AD Sense assíncrono

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Esporotricose em humanos. Uma micose que afeta a pele e os vasos linfáticos.

A esporotricose em geral, fica restrita à pele, onde se observa primeiramente uma lesão parecida com uma picada de inseto, que pode desaparecer sozinha ou aumentar de tamanho, mas podem surgir outras lesões, próximas à primeira. É causada por um fungo encontrado nas plantas e no solo.

Esporotricose, micose subcutânea provocada por fungos existentes nas plantas e no solo.
by Roberto M.
O que é esporotricose? Como se pega esporotricose? Esporotricose tem cura, é perigosa?
A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que atinge animais e seres humanos. É encontrado na natureza, principalmente em plantas ou em terra rica em matéria orgânica.
O fungo é amplamente disperso na natureza, justificando assim a distribuição geográfica cosmopolita da doença.
 
Este fungo tem sido descrito em todos os países do mundo como um organismo comumente encontrado em vegetais e solo. A despeito de ser micose universal, a esporotricose é bem mais ocorrente em condições climáticas tropical e subtropical.

FONTES DE CONTÁGIO DA ESPOROTRICOSE

Indubitavelmente, o reino vegetal constitui a maior fonte de contágio, sem predileção por determinado tipo de planta ou vegetação, ou seja, qualquer planta, árvore ou flor de área endêmica é considerada suspeita.

O ser humano tem como principais fontes de infecção os felinos domésticos, vegetais e o solo. Por isso, sua transmissão se dá, geralmente, através de ferimentos com espinhos de plantas, contato com terra ou outros materiais orgânicos contaminados, bicadas de aves, arranhões ou mordidas de gatos infectados.

Os felinos infectam-se pelo contacto com o solo (transmissão dita geofílica, a partir do escavar e encobrir as dejeções com terra, hábito inato dos felinos), com vegetais secos ou em decomposição (locais de afiação ungueal dos gatos), pelas mordeduras e arranhaduras recíprocas (nas brigas e relações amorosas dos felinos).

Afora a transmissão ao homem a partir de felinos, há possibilidade de infecção humana, por força de atividades ocupacionais, e que acomete horticultores, sementeiros, chacareiros, jardineiros, floristas (que se infectam através de espinhos, talos de plantas, palha), ou ainda, de tosadores e tratadores de animais, estudantes de veterinária e profissionais veterinários que são vítimas ocasionais de arranhaduras e mordeduras. Qualquer idade, raça ou sexo podem ser afetados.

COMO ACONTECE O CONTÁGIO DA ESPOROTRICOSE

Normalmente, o fungo Sporothrix schenckii só consegue entrar no organismo quando houver pequenos traumatismos com rompimento da integridade da epiderme. O agente não parece ser capaz de penetrar a pele intacta Entretanto, inalação, aspiração ou ingestão do fungo podem produzir doença.

S. schenckii pode permanecer localizado no tecido subcutâneo, estender-se localmente aos linfáticos ou, mais raramente, disseminar-se à distância pela corrente sanguínea. A forma que assume a doença é provavelmente determinada pela resposta imunológica do hospedeiro.

Formas disseminadas da doença são menos comuns e podem estar associadas a algum grau de imunodeficiência. Essa micose subcutânea pode disseminar-se em indivíduos imunodeprimidos e também afetar vários órgãos internos e tecidos, mais comumente os ossos, articulações e pulmão.

A EVOLUÇÃO DA ESPOROTRICOSE

A esporotricose tem uma evolução subaguda ou crônica na maior parte dos casos, que costuma afetar a pele e os vasos linfáticos próximos ao local da lesão.
Geralmente é uma infecção benigna limitada à pele, mas há casos em que se dissemina para ossos e órgãos internos.

Na maioria das vezes, a lesão na pele começa como um pequeno caroço avermelhado, que, com o passar do tempo, fica mole, libera uma secreção purulenta e se transforma em uma ferida. Essa ferida, que quase sempre aparece nas mãos, braços ou pernas, pode originar outras, em uma espécie de rastro a partir da lesão inicial.

No ser humano, as feridas da esporotricose são dolorosas. No entanto, em 10% dos casos elas evoluem para cura naturalmente. Na maioria dos pacientes, o tratamento adequado (que consiste no uso de antifúngico por cerca de três meses) resolve o problema.
Bibliografia: Lacaz, C. S. et al. - Tratado de Micologia Médica - 9ª Edição - Editora Sarvier

Artigos Recomendados:

167 comentários:

  1. Muito interessante e me ajudou bastante, na pesquisa que estava fazendo. Foi muito util em todos os aspectos, pois tenho felinos em casa, jardins e plantações. Parabéns pelo artigo. Foi muito util e proveitoso.

    ResponderExcluir
  2. Essa doença passa de humano pra humano? Ou de humano pra animais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandra,

      A esporotricose é uma micose provocada pelo fungo Sporothrix schenckii.
      Normalmente, essa doença atinge a pele, o tecido subcutâneo e os vasos linfáticos mas pode afetar também órgãos internos.
      O Sporothrix schenckii fungo causador da esporotricose habita a natureza (solo, palha, vegetais, madeira) e a doença se instala através de ferimentos com material contaminado, como farpas ou espinhos.
      Os animais contaminados, principalmente gatos, também podem transmitir a esporotricose através de mordeduras ou arranhaduras.
      A maioria dos casos de esporotricose estão associados com pequenos traumas da pele como cortes e arranhões.
      Os surtos têm sido associados a atividades que envolvem manipulação de vegetação contaminada.
      O fungo pode entrar na pele através de pequenos cortes ou furos de espinhos, farpas, agulhas de pinheiro, ou arames. Em casos raros, inalação do fungo pode causar infecção pulmonar.
      A esporotricose não é transmitida de pessoa para pessoa, nem do humano para o animal. (A não ser que um humano vá ferir ou arranhar a pele de outro humano ou de um animal com uma unha infectada pelo fungo!!)

      Excluir
    2. A esporotricose tem cura sim,eu me curei com uma única aplicação d hemoterapia,depois fiz outras aplicações p não voltar a doença.

      Excluir
    3. Eliane Rocha estou com esporitricose vc fez apenas uma e a ferida fechou? de quantas ml vc fez eu fiz minha primeira de 10ml mais ainda não vi resultados dela começar a fechar to anciosa será que foi pouca ml??

      Excluir
    4. E se a pessoa tiver esporotricose e o gato arranhar ou morder na ferida? Pode se contaminar?

      Excluir
    5. Vamos pensar: o fugo está na ferida; o gato lambeu a ferida; o fungo da ferida pode contaminar o gato; Logo, se o fungo contaminar o gato ele pode pegar a doença sim.

      Excluir
    6. Muito agradecida pelas informações. Tive esporotricose e não sabia, pois tratei com Aciclovir,achando ser herpes, e fiquei Boa. Fica a dica para os demais.

      Excluir
    7. Roberto. Sua resposta sobre Esporotricose fui muito bem resumida e esclarecida. Obrigada.

      Excluir
  3. A pessoa não tem capacidade nem de ler o conteúdo e já faz uma pergunta dessas, vote.. Parabéns, boa explicação.
    Me ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,

    Para ter certeza que o humano esta contaminado ,tem algum teste sanquineo?ou e so através da observação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela,
      A confirmação da esporotricose é feita pelo diagnóstico clínico e por testes micológicos e/ou sorológicos. Não é por exames de sangue comuns.

      Excluir
    2. Oi boa noite estou com esporotricose a 3 meses vim descobrir a 2 meses to fazendo o tratamento certo mais a ferida abriu de novo a medica falou q não pode passar nada posso passar povedine ou mertiolat?

      Excluir
    3. Procure seguir a orientação médica. Na dúvida, consulte-a novamente.

      Excluir
  5. Olá! Tenho um gato com diagnóstico de esporotricose que está em tratamento e gostaria de saber sobre o possível contágio através da inalação do fungo. Quais seriam os primeiros sintomas indicativos da doença? Dor de cabeça persistente ou algo parecido com sinusite já foi relatado? Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Qual médico devo procurar? Dermatologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RaoZolins,
      Por ser uma doença, normalmente, de pele, a primeira escolha deveria ser um dermatologista.

