segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cuidados que se deve seguir ao usar Medicamentos.

Procure sempre orientação profissional antes de tomar qualquer medicamento, mas ao necessitar tomá-los siga sempre os cuidados aqui listados, afinal com a saúde não se brinca.

Os medicamentos são grandes aliados na cura das moléstias, mas deve-se seguir alguns cuidados na hora de consumi-los
by Roberto M.
Os medicamentos são popularmente chamados de remédios, entretanto apesar de todo medicamento ser um remédio, nem todo remédio é medicamento. Veja o artigo “Qual a diferença entre remédio e medicamento? ” e descubra o porquê. De qualquer maneira, os medicamentos sempre foram poderosos aliados na luta contra as doenças que desequilibram a saúde das pessoas.

No entanto, sua utilização correta e observação das recomendações médicas são de fundamental importância para se obter o efeito necessário à cura das doenças.
É importante ressaltar que somente o médico ou o dentista, tem condições de detectar a causa de uma doença e tratá-la com o medicamento certo, na dose exata.
Procure sempre orientação profissional antes de tomar qualquer medicamento, mas ao necessitar tomá-los siga sempre os cuidados listados a seguir, afinal com a saúde não se brinca.

1- Ao comprar um medicamento verifique sempre na parte externa da embalagem o prazo de validade ou vencimento;

2- É importante guardar a embalagem do medicamento enquanto estiver sendo usado, pois esta é a única forma de identificá-lo em caso de ineficácia, efeitos colaterais, etc.;

3- Alguns medicamentos perdem a eficácia quando expostos diretamente à luz ou calor. Estas informações estão escritas na parte externa das embalagens;

4- Leia a bula, as instruções sobre os cuidados de conservação e siga as recomendações;

5- Conserve o medicamento em sua embalagem original, mesmo após sua abertura; >

6- Não retire o rótulo antes de esvaziar o conteúdo para que o remédio, se necessário, possa ser identificado;

7- Não tome medicamento cujo prazo de validade esteja vencido, mesmo que tenha sido conservado dentro dos padrões recomendados;

8- Conserve o medicamento fora do alcance das crianças;

9- Não tome restos de medicamentos; podem estar vencidos ou ter perdido o efeito;

10- Se, ao tomar um medicamento, ocorrer algum sintoma diferente (alergia, coceira, náusea, ânsia de vômito, rosto inchado, etc.) informe imediatamente o seu médico. Ele vai mudar a dosagem ou o próprio medicamento para que não ocorram efeitos colaterais.

11- Ao tomar qualquer medicamento, siga corretamente a orientação médica até o final do tratamento, pois é muito comum o abandono tão logo os sintomas tenham desaparecido. Se o medicamento for um antibiótico, o problema é ainda maior, pois esse procedimento poderá piorar a infecção e trazer conseqüências graves de resistência às drogas. (Veja: Antibióticos. Use corretamente para não criar resistência.)

12- Nunca recomende um medicamento para outra pessoa. Cada paciente é diferente e o medicamento que o curou poderá prejudicar a saúde do outro.

13- Tome sempre a dose exata recomendada pelo médico, uma dose considerada normal para um adulto pode ser fatal para uma criança, provocando intoxicação e sérios danos à saúde.

14- Não se automedique. Procure sempre um médico ou um dentista para se medicar. Somente eles têm condições de detectar as causas da doença, receitar o medicamento e tratá-lo corretamente.
 
Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...