AD Sense assíncrono

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Intolerância à lactose. Quando o leite dá dor de barriga.

Nem sempre o leite é um bom alimento para o ser humano. Quem tem intolerância à lactose pode passar mal ao consumir o leite e seus derivados.

Intolerância à Lactose
by Roberto M.
Normalmente, o leite é visto como saudável na alimentação. Ele tem proteínas e uma quantidade significativa de cálcio, exigido para a saúde dos ossos.
Mas, é o leite um alimento completo, ideal e bom para qualquer pessoa de qualquer idade?
A resposta é não! Nem sempre o leite é um alimento inofensivo.

O leite, como todos sabem, é um alimento próprio para mamíferos. Todos os mamíferos jovens se alimentam de leite. Afinal, o nome “mamífero” vem da característica que essa espécie de animal tem de nutrir seus filhos com leite materno, durante uma certa época da vida.

No leite, existe um açúcar natural chamado lactose. A lactose é um produto orgânico (dissacarídeo) que para ser aproveitado pelo organismo, precisa ser digerido por uma enzima chamada lactase.

Nos mamíferos jovens, existe sempre uma boa quantidade de lactase fabricada pelo intestino e isso garante que a lactose seja digerida completa e perfeitamente.

Durante o período em que o jovem mamífero está se alimentando com leite, a produção de lactase se mantém alta. Entretanto, quando o filhote é desmamado, a enzima se faz desnecessária, e sua produção vai diminuindo aos poucos, principalmente na fase adulta.

Estamos falando dos mamíferos de forma geral, logo, isso também vale para o ser humano que também é mamífero.

No entanto, a diminuição da quantidade de lactase não acontece da mesma maneira e na mesma intensidade em todas as pessoas. As alterações na taxa da enzima parecem depender do fator hereditário (raça) e também da presença ou não do leite e seus derivados na dieta do indivíduo.

SINTOMAS

Quando uma pessoa com deficiência de lactase consumir leite e seus derivados, seu intestino vai ter dificuldade de digerir a lactose contida nesses produtos. Essa lactose, não sendo digerida, permanece no intestino e é fermentada por bactérias. Essa fermentação produz gases e substâncias químicas que irritam a parede intestinal.

Tudo isso provoca, na pessoa, cólicas intestinais e diarréia, no prazo de algumas horas após o consumo.
Quanto maior for o consumo de lactose, mais intensos serão os sintomas.

PREVENÇÃO

Quando uma pessoa tem intolerância à lactose, a simples suspensão do consumo do leite e seus derivados resolve o problema.
Se a pessoa desejar consumir laticínios, existe uma maneira de prevenir os sintomas mediante a tomada de fermento sintético antes de qualquer ingestão de lactose.

Vale salientar, que alguns derivados do leite, por terem a maior parte da lactose removida por fermentação, podem ser consumidos normalmente, é o caso de alguns iogurtes, de leites fermentados com lactobacilos vivos e de alguns tipos de queijo maturados como o parmesão.Devido ao processo de fabricação, eles acabam ficando com baixo teor de lactose.
Bibliografia: César, Sezar & Bedaque – Entendendo a Natureza, O Homem no Ambiente – Editora Saraiva – 11ª Edição

Artigos Recomendados:

21 comentários:

  1. Alguns profissionais adeptos da antroposofia condenam a ingestão de leite por indivíduos adultos. Há médicos especialistas na medicina antroposófica que chegam a proibir o leite logo na primeira consulta do paciente.
    Nelsina Ventura

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho intolerância a lactose e sofro com isso. Com o passar do tempo a lista de alimentos que não posso consumir aumentou muito. Hoje, até simples bolos e biscoitos me fazem mal. Lendo o texto percebi que o iogurte não possui lactose, isso procede? Como eu evito qualquer derivado líquido, como creme de leite, leite condensado, milk-shakes e tantos outros nem imaginava que o iogurte seria seguro. Acho que não tomo um há pelo menos uns 10 anos!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz se eu tomar leite, e questão de 40 minutos cago que nem petroleo velho, eu amo leite, mais depois que fui morar sozinho e não tomava mais leite de fazendo e passei tomar leite longa vida, ai começou os sintomas. nem leite de soja não posso tomar muito e se tomar não posso dormi que me da acidez.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que o único mamífero que ingere leite como alimento na fase adulta é o homem. Fora os casos de animais domésticos, mas esses ingerem o que os dermos.
    Mas o normal geneticamente é a falta de lactase, os seres que ainda a possuem na fase adulta são "mutante".

    ResponderExcluir
  5. Qualquer coisa que contenha lactose, me da dor nos ossos da perna.Ja fiz o teste várias vezes. Se eu comer um pedaço de queijo à noite não consigo dormir com dores (Femur, tibia, joelho) Talvez alguém sabe me informar pois segundo os medicos não existe nenhuma relação.

