AD Sense assíncrono

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O consumo de energia do corpo humano.

Consumo de calorias do organismo humano. Metabolismo basal. Energia consumida nas várias atividades diárias. energia metabólica basal.

O Organismo humano consome energia mesmo no repouso
by Roberto M.
Quantas calorias são necessárias para uma pessoa sobreviver? Quando uma pessoa está dormindo ela gasta energia? O que é metabolismo basal? Quanto se gasta de calorias nas atividades normais do cotidiano?
Assim como um veículo necessita de combustível para se movimentar, o corpo humano necessita de alimentos para sobreviver.

Ao queimar, o combustível do veículo se transforma em energia e, é essa energia que faz o carro andar.
Para exercer todas as suas atividades, o organismo precisa de energia e essa energia é conseguida através da alimentação. O alimento é o combustível do ser humano.

Para tudo, no organismo, é necessário energia. Mesmo em repouso, o corpo consome energia.
Existe uma quantidade de energia necessária apenas para manter o organismo vivo numa situação de repouso completo, por exemplo, quando se está dormindo.

Essa quantidade de energia, necessária apenas para manter a vida no repouso, é chamada pelos cientistas de metabolismo basal.

O metabolismo basal de um homem adulto de estatura média necessita de aproximadamente 1800 Kcal por dia.
Esse valor varia de acordo com a idade, sexo e peso do indivíduo. Por exemplo, crianças necessitam de mais energia e, portanto, têm um metabolismo basal mais alto; o metabolismo basal dos homens é maior do que o das mulheres; quanto maior o peso maior a necessidade de energia.

Não podemos esquecer que esse valor se refere apenas à necessidade do organismo em repouso. Qualquer outra atividade, física ou mental, modifica a necessidade diária de energia.

Como exemplo, vamos mostrar, no quadro abaixo, alguns exemplos da energia aproximada necessária para a realização de algumas atividades corriqueiras do ser humano, além, é claro, da energia metabólica basal diária, de 1800 Kcal.

ATIVIDADE
ENERGIA
(kcal/hora)
Realizar trabalho mental
8
Ficar sentado em repouso
15
Escrever
De 10 a 20
Tricotar
31
Lavar louça
59
Varrer
110
Pintar a casa
160
Andar de bicicleta
De 180 a 300
Nadar
De 200 a 700
Correr
De 500 a 930

Cada valor é considerado como se a pessoa estivesse fazendo apenas aquela atividade.
Uma pessoa, por exemplo, que ficar sentada em repouso por uma hora, necessitará de 15 Kcal. Se estiver sentada tricotando necessitará de 15 Kcal mais 31 kcal, ou seja, 46 Kcal por hora.

É lógico que o tempo é proporcional. Quem fica varrendo por uma hora necessitará de 110 Kcal. Se a varrição durar meia hora a energia gasta será 55 Kcal.

Considerando tudo isso, podemos dizer que um adulto com atividade física moderada pode requerer cerca de 3000 Kcal por dia. Já o trabalho físico pesado pode consumir até 5000 Kcal por dia. Um adolescente entre 13 e 15 anos, dependendo de sua atividade, pode consumir entre 3000 Kcal e 3500 Kcal diárias.
Bibliografia: César, Sezar & Bedaque – Ciências – O homem no ambiente – Editora Saraiva – 18ª Edição.

Artigos Recomendados:

3 comentários:

  1. Agora eu senti firmeza. Mesmo fazendo o meu tricozinho estou gastando energia, oba!
    Nelsina Ventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, tambem estou gastando energia ficando em repouzso

      Excluir
  2. Gostei do conteúdo, porem que se prossiga com a investigação de prejuízo de acumulo de calorias.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...