AD Sense assíncrono

terça-feira, 5 de julho de 2011

Células-Tronco. Entendendo o conceito.

Surgidas a partir do zigoto, as células-tronco embrionárias são capazes de gerar todas as outras células do organismo
by Roberto M.
O que são células-tronco? Para que servem essas células? De onde vêm as células-tronco? Como elas se formam?
O corpo humano é formado por células
Existe cerca de 200 tipos diferentes de células, que ao se juntarem de diversas maneiras, formam os nossos tecidos
Temos células muito diferentes umas das outras:

As células musculares (capazes de se contraírem e de realizarem trabalhos mecânicos); as células nervosas (que geram e transmitem impulsos nervosos); as células do fígado (que desintoxicam o organismo); as células do pâncreas (produzem insulina); as células ósseas (capazes de sustentar outros tecidos); e várias outras.

Entretanto, todas essas células são originárias de uma única célula inicial, resultante da fecundação de um óvulo feminino por um espermatozóide masculino. Essa célula inicial é a chamada célula-ovo ou zigoto.
No início do desenvolvimento embrionário, o zigoto se divide em duas células-filhas, que se dividem também e assim por diante.

Conforme vai havendo essa multiplicação celular, as células-filhas tomam “rumos” diferentes, adquirem morfologias próprias e se especializam em funções distintas e específicas, contribuindo assim, para a construção do organismo.
Dessa maneira, somos obrigados a concluir, que o zigoto deve conter, em suas informações genéticas, todas as instruções necessárias para a formação dessa quantidade imensa de células.

E de fato, o zigoto é considerado uma célula-tronco prototípica (a primeira), ou seja, uma célula totipotente, capaz de se dividir e produzir todas as células diferenciadas existentes no organismo adulto.
Portanto, uma célula-tronco é uma célula totipotente, uma célula não especializada (que ainda não se diferenciou em nenhum tipo celular específico).

Assim, o desenvolvimento embrionário é representado por uma árvore, na qual o tronco principal, único, se ramifica em vários galhos, e cada galho se ramifica em outros, até chegarmos às folhas. Surgidas a partir do desenvolvimento do zigoto, as células-tronco embrionárias têm a capacidade de gerar todos os tipos celulares existentes no organismo adulto.
 
Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...