      Excluir
  7. meu gato acabou de falecer com essa doênça o que devo fazer no local aonde ele ficava pois tenho outros gatos e uma cadelinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure o centro de zoonose de sua cidade e comunique o caso
      O cloro é uma alternativa barata
      a doença tem cura .
      verifique se os outros animais não estão contaminado o fungo é muito agressivo
      cuidado com você . o tratamento em humano é difícil e demorado de tres a seis meses

      Excluir
  8. Infelizmente nem todos os médicos dermatologistas nunca nem ouviram falar desta doença.
    Aconselho procurar um infectologista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui uma infectologista que desconfiou da doença, e me mandou para um dermatologista

      Excluir
    2. Estou com esporotricose,há um mês,e demorei 20 dias p descobrir,fui em três médicos e só mandavam tomar antibiótico.apareceu no dedo indicador.o que me deixou indiguinada, é que eu falava com os médicos que meu braço estava doendo e eles não acreditavam, até que cheguei ao infectologista aí ele examinou meu braço e comecei o tratamento com itraconazol,mas mesmo tomando o medicamento saiu os caroços no braço.o tratamento vai duara três meses.mas sinto muita dor no dedo.

      Excluir
    3. Tem alguma pomada q posso passar ou outra coisa,pois fica ressecado e racha.

      Excluir
  9. Minha noiva esta com suspeita da doenca e esta desesperada pois falaram q nao tem cura...e otratamento e apenas na fiocruz!!! Procede essa informacao , pelos sintomas e sim a msm doenca o que devemos fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo,
      Não fique desesperado. a doença tem cura sim.
      Procure um dermatologista. O tratamento adequado, com a administração de antifúngicos, resolve o problema da maioria dos pacientes.

      Excluir
  10. Existe a possibilidade de esporotricose dentro do ouvido de pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esporotricose é uma doença fúngica. O Sporothrix schenckii, fungo causador da esporotricose habita a natureza (solo, palha, vegetais, madeira) e a doença se instala através de ferimentos com material contaminado, como farpas ou espinhos.
      Os animais contaminados, principalmente gatos, também podem transmitir a esporotricose através de mordeduras ou arranhaduras.
      A maioria dos casos de esporotricose estão associados com pequenos traumas da pele como cortes e arranhões.
      De repente, até pode haver uma contaminação dentro do ouvido caso ele esteja machucado e o fungo chegue até ele. Ou, um gato contaminado arranhe o ouvido de uma pessoa.

      Excluir
  11. Estou c/ essa doença, e estou em tratamento c/ itracozanol a 15 dias,mas nao vi melhoras ainda, quanto tempo em tratamento q posso ter certeza q o medicamento está surtindo efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nirlane,
      O tratamento é demorado. No mínimo 3 meses.
      Portanto, 15 dias é muito pouco ainda para sentir os efeitos do tratamento.
      Na dúvida, procure orientações com o seu médico.

      Excluir
    2. As feridas fecham com quanto tempo???

      Excluir
  12. Na vdd, sabe-se mt pouco sobre essa doença. Estou com "Síndrome Oculoglandular de Parinaud por Esporotricose". Traduzindo em míudos: esporotricose no olho. Trato um gato com esporo mas nunca fui arranhada (nem superficialmente) nem mordida por ele. Demorei mt para diagnosticar pq perdi meu tempo com um oftamologista e uma dermatologista incompetentes que mesmo com meu relato de contato com o esporo e todos os sintomas típicos riram de mim e disseram "que não existe esporotricose ocular".
    Só para alertar: os primeiros sintomas foram uma conjuntivite que não curava com antibiotico, inchaço do linfonodo perto da orelha, aparecimento de granulomas na conjuntiva ,carocinhos ao redor da palpebra e mal estar físico.
    Hoje, trato há 40 dias com 200mg/ dia de itraconazol, colirio antiflamatorio e ainda não notei nenhuma melhora. Mas sei que os resultados só começam a aparecer depois de 2 meses de tratamento. O meu caso é bem incomum mas existe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Infelizmente é lamentável a falra de conhecimento técnico por parte de profissionais especialistas, no caso, oftalmo e dermato. Com uma rápida bysca no Google é possível encontrar relatos e imagens sobre a ocorrência de esporo nos olhos. A região onde moro, Vargem Grande, Teresópolis, RJ, está sofrendo um surto de esporo, meus gatos estão presos em casa e estou tratando de um gatinho de rua com o problema. Neus olhis estão coçando... Estou apavorada pous não sei se contraí o fungo, ou se meus animais também.

      Excluir
    2. Morava em um sobrado,e tinha na época 4 gatos, meu sonho era uma casa baixa, com quintal onde eles pudessem brincar,e fazer suas necessidades,pois estava enlouquecendo com o odor da cx higiênica,meu sonho virou pesadelo!
      Nunca ouvir falar da doença, ou que meus gatos tivessem tido,pois ao longo da vida, sempre tivemos gatos. Uns meses depois de me mudar, meus gatos pegaram uma doença que nem o VT soube o diagnóstico, olhos vidrados,boca ferida,gastei o que não tinha, mas se curaram. Há um ano,e pouco pegaram esporotricose, e por serem soltos o tratamento é demorado, somem levando dois,ou três dias fora!
      Sempre fui arranhada,pois dou a cápsula direto na boca, não aceitam mais na pasta,carne,apareceu uma ferida acima do meu tornozelo,não tem caroço, mas a volta está avermelhada, sinal de infecção! Vou amanhã procurar um infectologista na rede pública, a Unimed não tem!
      Sobre o assunto da infecção ocular,reparei também nos olhos dilatados! Ufa gente, foi muita informação, mas é bom, porque se os próprios médicos não conhecem bem a doença. Então já sabem, gatos presos,nada de passeio, areia higiênica, ou palla especial, telem seus quintas, quem ama protege,e se protege!

      Excluir
    3. Todos os comentários foram de grande valia para mim, tenho uma neta de dois meses, minha filha quase não a trás, acho que tem medo,se souber que posso estar com esporotricose, nossa,vai ser difícil!

      Excluir
    4. O ideal é castrar os bichanos para não irem para rua. Na rua, e no cio,sao capazes de brigar com outros e pegar a doença. Pra vc não se contaminar, dê o conteúdo das cápsulas direto garganta abaixo dos bichanos ou misture com patê.

      Excluir
  13. Meu nome Antônio marcos ela pode se sexomente transmitida ????

    ResponderExcluir
  14. Existe algum produto, pomada ou líquido que se possa passar na ferida que ajude na cura ou somente via oral?

    ResponderExcluir
  15. Estou gravida de 22 semanas. Minha gata tem esporotricose. Já trato ela a mais de 1 ano e ela não cura. Hj não sei por que razão ela enfiou a unha em mim. Passei álcool e passei própolis em seguida. Tenho risco de ser contaminada? Pode ser passado para o meu bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce pode perder o bebê por causa da esporotricose. O tratamento com Itraconazol tb não é recomendado em caso de gravidez. Melhor procurar um medico urgente e relatar o caso a ele, e ficar de observação.

      Excluir
  16. Eu peguei do meu gato q me arranhou,pena q ele morreu,estou me tratando com itraconazol e depois d 16 dias amanheci sem e sem secreção, só acho esquisitos estes nódulos q vazam como um furúnculo, isto é normal,estou me tratando com dermatologista q logo ela diagnosticou pediu exame d sangue específico e se deus quiser vou ficar boa e tbm desejo o mesmo p vcs.

    ResponderExcluir
  17. Trato de um gato com esporo, nas brincadeiras ele sempre me arranha, até agora não peguei nada(graças a DEUS).Eu acho que o segredo é não ter medo da doença e bastante amor é fé em Deus.

    ResponderExcluir
  18. Ola boa noite! Há algum sintoma especifico referente a contaminação através de inalação? Trato de uma gata com esporotricose e tenho sentido aumento de um gânglio situado no pescoço. Ela nao me arranhou mas me preocupo com a inalação . Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, gostaria de saber como evoluiu a questão do aumento do seu gânglio no pescoço. Você foi ao médico? Identificou se era mesmo a doença? Pergunto isso pois estou tratando de um gato com esporotricose e também tive um gânglio aumentado, que estou investigando agora. Mas os médicos nem conhecem a esporotricose e não me pediu exames para isso. Agradeço se puder me responder

      Excluir
  19. EU PEGUEI ESSA BACTÉRIA,FUI AO POSTO E ELES NÃO SOUBERAM ME DIAGNOSTICAR ME DERAM UM MEDICAMENTO ANTIFLAMÁTÓRIO ,MAS EU ESTOU SENTINDO MUITAS DORES NOS BRAÇOS PARECE SER NA CORRENTE SANGUINEA E JUNTO AOS MUSCULOS ,COMECEI A TOMAR ITRACONAZOL 100MG ,A DOR PERCISTE E A CADA DIA VAI SUBINDO NOS BRAÇOS O QUE FAZER ME AJUDEM O INSTITUTO OSWALDO CRUZ NÃO ESTA PEGANDO NINGUEM AGORA DEVIDO A GREVE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu peguei isso dos meus gatos e estou tratando com um infectologista no hospital antônio Pedro. Espero ter ajudado

      Excluir
    2. Esse é o medicamento correto. Itraconazol 100 mg um ao dia. Na ferida aberta, limpe com água boricada e faça uma limpeza também com Povidine.

