e psicológicos. Entre os sintomas físicos, estão: retenção de líquidos, dor de cabeça, inchaço e dor nas mamas, náuseas e vômitos, prisão de ventre ou diarréias. Entre os psicológicos estão: irritabilidade e agressividade, nervosismo, depressão, vontade de chorar e descontrole emocional.

O que melhor caracteriza a TPM são os sintomas emocionais (mudança de humor e de comportamento), pois tornam a vida complicada nesse período.

Mesmo as mulheres que normalmente são calmas e equilibradas, nesse período que antecede a menstruação podem tornar-se incapazes de raciocinar com clareza, podendo provocar situações extremamente inconvenientes com a família ou no local de trabalho, expondo-se a acidentes e provocando as pessoas à sua volta. Por outro lado esse período pode aumentar a capacidade criativa de uma mulher ligada às artes, como literatura e pintura.

A mulher deve se conscientizar e aprender a controlar seus impulsos para não provocar situações das quais não possa se livrar depois.

A tensão pré-menstrual tem sintomas muito intensos, mas não são justificáveis a agressividade, a grosseria e brigas, mesmo porque é possível controlar esses sintomas.
É de suma importância a mulher adquirir o hábito de observar seu próprio comportamento, assim poderá perceber quando os sintomas aparecem.


Os sintomas da tensão pré-menstrual são muito claros. Eles começam a se revelar antes da menstruação, pioram muito na véspera e desaparecem logo após o início da menstruação.
A intensidade dos sintomas varia muito de mulher para mulher. Algumas mulheres, por não terem nenhum sintoma, nem sabem o que é TPM, outras são muito tranqüilas e de repente começam a brigar com colegas de trabalho e com o marido. Outras ainda sentem dor de cabeça num dia e no seguinte menstruam e há aquelas que se tornam completamente irritáveis durante a tensão pré-menstrual. Cada mulher reage de uma forma diferente.


Como ninguém é obrigado a suportar grosserias, é de bom alvitre que a mulher aprenda a controlar a irritabilidade característica desse período. Não se deve usar a TPM como desculpa para agredir os outros. Nem sempre existe compreensão e justificativa para a agressividade da mulher na tensão pré-menstrual.


A serotonina (substância capaz de trazer sensação de satisfação) tem níveis reduzidos durante a TPM, então a prática de exercícios físicos pode ajudar a melhorar os sintomas, pois liberam serotonina.


Uma dica interessante é evitar marcar compromissos importantes no período da tensão pré-menstrual. Isso poderá evitar atritos com conseqüências irreparáveis, como perder um negócio devido a uma briga com o cliente ou o emprego devido a uma briga com o chefe.


Não se deve confundir cólica menstrual com tensão pré-menstrual elas são diferentes. Tensão pré-menstrual ocorre antes da menstruação, enquanto cólica menstrual inclui vários sintomas associados à menstruação propriamente dita. Veja o artigo onde tratamos da cólica mentrual ou dismenorréia mais detalhadamente.
Resumo: o que é TPM, Tensão pré-menstrual, cólica menstrual, sintomas da TPM, diferença entre cólica menstrual e TPM, menstruação, doença, depressão, o que é dismenorréia, qual o motivo da cólica menstrual, qual a relação entre TPM e cólica menstrual, cólica na menstruação.

Artigos Recomendados:

6 comentários:

  1. Olá !!

    Muito bom o texto e a maneira como o assunto foi abordado. Concordo que certos sintomas podem ser controlados e não justificam coisas como grosserias e etc.
    Ótimas dicas de como lidar com este mal que afeta muitas mulheres e até mesmo os que as cercam por conseqüência !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. oi adorei este artigo, pois tenho chamado minha namorada de chata nesse periodo, porq ela torna-se realmente insuporatvel e agora com essa informaçao ja posso saber mais sobre o que ela sente nesse periodo e comprender melhor e ajudar a atrvessar essa fase . foi muito util pra mim....valeu..um abraço pra equipe

    ResponderExcluir
  3. Cara, não concordo qdo tu fala q os sintomas são controláveis. Tem pessoas e pessoas.

    As fases mais "suaves" são dboa. Mas tem gnt que realmente não consegue. Aí tem que procurar um médico, coisa e tal...

    Se você é mulher e consegue, parabéns. Não ache que todas são assim.

    Mas se você é homem... preciso nem comentar.

    ResponderExcluir
  4. Eu fico insuportavel na tpm e nem me aguento. A muito tempo to a procura de um tratamento eficaz, pq fala sério, é horrivel! Só quem tem entende o que eu to falando...

    ResponderExcluir
  5. HOMENS PROCURAM SABE O QUE È TPM POSSA SER COMPRESSIVO NESSA HORA DE TERROR MELHOR COISA FICAR DE BOCA FECHADO JA AJUDA NOS MULHERES MISERICORDIA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...