    ResponderExcluir
  6. Eu tambem tenho dores nos ossos quando tomo leite , ficava pensando se era por falta de calcio , mas não , era o bendito do leite que me faz dores nos ossos e muito colica intestinal ,uma acidez e grande quantidade de gases . Minha mãe tem problema com a lactose e eu devo ter herdado isso dela. Não tomo o tal do leite nunca mais.Chega de sofrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sinto muitas dores nas pernas após a ingestão de leite.. Pq os médicos não conseguem associar isso a intolerância. Aff

      Excluir
  7. Tenho problema com leite. Toda vez que tomo leite pela manhã, passo o dia com forte diarréia. Agora, se tomo do fim da tarde até a hora de dormir, não me dá problema algum. Creio que meu organísmo seja preguiçoso quanto a produção de lactase durante o sono, passando a produzir apenas ao longo do dia.

    ResponderExcluir
  8. Tenho intolerância e meus sintomas ssão dores a abdominais e dores fortíssimas nas ppernas... pq os mmédicos tem dificuldade para associar os sintomas?

    ResponderExcluir
  9. Tenho intolerância lactose e sinto uma fraqueza muscular acentuada,fadiga,enxaqueca e gases.Às vezes tenho diarréia mas normalmente me causa prisão de ventre.

    ResponderExcluir
  10. Também sinto muitas dores abdominais náuseas fraqueza dores nas panturrilhas,já fiz vários exames, os médicos não encontraram nada,mas é só tomar sorvete ou algo de seus derivados sinto todos estes sintomas

    ResponderExcluir
  11. Sempre consumi o leite e seus derivados e nunca me fizeram mal, hoje tenho 17 anos e quando tomo leite ou consumo algum derivado após alguns minutos me da dá aquela vontade repentina de ir ao banheiro e minha barriga fica fazendo barulhos estranhos além de soltar muitos gases. Será se me tornei intolerante ao leite ? 😟

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor pessoa para responder essa questão é seu médico. Procure-o. Simplesmente parar de consumir leite pode não ser a solução, afinal o organismo humano necessita do cálcio do leite.

      Excluir
  12. Após estorar uma grastire nervoza junto com a ezofagite eo refluxo,fui diagnosticada com intolerancia a lactose,qualquet coisa derivado mi da dores abdominal ea na maiora das vezes dor de barriga e vou ao banheiro.

    ResponderExcluir
  13. Eu nao passo mal a nao ser que seja leite em po nao entedo porqie passo mal so som leite em po integral se for o ninho zero lactose posso toma a vontade e nao me acontece nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou dá mesma maneira, posso ingerir leite normalmente e seus derivados mas quando consumo leite em pó começa a me dar "piriri"

      Excluir
  14. Pouco depois de tomar leite também me dá muita dor na barriga. Sempre foi assim mas agora tem se tornado pior.

    ResponderExcluir
  15. Foi bom ler isso, a uma semana que tomo leito, e tem me dado serios problemas, diarreia e muito gases.

    ResponderExcluir
  16. Já a uma semana, que tenho consumindo leite e tem me causado serios problemas, como diarreia e muito gases. Dei conta q não só compativel com lactose

    ResponderExcluir
  17. A algum tempo fiz a dieta Dylan, rica em proteínas e tomava leite desnatado todo dia e muito queijo, desde então sinto dores no intestino, tipo gases presos e percebo que quando não tomo nada derivado de leite eu fico bem, mas sou teimosa e amo leite :/, esse fim de semana exagerei no sorvete e no doce de leite, e estou eu aqui novamente com dores :/, o jeito vai ser parar com o leite e seus derivados :/

    ResponderExcluir
  18. Tenho 29 anos e sou mulher, estou desconfiada q tenho intolerância à lactose mas não em alto grau,começou ano passado qdo eu comia pizza recheada d queijo catupiry e depois coca cola, era dor d barriga na certa depois d comer e tomar coca, mas aí eu parei d tomar coca pq tava achando q era a coca cola q tava dando dor d barriga, mas qdo como pão de queijo às vzs dá dor d barriga, e comi peito d frango com creme d leite no almoço aí tudo bem, mais tarde fui e tomei café com leite e me deu uma dor d barriga, agora na janta comi denovo peito d frango com creme d leite e tô com um pouco d dor d barriga e a barriga fazendo barulho, vou parar de comer essas coisas d leite, mas qdo tomo café com leite ou leite com achocolatado não dá dor d barriga, só deu uma vez q tomei achocolatado e depois café com leite... Então vou ingerir menos leite pq sei q ta me fazendo mal, a dor d barriga q dá é muito forte, não vou mais teimar em ingerir muita lactose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...