      Excluir
    3. Meu namorado pegou essa doença começou o tratamento com itraconazol 100 MG por dia no 5 dia ele não aguentou de tanta dor passando mal com falta de ar dores no corpo e no peito parou de tomar o remédio com medo de infartar

      Excluir
    4. Ele conseguiu se curar com outra medicação? Minha mãe está passando muito mal com itraconazol

      Excluir
  20. Eu trabalho numa padaria fui botar o gato para fora e ele estava com estes sintomas porém ninguém se manisfestou para por ele para fora ele me mordeu .eu estou com este problema fui atendido muito bem no hospital Evandro freire fui muito bem atendido esclareceram os sintomas me mandaram para fio cruz chegando lá dia 13.11.2015 falaram que não fazia mais o tratamento lá e me mandaram procurar uma faculdade em Copacabana.já estou muito preocupado porque em mim já está na carne e ninguém me ajudaram nem mederam nenhum tipo de medicamento.eu achei um descaso .poderiam ter pelo menos me dadam algum remédio este e o Brasil que vivemos eles julgam vocês pela aparência. Eu no momento só posso contar com Jesus Cristo .meu ne e Renato pessoa Pereira e eu achei uma pouca vergonha na fio cruz.pois aparece um angolano com suspeita de ebola eles ajudam ele em canto eu brasileiro.37anos de rio de janeiro vou morrendo lentamente quem poder me ajudar com medicamento.entrar em contato meu próprio número .oi.98659 3514/78148422

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fiocruz nao está mais atendendo e estão encaminhado para os postos de saúde. Se vc tiver uma ferida aberta seguida de várias outras querendo abrir pode ser esporotricose. Quase ninguém conhece a doença. Mas o medicamento correto é o Itraconazol 100 mg uma vez ao dia. O tratamento demora muito. Boa sorte.

      Excluir
  21. O meu gato também estava com esporotricose, mais infelismente ele morreu. Depois de um mês eu percebi uma ferida em minha perna, mas eu pensei que fosse cabelo inflamado não levei muito a sério. Os dias foram passando e a feria almentou, ate que desidi procurar o órgão público, jugaram como uma inflamação, e me passaram antibiotico. Tomeu durante uma semana e nada, e minha perna doendo a beça, foi eu novamente a UPA e mais uma vez não diagnosticaram e mudaram o antibiotico e na segunda tentativa nada. Minhas primeira tentativas foram órgão publico, que infesmente não estao preparado pra certas doenças, se e assim que pode ser chamado. Ai na crise econômica....rsrsrs desidi ir no dermatologista particular, que logo viu minha perna e as bolinhas e já diagnosticou o fungo. Mas quando decidi ir em um especialista ja era tarde, a feria ja estava enorme. Já tem 16 dias que estou tomando o itraconazol, tomo 200ml por dia. E ainda não vi melhoras, mais tenho fé em Deus que vai melhirar. Quando eu comecei a ler os depoimentos fiquei mais tranquilam pois não sou a unica. Estava lendo que e um tratamento que pode durar de meses a um ano. E so termos paciência que tudo vai dar certo, Deus esta no controle sempre. O Renato, me desculpe a intromissão, mais e melhor vc gastar um pouco e pagar um dermatologista e mais certo e seguro. Agora minha duvida: já estou tomando a medicação a 16 dias e minha oerna não para de dor e vazar secreção, apessar que o ferimento ja esta muito grande, porém, e normal essa dor infernal de tirar o sono? Como fazer limpeza da ferida? Por favor, precizo muito saber. Desde então, obrigada!! E fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã está com esse mesmo problema o médico mandou ela lavar as feridas com sabão neutro, aquele de glicerina.

      Excluir
    2. Apesar da medicação oral Itaconazol 100mg, o que ajudou muito fechar as feridas de meu gato foi limpa-las com uma pasta de bicabornato de sódio e um pouco de água e logo após colocar a pomada Cetaconazol. As orelhas dele eram toda ferida e após dois meses a ferida está em uma área bem pequena em ambas.

      Excluir
    3. Boa tarde, no caso dos felinos o medicamento Iodeto de potássio (M M Expectorante) é o que ajuda na cicatrização das feridas, ajuda muito! Em humanos não sei se recomendam.

      Excluir
    4. Olá, estou tratando de 2 gatos com a doença,como são gatos de rua um deles pegou bicheira no ferimento, ficou horrível uma ferida enorme e não tinha como enfaixa-lo pois a ferida era próxima a coxa.O veterinário pediu para colocar unguento (piorou) então me lembrei quando o meu esposo fez uma cirurgia no dedo e estava em carne viva o médico pedia para lavar com soro fisiológico e
      colocar óleo mineral, dito e feito passei oleo na ferida do gato e começou a cicatrizar rapidinho, tem quase um mês e já está seco o ferimento.

      Excluir
  22. Estou com a doença ha 1 ano, tratando desde inicio com Itraconazol indicado pelo medico particular, fiz o tratamento por 3 meses a ferida secou e o medico falou para eu parar de tomar o remédio, depois de 01 mês a doença voltou, fiz outro remédio de manipulação e continuei com itraconazol, 3 ao dia, e ainda não me curei, os remédios são caros aqui no RJ, encontrei mais barato no site da ULTRAFARMA, compro 5 caixas todos os meses (média de 25, 29 reais), não tenho mais a ferida, mais se esquecer de tomar o remédio por algumas horas o braço logo fica vermelho, coça e queima, não é uma doença fácil de curar, tem q tomar o remédio certinho e por longos meses. Quando estava com ferida aberta, lavava com sabão de coco e secava com gaze ou papel toalha, não deixava a secreção cair em outras partes do corpo com medo de aparecer feridas em outros lugares, usando o remédio e tendo esses cuidados a ferida fechou mais ainda não me curei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. michele vc passava alguma pomada na ferida?

      Excluir
  23. Uma conhecida minha se contaminou através de mordida de gato foi a dermatologista está se medicando mas os caroços e feridas continuam se alastrando e agora afetando o olho tbm...

    ResponderExcluir
  24. Gente meu pai foi aranhado por uma gata que por sua vez ela não teve culpa ele foi tentar ajudar por que tinha um machucado e ele ia tentar lavar e sem conhecimento ele foi pega lá sem luva , a gata.com medo aranhou , logo em duas semanas ele percebeu que a ferida não fechava ...nossa sentiu altas dores que também teve caroços em todos os lugares , achou que ia morrer como todos que não conhecem a doença e só observam pela internet , tomou itraconazol em dois meses teve a cura graças a Deus e agora ele não precisa mas dos remédios ele tem ainda quatro cartelas do itraconazol quem quizer entre em contato comigo , compramos mas estamos doando na que ele não precisa mas e também por ver que é um remédio caro e quem não tiver condicoes nos avise ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Rocha vc já doou as cartelas do itraconazol?

      Excluir
    2. Estamos precisando,eu e meu marido. Caso não as tenha doado, meu tel é 22-30533939. Obrigada, Deus abençoe a vc, ao seu pai e a td a família.

      Excluir
    3. OS caroços sumirão, ficou resido, tem alguns caroços na pele ainda.

      Excluir
  25. aconselho a todos q estão com esporotricose a continuar o tratamento por mais um mês depois q as lesões cicatrizarem pois o fungo é muito resistente

    ResponderExcluir
  26. Olá por favor se ainda tive o remédio para doar fico feliz, estou tratando de 3 gatos e eu me contaminei tb. Meu contato 996182737 Whatsaap. Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na Fiocruz o tratamento é gratuito.

