by Roberto M.
O que é pressão sanguínea? O que é sístole? O que é diástole? O que significa pressão sanguínea máxima ou mínima? Quantos litros de sangue temos no nosso corpo?
O coração pode ser entendido como uma bomba hidráulica quase perfeita, contendo válvulas que se abrem e fecham à medida que o sangue entra ou sai de seu interior.
As artérias e as veias são condutores flexíveis por onde circula o sangue bombeado pela “bomba” coração.
As artérias e as veias são condutores flexíveis por onde circula o sangue bombeado pela “bomba” coração.
Fundamentalmente, cada batida do coração consiste em dois movimentos: um de contração, conhecido como sístole, seguido de um relaxamento, conhecido como diástole.
Durante a sístole (contração), o coração se esvazia e expulsa todo conteúdo sanguíneo rumo às outras partes do corpo.
Na diástole (relaxamento), o coração volta a se encher de sangue, proveniente dos pulmões.
Quando se está em repouso, cada batida do coração ejeta para o nosso organismo (e recebe de volta dos pulmões) um volume de sangue aproximado de 70 mililitros. A frequência cardíaca de um adulto normal, quando não está fazendo esforço físico, é da ordem de 80 batimentos por minutos. Logo, a cada minuto, passam pelo coração aproximadamente 5,6 litros de sangue.
Esse volume (5,6 litros) corresponde ao volume aproximado de sangue contido no nosso corpo.
Como em toda rede hidráulica, o líquido ao circular pelos canos, impulsionado pela bomba, exerce uma pressão sobre as paredes internas do cano.
Assim é no nosso aparelho circulatório: o sangue exerce uma pressão sobre as artérias durante sua expulsão do coração. Essa pressão é denominada pressão arterial sistólica.
À medida que o volume sanguíneo ejetado é distribuído pelo resto do corpo, a pressão arterial se reduz progressivamente (fase da diástole) até chegar a um valor mínimo. Esse valor mínimo é chamado de pressão arterial diastólica.
Popularmente, pressão arterial sistólica é conhecida como pressão máxima e pressão arterial diastólica como pressão mínima.
Os valores médios das pressões arteriais situam-se entre 120mmHg e 80 mmHg, acima da pressão atmosférica local. Para se ter uma ideia, a pressão de 1 atmosfera (no nível do mar) corresponde a 760 mmHg.
Na linguagem popular, costuma-se identificar a pressão média normal como 12 por 8.
Variações significativas desse valor médio normal da pressão arterial, como no caso da hipertensão, podem resultar graves alterações patológicas no coração e na circulação arterial, caso não haja tratamento.
Bibliografia: 1) Guyton & Hall – Tratado de Fisiologia Médica – Editora Guanabara Koogan – 9ª Edição
2) Enciclopédia Medicina e Saúde - Editora Abril
Ótimo link. Parabens
ResponderExcluirgostei deste site, parabéns.
ResponderExcluirMuito bom adorei as aulas!!
ResponderExcluirbem resumido! gostei.
ResponderExcluircinco estrelas. demais!!!
ResponderExcluir