AD Sense assíncrono

quinta-feira, 10 de março de 2011

Aprendendo a Emagrecer com saúde.

Para diminuir a gordura corporal é preciso fazer duas coisas: reduzir a ingestão de alimentos (calorias) e aumentar o gasto energético através de atividade física. Aprenda a emagrecer com saúde.

Comidas saudáveis e exercícios fazem emagrecer com saúde.
by Telma M.
Antes de qualquer outra coisa, emagrecer exige uma tomada de decisão consciente e irreversível. A decisão de querer emagrecer tem que partir da própria pessoa, não de outros. Regime exige muita determinação. 
Se a decisão não for pessoal, o regime acaba antes mesmo de completar uma semana. Quando se toma a decisão de fazer regime é importante lembrar que não é fácil. É preciso persistência. Desânimo é normal, mas não se pode ceder à preguiça.

O ideal é emagrecer mudando os hábitos alimentares e fazendo exercícios físicos para gastar o excesso de calorias (Para diminuir a gordura corporal é preciso fazer duas coisas: reduzir a ingestão de alimentos (calorias) e aumentar o gasto energético através de atividade física).

Tomada a difícil decisão de fazer regime, é hora de pensar numa dieta equilibrada e racional.
Não adianta começar dietas malucas que ninguém consegue fazer (como tomar a mesma sopa todos os dias). Ou então dietas perigosas para a saúde, como aquelas doidices de tomar um copo de suco de limão em jejum. Vamos com calma, regime serve para melhorar a saúde, não para destruí-la.

Não se encante com dietas espetaculares que implicam em comprar um monte de comidas que você não tem o hábito de comer.
Prefira alimentos familiares, é mais fácil acostumar o paladar com alimentos que você já consome normalmente. Lembre-se, a dieta tem que ser racional, se for esquisita você não conseguirá mantê-la.

É importante lembrar que o vício de comer errado, aliado a uma vida sedentária, é que leva a engordar, portanto reeducar-se é um dos primeiros passos.
Se puder, procure um nutricionista e faça um cardápio possível. Se não, pesquise e monte você mesmo o seu cardápio.

Veja o artigo “Para Emagrecer, cuidar da Alimentação é primordial” e tenha uma idéia de como mudar os hábitos alimentares para ter uma alimentação equilibrada. Veja um modelo de cardápio para 1500 calorias diárias.

O artigo “Exercícios Físicos e Emagrecimento. Tudo a ver” dá uma noção do procedimento para as atividades físicas.

Lembre-se: Uma alimentação equilibrada potencializa os efeitos dos exercícios.
Acompanhe o seu progresso. Faça uma tabela, como o modelo abaixo, e marque seus dados para cada data. Faça uma medida da sua flexibilidade também (veja como, no artigo Como medir sua flexibilidade. Acompanhe a evolução de suas atividades físicas).

Estabeleça metas a alcançar numa determinada data. Nesta data faça novas medições e confira os resultados. Refaça as metas.

Data

Peso
Cintura
Coxa
Braço
Flexib.
Inicial
01/01/01
Real
...
...
...
...
...
../../..
Meta
...
...
...
...
...
Real
...
...
...
...
...
../../..
Meta
...
...
...
...
...
Real
...
...
...
...
...

Não tente emagrecer tudo em uma semana, você vai sofrer demais e desistir na primeira oportunidade. Não estabeleça metas impossíveis. Emagrecer lentamente pode ser mais saudável e duradouro do que emagrecer repentinamente.

Nunca se deixe desanimar, caso não consiga atingir a meta esperada. É normal a gente não emagrecer tanto quanto gostaria no início. Eu mesma engordei meio quilo na primeira semana da dieta, entrei em pânico, mas depois tudo entrou nos eixos e consegui emagrecer onze quilos.
Após algum tempo de regime, é possível que o emagrecimento não seja tão estimulante, pois o corpo se acostuma com a dieta e deixa de perder gorduras. Nessa hora pode haver a necessidade de intensificar o regime (diminuir calorias e aumentar exercícios).  

Não se pese várias vezes ao dia e nem todos os dias. Isso irá provocar desânimo, pois o peso varia muito durante o dia e durante a semana.
Deixe para se pesar a cada quinze dias ou uma vez por mês. A ansiedade prejudica muito a dieta.

Resumindo:

Use medicamentos apenas com acompanhamento médico. Remédios para emagrecer podem ser perigosos para a saúde.
Para emagrecer com saúde tome uma atitude decisiva, beba muita água, alimente-se seis vezes ao dia e coma vegetais e carnes magras, se possível procure um nutricionista.
Faça exercícios físicos, seja persistente, mesmo quando se deparar com a preguiça.
Procure afastar-se das mesas cheias de guloseimas, mas não seja infeliz.
A vida é para ser vivida, não se transforme numa pessoa neurótica por regimes.

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Olá !!!

    Excelentes dicas e instruções para quem quer emagrecer com saúde !!
    Eu já fui gordinha e tenho tendência genética para engordar então procuro manter o peso praticando exercícios físicos e maneirando na alimentação, já que não como frutas e nem verduras ( o que é um absurdo né, eu sei rsrs ), mas nunca quis tomar remédios, tenho um pouco de receio...
    Obrigada por compartilhar estas ótimas informaçoes !!
    Um beijão !!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu sou super favorável da boa alimentação e dos exercícios. Embora não pratique...rsrs...reconheço que esse é o caminho para se manter a saúde em dia. Não gosto de fórmulas milagrosas e nem de "dietas inventadas".
    Já vi muitas pessoas causaram danos irreversíveis a si mesmas por falta de orientação e acompanhamento médico. Para mim esses "autodidatas" são como os hipocondríacos que gostam de se auto medicar.
    Tudo começa na educação da boca e paladar, sabendo discernir os bons alimentos dos ruins!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...