      Excluir
    2. eles não fazem mas o tratamento lá se vc ir lá ele manda vc ir pro posto e do posto manda vc por hospital do fundão

      Excluir
  27. Olá pessoal! Bom, descobri a pouco tempo que estou com "esporotricose". Não fui ao medico dermatologista, mais tenho quase certeza do que é, gostaria de saber apenas que medicação usar, qual o prazo de horas de um remédio pro outro e durante quanto tempo devo usar o remédio.
    OBS: tenho uma pomada "cetoconazol 20mg" estava passando por cima das feridas, mais parei porque não vi resultado, estou tomando também o comprimido "cetoconazol" 1 vez ao dia, porem ainda não vi resultado. Gostaria de saber se devo continuar tomando o remédio e passando a pomada, ou devo comprar algo mais eficaz, e quanto tempo demora para cicatrizar as feridas, usando o remédio certo. Desde já obrigado, estarei atenta em busca de respostas ! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia amada Mica !!! Amada, Procure o Hospital Pedro Hernesto,em Vila Isabel ,Rio de Janeiro.Quarta ou Quinta-feira, a partir das 13 hs no ambulatório da clínica médica,drº Pedro Cascarelli.Um ótimo médico. Ele não é acadêmico. É funcionário público .Chefe do setor da clínica médica . Ele vai se interessar . Lá também é setor de pesquisa . Vá logo , se ainda não foi . Melhoras e um abraço .

      Excluir
    2. Olá, meu descobriu a doença essa semana... só na Fiocruz q descobriram a doença...semana passada ele foi animada posto de saúde q nem olharam ele e mandou tomar antibiótico e Antiinflamatório e pomada q não adiantou nada!! Na Fiocruz foi diagnosticado por um infectologista q de imediato constatou a esporotricose..meu marido está com cotovelos, joelhos, tornozelos e dedos das mãos doendo muito e inchados... receitaram pra ele itraconazol de 100mg 1 por dia a pós o almoço com qlqr suco cítrico, e ibuprofeno de 300mg 2 compridos a cada 8 horas por 3 dias e dipirona em caso de febre...ele tá indo pro terceiro dia e não tá vendo melhoras..cheio de dor ainda .. tô rezando ao nosso bom Deus q ele melhore logo...e torço por todos vcs tbm..pq é uma doença de longo tratamento ...e bem pode tomar uma cervejinha no Natal, tá proibido rsrs

      Excluir
    3. Digo meu marido q está com a doença

      Excluir
  28. Descobri a dois dias que estou com essa doença estou apavorada estão nascendo Mimi carocos pelos braços costas e peito abaixo do pescoço e inguas nas articulações tô tomando o remédio numa dose diária e lavando as feridas com sabão antibacteriano e colocando a pomada que me foi receitada pela médica mas queria conhecer pessoas que passaram por isso é se curaram ou ainda estão em tratamento estou apavorada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ana paula. meu nome é ELIANE eu tbm estou com esse problema estou em tratamento com o remedio etraconozol um comprimido por dia . a mas de vinte dias . estou desesperada porque ainda n vi melhoras ja fui em 3 medicos diferentes . o diaguinostico foi oo mesmo mas é muito dolorido e mexe com o cistema nervoso mas sei q vai melhorar tenho fé

      Excluir
  29. Boa noite pessoal.Não tenho muito a acrescentar, além do que já foi dito. Estou em tratamento há 3 meses e o meu tratamento está um pouco mais complicado por eu está com a imunidade baixa,além da anemia. Como sou operada de bariátrica o meu caso está um pouco mais ainda complicado. Então a minha dica é:não abandona o seu gato e se cuida, tanto físico como emocionalmente. No meu caso para piorar, tive um problema pessoal, fora a parte. Então precisamos ter paciência no tratamento e confiar em Deus que no final tudo dará certo!!! Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imunidade pode melhorar com xarope de Leucogem. O tratamento de esporotricose é demorado mesmo, mas a dosagem é um comprimido de Itraconazol 100 mg e limpar a ferida com sabão neutro. Eu uso água boricada e Povidine.

      Excluir
    2. Se caso a pessoa apresentar alergia ao Itraconozol sera que tem outro medicamento que possa substitui-lo?

      Excluir
  30. A medica do posto acha que estou com esporotricose(mandou fazer uma biopsa) sou diabetico primeiro apareceu um bola no dedo depois no dorso da mão o primeiro eu perfurei virou uma ferida logo fiquei com febre tres dias e na mesma semana apareceu um caroço no cotovelo diagnostificado como linfonodos hipoecoicos e na canela uma inflamação avermelhada como se fosse uma erisipela alguem poderia me informar se essa infecção pode causar tudo isso.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde. Peguei esporotricose de minha gatinha. Fui ao oftalmologista pois em meu caso a contaminação foi no olho. Como não sabia o que era devo ter coçado o olho após fazer o curativo nela. Tomo o itraconazol 100mg por dia e coloco colírio antiflamatorio três vezes ao dia. O médico falou que é uma doença com tratamento longo. Apareceu uma inguaao lado de meu ouvido direito, mesmo lado do olho infectado. Estou tratando há cerca de vinte dias e i médico disse que somente perceberia melhora depois de um mês e meio. Portanto continuem em tratamento. Tudo vai dar certo. Minha gatinha está bem Melhor. Abração

    ResponderExcluir
  32. GENTE MEU GATO ESTA EM TRATAMENTO VAI FAZER 1 MES.CONSEGUI TRATAMENTO NO INSTITUTO DE MEDICINA VETERINARIA JORGE VAITSMAN, QUE FICA NA MANGUEIRA , RJ.QUEM MORA NO RIO É SO DESCER NA ESTAÇÃO DO MARACANA.PRECISA CHEGAR BEM CEDO , POIS ELES DAO UM SENHA.

    ResponderExcluir
  33. estou com essa doença fui no posto de saude da minha infeliz cidade de japeri rj, centro de zoonose de la nao sabe nem oque e isso, fiquei sem conhecimento e sem medicação a a doença esta no meu corpo todo, estou com o corpo cheio de machucado.

    ResponderExcluir
  34. Olá, gostaria de saber se essa doença pode infectar/ocorrer lesão no couro cabeludo???

    ResponderExcluir
  35. Olá, quais são sintomas da contaminação? A gata tem todos os sintomas, mas nada confirmado, ela me arranhou, como devo proceder? :(

    ResponderExcluir
  36. Oi gente também estou com esta doença peguei do meu gato.Estou montando um grupo sobre o assunto. Quem quiser participar o número é 21 971447186.

    ResponderExcluir
  37. Oi pessoal peguei esse fungo e não sabia diagnóstica a ferida fui no infectologista e so de olhar ele já disse ser espiritricose cuido de uma gatinha que me arranhou brincando comigo mais que tratando dela quase 3 meses pasmem ja fechou todos os machucados que estavam sangrando itraconazol maravilhoso e se Deus quizer daqui a 3 m ezes estarei curada também estou tomando itaconazol 100mL ibropofeno 600mL e cefaleccina 500mL e clotrinazol pomada 2x ao dia mais isso tem 6dias apenas meu machucado ja esta secando Gracas a Deus só sinto muita dor nas costas e nos caroços que apareceu no meu pescoço e braço so estou com uma ferida no braço pequena vamos ter fé gente que logo iremos estar todos curados em nome de Deus .abraços

    ResponderExcluir
  38. Olá boa tarde,sou cuidadora de animais de rua e no momento tem uns gatos comfungos na pele caindo todos os pelos, ainda não foram diagnosticados com essa doença só que eu tb estou comuma lesão pequena a quase um ano na parte interna do nariz melhora e volta agora pesquisando e vendo o comentários detods vcs fiquei preocupada fui na Dermatologista pediu pra eu ir na Otorrino disse que nada DE ANORMAL DEU UMA POMADAE NADA DE MELHORAR, SERÁ QUE PODE SER ESSA DOENÇA, ME AJUDEM POR FAVOR E OUTROS SINTOMAS DE MANCHAS VERMELHAS TB

    ResponderExcluir
  39. Estou com esporio ja tomando itraconazol,minhas dúvidasSão:tenho além da gatinha infectada q ja esta com a ferida fechada,tenho mais 2 gatinhas. A dúvida é que posso contaminar essas 2 gatas? As minhas feridas já estão bem secas,não tenho nem 7 dias de tratamento,fico grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pelo q já li o humano não contamina outro humano nem contamina um animal
      Boa sorte

      Excluir
  40. Minha gatinha está com esporotricose porém já está secando a ferida, está sendo tratada! O problema é q eu deixei ela me arranhar com a pata q n está contaminada pelo fungo porém sangrou, imediatamente eu passei antisséptico, devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  41. Sou do sexo feminino, tenho 36 anos e estou com esporotricose. Peguei o fungo pelo contato com minha gata. Estou preocupada. Gostaria de saber qual exame laboratorial existe para descobrir se meus filhos pegaram, pois, o tempo de incubação da doença pode variar de pessoa pra pessoa.

