AD Sense assíncrono

terça-feira, 19 de junho de 2012

Os Defeitos da Visão. Doenças que afetam o olho humano.

Defeitos e problemas que afetam o olho, o órgão da visão humana. Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia, Catarata, Glaucoma, Daltonismo, Conjuntivite.

Um dos problemas que podem acontecer no nosso órgão da visão é a catarata.
by Roberto M.
Por que, às vezes, é necessário usar óculos ou lentes de contato? Quais os problemas que podem acontecer na visão? Por que acontecem as doenças da visão?
Qualquer modificação na forma de nosso olho ou na curvatura de nossa córnea pode trazer-nos dificuldades para enxergar de longe ou de perto.

As lentes de contato e os óculos são usados para corrigir alguns desses problemas.
Hoje vamos falar sobre os problemas que podem acontecer na nosso orgão da visão.
Quem quiser relembrar pode clicar nesses links e entenderá melhor o que será explicado.

No olho, a focalização das imagens é conseguida através das acomodações do cristalino.
O cristalino funciona como uma lente flexível e transparente, que serve para tornar as imagens nítidas. Ele é um pouco elástico e os músculos ligados a ele podem mudar sua forma para focalizar objetos situados a diferentes distâncias.
Essa capacidade é chamada de acomodação visual.

Se os objetos estão distantes, o cristalino se achata (fica mais fino). Se os objetos estão mais próximos, ele se torna mais espesso. Isso permite que as imagens sejam projetadas exatamente sobre a retina e, consequentemente, vistas com nitidez.
Portanto, quando o olho é normal, a imagem se forma exatamente sobre a retina.
Vejam um esquema de como se forma a imagem nos olhos de uma pessoa normal:

Esquema da formação da imagem em um olho normal. A imagem se forma exatamente sobre a retina.

MIOPIA

Algumas pessoas, porém, possuem um globo ocular mais alongado ou um cristalino mais espesso. Por isso, a imagem se forma um pouco à frente da retina.
Se o objeto está próximo do olho, o cristalino consegue realizar a acomodação necessária e o objeto é visto com nitidez. Entretanto, os objetos distantes, passam a ser vistos fora de foco, a visão fica prejudicada e a pessoa tem dificuldade de enxergar de longe.
Quando acontece isso, dizemos que a pessoa tem Miopia.
Para correção da miopia, é necessário o uso de lentes côncavas (divergentes) nos óculos ou nas lentes de contato. Elas desviarão a imagem, fazendo-as incidir novamente sobre a retina.
Vejam um esquema de como se forma uma imagem no olho míope e como ela é corrigida com as lentes corretivas.

Esquema da formação da imagem em um olho míope. A imagem se forma antes da retina. É necessário uma lente divergente para corrigir o problema.

HIPERMETROPIA

Outras pessoas têm um problema oposto, o olho é ligeiramente curto e a imagem se forma um pouco além da retina. Nesse caso, o cristalino consegue realizar a acomodação para os objetos distantes e esses são vistos com nitidez.
Quando o objeto está próximo, ele é visto fora de foco, a visão fica prejudicada e a pessoa tem dificuldade de enxergar de perto.
Quando isso acontece, dizemos que a pessoa tem Hipermetropia.
Para correção da hipermetropia, é necessário o uso de lentes convexas (convergentes) nos óculos ou lentes de contato. Elas desviarão a imagem, fazendo com que elas se formem exatamente sobre a retina.
Vejam um esquema do funcionamento do olho hipermetrope e como isso é corrigido pelas lentes corretivas.

Esquema da formação da imagem em um olho hipermetrope. A imagem se forma após a retina. É necessário uma lente convergente para corrigir o problema.

ASTIGMATISMO

Em algumas pessoas, a forma do cristalino ou da córnea (às vezes de ambos) é irregular. Nesse caso, não há focalização correta da imagem, ela fica fora de foco em algumas direções e a visão fica prejudicada.
Quando isso acontece, dizemos que a pessoa tem Astigmatismo.
Para corrigir o astigmatismo, e necessário o uso de lentes irregulares nos óculos e lentes de contato. Elas farão alguns raios convergirem mais do que outros, compensando a irregularidade da curvatura do olho.
Vejam um esquema do olho astigmata.

Esquema da Formação da imagem em um olho astigmata. A imagem fica irregular na retina. É necessário o uso de lentes irregulares para compensar a curvatura irregular do olho.

PRESBIOPIA

Como já vimos, a acomodação visual faz com que as imagens se formem exatamente sobre a retina e isso nos faz vê-las com máxima nitidez.
Com o passar dos anos, porém, o cristalino vai perdendo a elasticidade, o que leva a pessoa a ter dificuldade de enxergar de perto, isto é, de colocar em foco os objetos próximos. É a chamada vista cansada ou Presbiopia, que costuma acontecer depois dos 40 anos. O uso de lentes corretivas melhora a situação nesses casos.

CATARATA

Há casos em que o cristalino perde parte de sua transparência, prejudicando a visão. A esse problema chamamos catarata e sua incidência é maior em pessoas acima dos 50 anos.
A catarata pode ser corrigida através de cirurgia, retirando-se o cristalino prejudicado e colocando-se em seu lugar uma lente artificial.

GLAUCOMA

Existe um problema, onde o humor aquoso se acumula além do que devia aumentando a pressão interna do olho. É o Glaucoma.
Esse aumento de pressão pode, aos poucos, destruir o nervo óptico e provocar a cegueira, pois de nada adianta a imagem se formar corretamente sobre a retina se a mensagem do nervo óptico não chegar ao cérebro.
O diagnóstico é feito pela medição da pressão intra-ocular e o tratamento com medicamentos ou cirurgia.

DALTONISMO

Podemos verificar no artigo “Formação da imagem no olho humano. Como funciona nossa visão” que nós vemos imagens coloridas porque temos três tipos de cones na retina: os que reagem melhor à luz vermelha, os que reagem ao verde e os que reagem ao azul. As cores que percebemos dependem da combinação dos sinais nervosos enviados pelos três tipos de cones.
Devido a um problema genético, algumas pessoas apresentam ausência ou redução no número de um ou mais tipos de cone. Em consequência, a pessoa tem dificuldade de distinguir certas cores. Chamamos isso de Daltonismo.
O daltônico enxerga as cores conforme o tipo de cone que possui.
Veja se você é daltônico, fazendo um “Teste de Daltonismo. Deficiência na visão de cores. “.

CONJUNTIVITE

Quando acontece uma inflamação na conjuntiva, membrana que cobre a parte da frente dos olhos, dizemos que a pessoa está com conjuntivite.
Os olhos costumam ficar avermelhados e a sensação é de “areia nos olhos”.
Bibliografia: 1) César, Sézar & Bedaque – Ciências, entendendo a natureza – Editora Saraiva – 18° Edição.
                     2) Gewandsznajder, Fernando – Ciências, nosso corpo – Editora Ática – 1ª Edição

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Amei achei o q eu queria... ameiiii mesmo obrigado por esse site maravilhoso"!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho astigmatismo e me informei melhor doq eu tenho obrigadaa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...