AD Sense assíncrono

terça-feira, 8 de março de 2011

O Banheiro não é um lugar adequado para se guardar Vitaminas e Medicamentos.

Guardar vitaminas e outros medicamentos no armarinho do banheiro ou na prateleira da cozinha não é recomendado, pois, os ambientes quentes e úmidos podem deteriorar esses produtos.

Não é adequado guardar medicamentos dentro do banheiro

by  Telma M.
Onde guardar os remédios? Posso guardar vitaminas no banheiro? Como guardar medicamentos? Onde fazer a farmacinha de remédios?
Vi, outro dia, uma notícia publicada no “The New York Times” em um artigo de Anahad O´Connors, que falava sobre guardar vitaminas e medicamentos no banheiro e achei interessante comentar.

Muita gente acha prático guardar vitaminas e outros medicamentos no armarinho do banheiro ou na prateleira da cozinha, mas esses lugares não são os ideais uma vez que os ambientes quentes e úmidos podem deteriorar as vitaminas e outros suplementos, inclusive medicamentos.

Este processo de deterioração é conhecido como “Deliquescência” (característica que um material tem de absorver umidade do ambiente e dissolver-se com essa própria água absorvida).

Essa deliquescência pode reduzir o poder das vitaminas e suplementos solúveis em água, como as vitaminas do complexo B, a vitamina C e outras. Mesmo as vitaminas não solúveis em água podem oxidar-se, tornando-se inúteis.
Tomar o cuidado de fechar a tampa hermeticamente não significa segurança, pois cada vez que a tampa é aberta, o ar entra na embalagem. Junto com o ar vai a umidade. Depois que a tampa é novamente fechada a umidade fica dentro da embalagem.

O banheiro é o pior ambiente para se guardar qualquer tipo de medicamento, pois o vapor de um banho quente pode produzir 80% de umidade, quantidade mais que suficiente para destruir qualquer vitamina.
Na cozinha também há muita umidade e alem disso tem temperatura elevada.
Um lugar interessante para se guardar vitaminas, produtos em pó e medicamentos é o quarto, que costuma ser o local mais seco e ventilado da casa.

Vale lembrar que sempre que os medicamentos e vitaminas apresentarem manchas escuras ou estiverem amolecidos é sinal de que já começou o processo de deterioração.
Essas informações valem para qualquer medicamento, tanto os alopáticos quanto os homeopáticos, fitoterápicos ou outros.
Umidade pode destruir medicamentos e vitaminas através de reações químicas, físicas e biológicas, facilitando a contaminação por microorganismos.

Observe bem o local onde estão guardados seus medicamentos.
Veja se a farmacinha caseira está num local inadequado e procure outro melhor.
Aproveite e faça uma varredura para ver se os medicamentos não estão deteriorados.
 
Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Nossa, mto bem lembrado esse assunto, gostei mto de ler!
    Deveriam falar tb onde DESCARTAR remedios vencidos, sei q não pode ser no lixo comum e nem no ralo da pia. Onde então joga-los?

    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...