    ResponderExcluir
  42. Minha filha pegou e não sabemos como,pois não temos animais. Já estamos tratando. Em qto tempo o Itraconazol faz efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ler a postagem, verá que não é só com animais que se pega a esporotricose. Verá também que, normalmente, cerca de 3 meses de tratamento com o antifúngico adequado resolve o problema.

      Excluir
  43. Minha esposa está com esse fungo tbm ,uns caroços no até braço já está a três semanas tratando,com um ifctologista, não tinha ferida aberta só os nódulos vermelho porém um abriu e vaza uma pequena secreção,mais ela não sente tanta dor mais ,mais os caroços estão no antebraço,mais tenho fé em Deus q vai dar tudo certo,

    ResponderExcluir
  44. Gostaria de saber de todos e até mesmo dos profissionais se o itraconazol manipulado é confiável

    ResponderExcluir
  45. Adquiri essa doença, foram duas semanas de tratamento e agors estou sentindo muitas dores nas coxas. A noite chega ser insuportável. Alguém pode me ajudar? Zap 21 979098951 Alexander

    ResponderExcluir
  46. Respostas
    1. Vc já esta tomando o Itraconazol 100 mg uma vez ao dia. Se sim, ele costuma dar dores. Masa vc deve tomar o medicamento junto com a refeição, pra diminuir as reações.

      Excluir
  47. Boa tatde! Descobri que estou infectadas a 3 dias... Meu gato estava com essa doença ao tentar fazer o curativo nele fui arranhada no braço, imediatamente lavei com sabão neutro achei que era o suficiente,depois de algumas semanas saiu uma mancha avermelhada no meu braço próximo ao meu pulso uma semana depois estorou uma ferida e comecei a sentir um incomodo mto grande parecendo várias ínguas no meu ante braço estou tomando itraconazol 100mg só que não sinto melhora nenhuma gostaria de saber se é normal sair essa ferida na boca tbm pois estou com mto medo porque saiu 3 caroços dentro dá minha desde já agradeço a todos!!!

    ResponderExcluir
  48. Olá, boa noite! Eu também contraí o fungos tratando do meu gato contaminado. Ele não é castrado, ia pra rua, ficava o dia todo e quando voltava, vinha todo machucado. Certa vez, fui passar remédio nele e ele me mordeu e me arranhou. No momento eu não conhecia a doença. Com o passar do tempo, fui notando que as feridas no meu felino se alastravam, foi quando resolvi pesquisar na internet. No dia seguinte comprei o itraconazol e desde então, todos os dias de manhã dou um comprimido de 100ml para o meu gato e em seguida tomo outro. Em relação as feridas na sua boca, é possível sim. Levando-se em conta que o fungos pode está presente em varias partes do nosso corpo. Espero ter ajudado. Melhoras pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Com meu gato aconteceu dá mesma forma ele saia pra rua e passava de dois a três dia fora de casa sempre que ele voltava ele estava machucado ... Não demorou mto para ele aparecer com o fungos.
      Obg pela atenção!

      Excluir
    2. Me ajudou muito obrigado pela atenção!

      Excluir
    3. Vc deve castrar seu animal imediatamente. No cio, ele vai pra rua e se arranha com outros gatos, adquirindo a doença. O seu tratamento esta correto, pro gato tb. Mas castre o seu bichinho.

      Excluir
  49. Meu gato esta em tratamento dessa doença. Todas as feridas fecharam e ainda estou dando o medicamento por mais 30 dias, peguei bem no começo. Tenho algumas coisas para dizer com muita clareza que pode desagradar alguns criadores e donos(eu resgatei meus gatos TODOS da rua) amo muito cada um deles e sofro quando um morre. Mas gostaria de pedir aos donos de animais que estejam doentes, por favor não abandone seu animal na rua se ele tiver pego a doença, junte dinheiro e faça a eutanásia. O gato abandonado na rua com a doença contamina dezenas antes de morrer. E é uma morte horrível! Entre abandonar e sacrificar optem pelo sacrifício. Sei que nem todos tem condições para o tratamento que é caro e prolongado, mas juntar e pedir emprestado pra sacrificar seu animal é o mínimo de dignidade e respeito por ele e pelos animais dos outros que podemos ter. Beijos de luz!

    ResponderExcluir
  50. Um gato de rua que invadia a minha casa para roubar a comida do meu gato, acabou passando a doença para o meu gatinho. Então, capturei o gato e o levei para o Zoonoses de minha cidade. Isso aconteceu em 01/01/17,dias depois 13/01/17 apareceu algo parecido com um furúnculo no meu braço. Não liguei muito, mas ao ler mais sobre a doença fiquei preocupada e no dia 21/01/17 Liguei para o veterinário do meu gatinho e ele me orientou a procurar um hospital. Lá me passaram o intraconazol de 100ml para dermatite tomado por 3 meses, mas me alertaram que o tratamento é longo e que deveria ser acompanhado por um dermatologista. Semana passada abriu um úlcera e formou uma ferida. Envolta dessa ferida apareceram outras pequenas feridas. Acabei tendo uma infecção. Está semana a dermatologista receitou o antibiótico Astro 500 e solicitou um exame do fígado. Por via das dúvidas passei a me tratar também com um infectologista. A princípio a medicação está correta, mas se não houver melhora ele aumentará a dose do intraconazol ou irá mudar a medicação. A partir da semana que vem farei o acompanhamento com eles semanalmente. O mais engraçado é que o meu gato, com 10 dias de medicação fechou todas as feridas e hoje já nasceu até os pelos. Mas ele continuará com a medicação pelos 3 meses.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde!
    Alguém poderia me ajudar por favor!
    Estou tomando Itraconazol 100mg e estou sofrendo com fortes enjôo se souberem o nome de algum remédio que possa aliviar os enjôos ficarei grata.
    Desde já obg

    ResponderExcluir
  52. Bom dia.
    Estou cuidando do meu gato com esporotricose.
    Ele ja me arranhou algumas vezes mas nada aconteceu. O arranhado secou normalmente.
    Só que me apareceu um carocinho no braço tipo picada de inseto e virou uma pequena ferida q não sara. Pode ser esporotricose ou só da ferida no local onde foi arranhado? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha com a minha filha, apareceu como se fosse uma picada de mosquito, depois abriu e formou uma ferida, levei ela no dematologista ela falou q era esporotricose, agora minha filha está fazendo tratamento com itraconazol 100

      Excluir
  53. Apareceu uma bolinha debaixo de minha unha hoje , acho que pode ser esporotricose! Posso passar alguma pomada ? Ou melhor procurar um médico antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na dúvida procure um médico. Ele irá te indicar o remédio correto.

      Excluir
  54. olá boa noite, o médico confirmou a esporotricose em mim a alguns meses e me passou 200 MG de itraconazol por dia ,100 MG na parte da manhã e 100 MG a noite, hoje a minha ferida está cicatrizada porém ainda está roxo, isso significa que não curou?? ou é normal deixar cicatriz?? eu fui a praià várias vezes, penso que talvez tenho ficado escuro por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Leticia, boa noite.
      Gostaria de saber se você ainda está em tratamento, pois o meu caso é idêntico ao seu.
      Grato,
      Walter.

      Excluir
  55. Olá pessoal, tenho um gato de 1,5 meses que mandei castrar e ele veio com uma feridinha na almofadinha da pata que não curou, foi diagnosticado a esporotricose, minha filha de 4 anos pegou no olho, ficou parecendo um terçol, com um enorme caroço no pescoço, e vários nas perninhas, fiz tratamento de 7 dias com amoxilina sem resultado, levei novamente e foi mudado para a cefalexina, colírio tobramicina, antialérgico pra ela não cossar, e mais uma pomada pela oftalmologista,agora espero o retorno do oftalmo, pediatra na quarta, em relação ao gato arrumei um lar temporário pra ele, com a Sandra ( Ong Morena Flor) que não tenho palavras pra agradecer à ela, as atenções de Guinga Peres, atodos que estão me ajudando. Depois das consultas voltarei a dar explicações que com criança é mais complicado tem que ter mais cuidado.

