AD Sense assíncrono

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Noções sobre IST ou DST

As IST são transmitidas através do contato íntimo com pessoas infectadas.

IST: Infecções Transmissíveis por contatos íntimos
by Telma M.
O que é IST? Quais são as IST
A terminologia IST (Infecções Transmissíveis por contatos íntimos) passou a ser adotada em substituição à expressão DST onde o D de doença foi mudado para o I de infecção. Isso, para destacar a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
Essa transmissão ocorre quando uma pessoa saudável tem contato íntimo com outra pessoa infectada por uma dessas doenças, sem usar as proteções recomendadas.

Existem muitas IST, algumas mais conhecidas que outras, algumas mais graves que outras, mas todas podem ser evitadas com algumas atitudes simples.
Entre as IST conhecidas, podemos citar: AIDS, Sífilis, gonorréia, herpes genital, candidíase, HPV, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, pediculose do púbis, hepatite B, triconomíase genital, infecção por ureaplasma, por gardnerella ou por molusco contagioso. 

Sabe-se que várias IST não apresentam sintomas, o que pode facilitar muito a disseminação delas. Sabe-se também, que o não tratamento de algumas pode até levar à morte.


Para saber mais sobre IST visite a página do Ministério da Saúde - http://www.aids.gov.br/dst

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. essa doença se pega com beijo tambem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, em geral beijos não transmitem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...