    ResponderExcluir
  56. Essa doença causa manchas na pele ? E se causa manchas elas deixam a pele com dormência?

    ResponderExcluir
  57. Tenho itraconazol para doar meu gato morreu dá doença e tem meio vidro de remédio Zap (21) 970044818 moro em Cosmos Campo grande

    ResponderExcluir
  58. Estou com esporotricose, porem, desenvolvi duas lesões uma no braço e outra no peito, isso é comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as lesões costumam se expandir na testa, colo, braços e pernas...Eu peguei na testa sinto dores de cabeça terríveis e braços e pernas..Quanto antes p tratamento for feito ajuda o fungo a não expandir

      Excluir
    2. Vítor está lesões que expandiram na testa são tipo bolinhas ou caroços ? Pq estou com esporotricose na perna e apareceu umas bolinhas vermelhas parecendo alergia na testa estou apavorada.

      Excluir
  59. Bom me chamo Luciana, peguei esporotricose do meu gatinho minha luva rasgou na hora que eu estava passando a pomada aí me contaminei, infelizmente meu gato veio a falecer,comecei a me medicar com itraconazol...E uma boa dica estou passando gel de babosa nas lesões tem 4 dias e elas estão sumindo..comecei o uso do itraconazol tem 7 dias e com a ajuda do gel de banho estou tendo resultados..Tbm dia sim dia não tomo gel de babosa com laranja batido no liquidificador 3 colheres de 20 ml dia sim outro não.. a babosa( aloe vera) e antifúngica e ajuda no sistema imunológico temos que nos alimentar bem pois o sistema imunológico vai contar muito para cura...Tome bastante cenoura, beterraba e laranja batida no liquidificador,suco de tomate.. Vamos nos alimentar bem comer frutas e legumes para aumentar a imunidade..Laranja, limão, beterraba, cenoura, couve, brócolis, maçã,ovos, gengibre para aliviar as dores só pra quem não toma remédio para pressão alta..bom essa é minha dica estou fazendo estas coisas pois meu sistema imunológico estava baixíssimo...E não esquece duas três vezes ao dia passar gel de babosa( aloe vera)

    ResponderExcluir
  60. Estou tratando minha gata e morrendo de medo de tb pegar a doença por contato com as secreções. Posso tomar o medicamento até às lesões da gatinha secarem? Após secas as lesões os meios de contrair seriam apenas por mordida ou arranhões?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  61. Gente estou mto nervoso, meu gato está com essa doença e tem umas semanas apareceu atrás da minha orelha no couro cabeludo carocinho avermelhados e coça mto Será q estou com a doença?

    ResponderExcluir
  62. IRei fazer um grupo no zap para tirarmos dúvidas, e dividimos experiências sobre a doença e as rações e até mesmo ajuda com medicação e etc. Precisamos se unir conheço pessoas que entraram em depressão após o diagnóstico da doença. Isso só afeta ainda mais o quadro de progresso do tratamento. Sou do Rio de janeiro interessados a participar deixem o whatsapp ou comuniquem o interesse que entrarei em contato . Beijos a todos Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para podermos nos comunicar com você, seria necessário, primeiro, você se identificar não é mesmo?

      Excluir
  63. Olá.. bom minha mãe pegou a esporotricose ela eo gato estou tomando o remédio o gato já está tomando a um tempo
    EA doença só apareceu na minha mãe de um tempo para cá e eu já pesquisei e pesquisei mas não vi nada sobre coisas que não podem comer ou e tudo livre mesmo?

    ResponderExcluir
  64. Olá eu mim chamo Raquel eu fui arranhada nas pernas pelo meu cachorro que está com esporotricose mas rapidamente eu lavei com álcool em gel no local.. será que eu corro o risco de ser contaminada msm assim que lavei com álcool em gel no local???
    Porfavor mim ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risco sempre haverá. Passar álcool não dá a certeza de que a contaminação já não tenha se instalado. Caso haja sintomas, procure um médico.

      Excluir
  65. Olá. Tem algum exame que possa confirmar a esporotricose no olho humano? Meu marido está com contra untivite a 15 dias sem progresso no tratamento. Comentei com a oftalmologista que ele cuida de tres gatos que estão com esporo. Ela indicou o Itraconazol sem ter feito nenhum exame, sem confirmação do diagnóstico. Tem alguma indicação de exame? Estamos aflitos. Pois a infectologista não soube informar se existe cultura fungica no olho. O que fazemos?
    Me chamo Jô e sou de Recife.

    ResponderExcluir
  66. Uma maneira que conheço é biopsiar a lesão e realizar estudo histopatológico e de cultura para bactérias e fungos do raspado e secreção conjuntivais para confirmar a hipótese etiológica de esporotricose ocular.

    ResponderExcluir
  67. Roberto, boa noite! Meu gato brigou na rua há dois dias. Hoje à noite notei o lado esquerdo da cabeça inchado. A evolução da esporotricose, caso seja, é rápida assim? Amanhã vou procurar um vet.
    Ass, Geise

    ResponderExcluir
  68. Cuido de um gatinho de rua à alguns anos. Ele apareceu machucado, tranquei ele na lavanderia, já tem uns 15 dias, a ferida não seca, o veterinário disse que é esporotricose, minha preocupação é que tenho uma bebê de 4 meses e 4 gatinhos que ficam só dentro de casa, estou morrendo de medo, temo que tenha passado pros meus gatos, pra mim, ou até mesmo pra bebê. Nunca tinha ouvido falar nesta doença, antes do diagnóstico, não utilizava luvas pra cuidar dele, e meus gatos entravam na lavanderia, eu levava a bebê no carrinho pra ficar comigo, agora estou agoniada, morrendo de medo de prejudicar minha filha... Não sei o que fazer!
    Será que somente este contato, sem arranhões, pode haver contaminação?
    Existe algum exame que pode ser feito sem ter aparecido sintomas?
    Após o contágio no humano, quantos dias pode aparecer algum sintoma?
    Se eu continuar cuidando dele, só de limpar a lavanderia com água sanitária já evita o contágio?
    Estou muito aflita, tenho muita pena dos bichinhos, gosto de cuidar, mais não posso prejudicar minha filha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia acima os itens "Como acontece o contágio da esporotricose" e "A evolução da esporotricose".
      Veja também algumas dicas dadas no site da FIOCRUZ:

      Os gatos podem transmitir esporotricose para as pessoas?
      Sim, por meio de arranhões, mordidas e contato direto com a lesão. Por isso é importante que o diagnóstico seja feito rapidamente e que o animal doente receba o tratamento adequado. Animais doentes não devem nunca ser abandonados. Se isso acontecer, eles vão espalhar ainda mais a doença.

      É possível que um gato doente contamine outros animais que convivem no mesmo ambiente, como uma casa, quintal ou apartamento?
      Sim. Por isso é aconselhável isolar o gato do contato com outros animais, separando-o num ambiente próprio, para que receba os cuidados de que necessita sem comprometer a saúde dos outros bichos da casa.

      Que cuidados podem evitar a transmissão?
      Uma boa higienização do ambiente pode ajudar a reduzir a quantidade de fungos dispersos e, assim, novas contaminações. É também importante não manusear demais o animal, usar luvas e lavar bem as mãos.

      Outro cuidado muito importante: em caso de morte do animal com esporotricose, é essencial que o corpo seja cremado, e não enterrado. Isso porque a micose pode se espalhar pelo solo, espalhando a doença entre outros animais.

      Excluir
  69. oi estou com esporotricose ,fui a dermatologista ,estou me tratando ja a 3 meses so tive uma ferida que nao se espalhou onde nasceu permaneceu ,boa parte ja cicatrizou mais quando penso que esta ficando bom aparece em cima dessa uma bolinha de pus .A dermatologista falou que sou resistente ao itraconazol ,ela dobou de 100 para 200 ml agora nao esta nascendo mais bolinhas de pus ,esse bagulho e doido dificil de curar ,ja fis exame para saber como anda o figado mais ate agora esta tudo bem espero que meu depoimento sirva para alguma coisa

    ResponderExcluir
  70. Minha filha está com esporotricose. Ela já está tomando itraconozol de 100mg. Existe alguma pomada que ela possa passar para aliviar as coceiras e secar as feridas?

    ResponderExcluir
  71. Minha mãe está com esporotricose no braco está tomando itraconazol 100mg dia mais está com muita dor nos joelhos muito catarro e tosse enjoo e vômitos será que pode ser efeito do itraconazol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses antfúngicos, tipo itraconazol, costumam dar efeitos colaterais no fígado, dando enjôos, tonturas e vômitos.
      É de suma importância o acompanhamento médico, inclusive com exames de laboratório, para verificação do comportamento hepático devido à administração do medicamento.
      Conforme o caso, a medicação deverá ser interrompida para não causar maiores danos ao fígado.
      Digo tudo isso por mim mesmo, pois já tive problemas hepáticos devido a um tratamento longo na tentativa de curar uma micose de unha com cetoconazol.

      Excluir
  72. Estou me tratando a 15 ďa os ña fulos estão diminuir,mais a ferida ainda esta aberra,o que eu passo pra fechar.esta sem pus.

    ResponderExcluir
  73. Roberto. Boa tarde. Estou com essa doença. Estou tomando Itrconozol de 100mg há quase um mês e meio e ainda não fiquei curada. Estou muito assustada com as marcas de machucados. Será que vou melhorar? Estou ficando deprimida. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai melhorar sim. Faça direitinho o que o médico mandou. Esse tratamento é um pouco demorado, costuma durar cerca de três meses. Mas, se tiver alguma dúvida procure orientação do seu médico.

      Excluir
  74. Essa doença pode dar dor nas pernas?

    ResponderExcluir
  75. Tive contato com gato de rua, e acabei pegando uma micose, fui ao dermatologista e ele me receitou uma pomada que não adiantou em nada. Pesquisei e encontrei sobre esporotricose, ao meu ponto de vista estava com isso, pois apareceu uma bolinha na minha mão que coçava muito e começou a aparecer outras ao redor, isso por eu ter tido contato com o gato que depois de um tempo levei ele no veterinario que o diagnosticou com esporotricose. Como li que esporotricose é causada por um fungo, começei a comer 1 (um) dente de alho todos os dias picado de manhã, pois sei que alho é um ótimo antifungico, em uma semana as bolinhas tinham secado e em duas semanas a micose tinha desaparecido. Mas como relatei não sei se era esporotricose, mas ao meu ponto de vista sim.

    ResponderExcluir
  76. Gente, alguém do grupo que tenha (ou teve) esporotricose aqui em São Paulo e que tope participar de matéria para o Programa Fala Brasil, da TV Record? Gravaríamos já na segunda-feira (05/03/18). Participação rápida. Se tiver gatos para aparecerem na matéria, seria bacana. Podem me ligar Sandra Cunha (11) 99694.8607

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Boa noite. Estou com essa doença a um mes,e . ainda sinto muitas dores pelo corpo, principalmente nas juntas é horrível,meus olhos ficam vermelhho a ferida fechou mais apareceu em outro lugar tomo itraconazol meu fígado anda reclamando. Gente isso é desesperador parece que vou morrer

    ResponderExcluir
  79. Oi Roberto bom dia.
    Estou com esporotricose a dois e me trato a um mes,sinto muitas dores nas juntas. Principalmente nos tornozelos,tenh t ate dificuldade para andar. Tomo itraconazol 200 por dia. Mais sinto que está atacando meu estômago uso omeprazol e bromoprida. Mais mesmo assim sinto enjoo a médica falou cque não posso parar o tratamento estou assustada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses antifúngicos costumam atacar o fígado sim. É necessário fazer um controle médico sobre esses efeitos colaterais.

      Excluir
  80. ajudando o pessoal
    eu e minha mae fomos ajudar um gato ferido na rua, fomos mordidos
    ae foi aquele uó, corremos tudo que hospital ,vacina etc....
    vacinas tomadas e feridas ainda abertas
    vários médicos depois uma infecto diagnoticou esporotricose

    tratamento itraconazol.
    com menos de um mes as feridas fecharam.
    minha mae tomou normal e nao teve mais nada. 6 meses de tratamento.

    eu tenho 36 anos , ferida fechou com um mes e depois veio as dores nas juntas!!! de eu me levantar e tomar banho quente para aliviar.

    bom!!! perguntei a médica o que poderia ser as dores nas juntas
    ela disse que poderia ser o tipo de esporo que meu organismo pegou.
    tenho minhas duvidas se eram mesmo.
    poderia ser um efeito colateral do remédio.
    nao sei.
    minhas dores nas juntas demoraram cerca de 2 meses para sairem!!
    ou seja no 4 mes de tratameno já nao tinha dores nas juntas.

    terminei o tratamento em 6 meses !!! sempre sendo " dosado" pelo exames dde sangues periodicos.....

    eu e minha mae nos curamos com 6 meses de tratamento os dois.

    dando o relato para ajudarem a voces que passam pelo tratamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu relato, ajuda muitas pessoas que tem duvidas sobre o tratamento... Uma pergunta vc teve uma ferida so, ou várias? E as dores nas juntas começaram antes de vc tomar o itraconazol ou depois? Pq estou com muitas dores nas juntas no corpo todo, e começou as dores depois que tomei o itraconazol.. no meu caso é so uma ferida a biópsia foi feita mas não veio o resultado ainda, mas estou tomando o itraconazol pq acho que e esporetricose.. se puder me responder agradeço...

      Excluir
    2. Oi boa tarde.
      Olha as minhas dores começaram uma semana apoa eu ser diagnosticada com esporotricose. No meu caso pegou a corrente sanguínea,e inchou meus vasos linfáticos. Hoje estou bem melhor,a ferida fechou,mais sei que ainda estou com a doença,por causa dos meus olhos,por por passou para as minhas vistas também. Continuo tomando 200 itraconazol por dia. Alguns efeitos eu sinto como o estômago. Mais tomo omeprazol pela manhã e ranitidina a noite. Isso ajuda,e tenho feito exames periódicos de sangue pra ver o fígado. Vai passar vc vai ficar curada tenha muita fé.

      Excluir
    3. Amem! Vc teve só uma ferida? Pq em mim só tem ferida, mas está crescendo.. e estou sem orientação médica esperando a biópsia, e desesperador não saber o que é realmente... Comecei tomar o itraconazol meus olhos ficaram vermelhos, comecei sentir dormência nas pernas, fora a dor pelo corpo todo... Então fico com medo de continuar tomando o remédio.. pq não sei se esses efeitos é pelo o remédio ou pela a ferida.. mas creio que vai passar, pois Deus está cuidando de mim, e de todos vcs...

      Excluir
    4. Oi boa noite. Comigo foi assga também,ataco a as vistas,e nodolos linfáticos ficaram inchados,uma ferida so. A ferida fechou mais os nodulos ainda inchados a vista melhorou tomo 200 de itraconazol por dia estou indo para o 3 mês

      Excluir
    5. Olha outra coisa se vc faz uso de sivastatina nap pode tomar junto com itraconazol,vc tem que parar com a sivastatina pq se não vc intoxica seu organismo

      Excluir
  81. boa tarde atodas as pessoas que estão passando por essa doença em 2011 eu contrai esse virus na vdd nao sabia o que era pensei em qualquer doença menos nunca imaginei que fosse esporotricose fui no médico mostrei eo que ele fez receitou antibiotico tomei 7 dias acabei de tomar e nada resolveu ate que resolvi passar em uma dermatologista fiz uma biopcia constou fungos começei a fazer uso do fluconazol todos os dias sem falhar um dia pensei que não ia resolver o problema pra conseguir o remedio foi pior ainda muito caro foi muito dificil eu trabalhava minhas roupas e onde eu dormia ficavam todas sujas de secreção e sangue porque no antebraço doia muito ferruava eu ja tinha perdido a esperança depois de uma no e meio de tratamento o resultado foi positivo foi cicatrizando aos poucos ate secar ate hj aos 30 anos de idade as cicatrizes ficaram nunca mais sairam espero ter partilhado umas das minhas esperiencias mais ruins que qualquer pode passar so que teve e tem passado por isso sabe como e dificil na epoca ,ate hj eu so não entendo porque a medicina as vezes ainda e tão falha em seus diagnosticos sendo que e uma doença tão seria e comum entre as pessoas vlw!!

    ResponderExcluir
  82. O melhor e mais esclarecedor artigo sobre esporotricose que encontrei. Parabéns Roberto pelas informações com tanta propriedade de conhecimento. Eu, por exemplo, contrai a doença cuidando do jardim de minha casa. Não tive acesso a qualquer animal gato e cachorro que estivesse com tal fungo e sequer sadio. Realmente, como muitos depoimentos, a nossa classe médica parece não estar preparada para tal fungo. Quando procurei atendimento médico, primeiro me foi receitado anti-inflamatório, e depois antibióticos. Só quando começaram a aparecer pequeno linfonodos que dermatologista desconfiou que seria a esporotricose. O grande problema é que todos só estão associando tal doença ao gato e não é bem assim. E como o Dr. Roberto coloca. Se contrai a doença simplesmente manuseando o solo infectado com o fungos, sobretudo locais úmidos com plantas madeiras úmidas e putrificadas. Por isso, assim que aparecer a ferida é bom pedir exame citológico do tecido e lembrem aos médico que não é só o GATO infectado com o fungo que vai passar a doença para o humano, o solo úmido é o principal hospedeiro deste fungo.

    ResponderExcluir
  83. Eu fui diagnosticada com esporotricose , peguei do meu gatinho, nao usava luvas quando cuidava dele, no mesmo dia quando apareceu ferida no meu dedo comecei sentir mal estar, e mutias dores articulares que mal consigo andar,fui na dermatologista ela confirmou que e esporotricose, mas ela disse que dores articulares nao e por causa do fungo, fui também na emergência , e também no reumatólogo mais meus exames de sangue e raio x estao todo normal, tenho 38 anos. Eles nao sabem porque eu tenho essas dores articulares. Eu li no internet que o fungo SIM pode afetar as articulações em alguns casos . Ja esto tomando Itroconazol a duas semanas ferida ja esta secando mais minhas dores articulares so aumentam. Nao seI o que fazer mais, eu sou atleta e não consigo nem treinar, sem dizer andar direito. Alguém ja teve essa problema, isso pode acontecer? Como tratar essas dores articulares se for causadas por esporotricose? Não aguento mas essas dores, especifico nos pês, no calcanhar e nos joelhos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você olhar lá no comentário 145 verá um relato de alguém que sofreu com dores nas juntas durante a esporotricose.

      Excluir
    2. As dores diminuem quando vc passa a tomar o Itraconazol logo após o almoço com suco de laranja.

      Excluir
  84. Olá. Há 6 meses tenho em minha coxa direita manchas que no principio eram avermelhadas em alto relevo e depois ficaram roxas. Nao sinto dor, não são feridas são apenas manchas por isso nao teve pus, e o dermatologista me disse se tratar de esporotricose. Já tinha me tratado com um clinico geral que me receitou antibiotico e pomada mas como nada resoltou procurei um dermatologista. Iniciei o tratamento com itraconazol 2 comprimidos ao dia, e 30 gotas de iodeto de potassio, entretanto, o iodeto me deu muitas reacoes como, vômito, gosto de metal na boca, e excesso de saliva, aí eu resolvi parar de tomar o iodeto e continuar com o itraconazol. Será que o resultado é o mesmo somente com o uso do itraconazol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me tratei apenas com Itraconazol uma vez ao dia durante dois meses e fiquei curada.

      Excluir
    2. Começou a tratar no início?

      Excluir
  85. Olá estou tomando itraconazol 100mg duas vezes ao dia a uma semana mais a cada vez mais continua a aumentar ja tenho tipo umas quinze feridas queria saber se eu posso usar bandeide para esconder pois estão horiveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bom fechar. Faça compressa com água morna. Ajuda a diminuir as feridas. Não deixe de tomar o Itraconazol pois é este remedio que vai matar o fungo e lembre que o tratamento é demorado.

      Excluir
  86. Gostaria de saber se a pessoa que está fazendo tratamento de esporotricose for aranhado outra vez , mesmo tomando a medicação tem o risco de parecer outra ferida se for aranhado

    ResponderExcluir
  87. Acredito que não. É bom perguntar ao dermatologista

    ResponderExcluir
  88. Olá gente , lê muita coisa sobre essa doença , em cerca de 54 dias atrás peguei um gato que estava na rua , ele estava tão mau que nem poderia imaginar essa doença , pois visivelmente apresentava que alguém tentou matar ele , vocês sabem que as feridas do corpo com esporotricose são feias , eu só as percebe no final quando as piores eu tinha tratado do animal, pois até o osso da pata dava pra ver , ele tinha dado sorte que não tinha dado bicheiras , mas infelizmente após dias quando observei que ele não melhorava , resolve leva no veterinário , e no dia que levei e dei apenas um comprimido , ele veio a falecer , mesmo nao sendo meu ,fiquei mau , mas na hora de dar o medicamento ele me arranhou , e daí a cerca de 20 dias pra cá obtive dois caroços que se tornaram um ferida grande no braço próximo ao pulso.
    Pois bem , eu estou bem melhor , porém não sei se com todos fará efeito , mas irei relatar pra quem adquiriu .
    Comigo está dando certo assim.
    Nada de pôr pomada, em mim só piorou .
    Tomo cefalexina 8/8 porque infeccionou , mesmo limpando sempre.
    Tomo o itraconazol 1 ao dia antes do almoço.
    Comprei sabão de enxofre , eu passo bastante deixando uma pasta de sabão por uns 5 minutos , lavo com soro fisiológico , pingo álcool iodado , e coloco uma pequena e fina camada de gase, pois percebi que assim ela está melhorando , obs : vai grudar se passar mas d 8 hrs de um curativo pra outro ,eu faço vários por dia .
    Algo que estou fazendo que em dois dias tive uma surpresa incrível talvez até por coincidência , mas tive , acordo 5:30 da manhã , eu pego 2 dentes grande de alho , e amasso bastante , deixo por 15 minutos , jogo 2 colheres de mel , e engulo de barriga vazia , apois uns 20 minutos jogo água dentro do recipiente em que amassei o alho e bebo , algo de 150 ml de água , e apois mas 15 minutos eu bebo mas 200ml d água e só apois esses 45 minutos após consumir o alho ,eu tomo café , e antes de dormir eu consumo 1 dente de alho sem amassar , como se fosse um comprimido .
    Tem uma solução ainda mas forte que é a mistura do alho com a cebola , e mel , porém irei fazer apartir da data 20/08/2018 que irá fechar 7dias eu usando apenas o alho .
    Na receita é por 10cebolas rochas + 10 de cabecas de alho roxo , e medir 1kilo de mel na balança , e bater por 3 minutos no liquidificador .e por em uma garrafa de vidro e deixar na geladeira por 7 dias bem lacrada .
    Eu não levava a sério esses tipos de remédios caseiros , mas estava limpando a ferida , passando a pomada furacin que eu já vi fechar abcessos em cachorros que achei que iriam morrer , e tomando antiflamatorio com antibióticos e a ferida tava só crescendo , e tava com mau cheiro e doendo e inflamada .
    Hj no 5 dia ao acordar fiquei tão feliz que vim relatar a vcs que veem ler algo em busca de ajuda.
    Com isso fica a dica
    Lavar a ferida com sabao de enxofre deixando por alguns minutos
    Retirar o sabão com soro fisiológico
    Pingar álcool iodado
    E por curativo (faca 4ou3 por dia ) ,uma camada de gase bem fina .
    Tomar 2 cabeças de alho amassado com mel 45 minutos antes de comer algo assim que acordar , e comer um dente de alho antes de dormir .
    Espero que sirva pra mas alguém .

    ResponderExcluir
  89. Beber bastante água , e evitar alguns alimentos , entre carne de porco , presunto , bebida alcoólicas ,evitar gorduras de todos os tipos pra mim está sendo bom,cortei açúcar pois reparei que quanto mas besteira consumia , maior ficava a ferida , procuro comer alimentos com omega 3 , complexo b e zinco ajudam muito a sicratrizacao , e como cortei alguns alimentos , estou tomando polivitaminico de A a Z , pra não me sentir fraco , e baixar a imunidade pois se isso ocorrer , piora mas , não sei se todos lêem os efeitos colaterais do itraconazol , mas e de assustar , então ao meu ver , melhor fazer um sacrifício pra ter um resultado a curto prazo , e pelo menos tomar 2 meses o remedre, pois mesmo após cicatrizar irei tomar um mês após .

    ResponderExcluir
  90. O meu gato esta com essa doença, o veterinário passou itraconazol e iodeto de Potássio, mandei manipular e paguei 18 reais em 30 ml, to desconfiada qur peguei isso tb pois apareceu uma feridinha do lado do meu joelho e esta dolorido, amanhã mesmo vou procurar um médico pois eu sou nova no trabalho e nem posso ficar faltando pra ir a médico.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...