AD Sense assíncrono

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Importância dos exames médicos antes de iniciar atividades físicas

Os exames médicos antes das práticas físico-esportivas é uma prevenção para evitar eventuais problemas de saúde
by Roberto M.
Quem é que precisa fazer exame médico antes de começar a fazer ginática? É necessário fazer exames médicos para jogar bola? Por que é importante fazer exame médico antes de começar a praticar algum esporte?
Fazer um check-up esportivo antes de iniciar a prática de qualquer esporte ou atividade física é de suma importância para quem quer evitar possíveis problemas com a saúde.

Os resultados desses exames, principalmente o do teste ergométrico, que avalia o coração durante o esforço, servem não só para liberar o indivíduo para a prática esportiva, como também para fornecer condições ao profissional especializado em educação física de planejar os treinos individuais com segurança. 

É a partir dos exames, que serão determinadas a intensidade, a periodicidade e a freqüência de cada exercício.
Por isso, é sempre bom consultar um cardiologista, de preferência especializado em medicina esportiva, para fazer todos os exames necessários, principalmente pessoas que já passaram dos 40 anos.

Somente após a realização dos exames médicos e com os laudos sem restrições, é que se deve procurar a academia ou o personal-trainer para obter uma orientação sobre o programa de treinamento. Cada pessoa tem um tipo de organismo e seu treinamento deve ser individualizado.

Quanto mais específico for o treino melhor será o resultado, e as chances de se obter maiores ganhos num prazo de tempo menor aumentarão, pois os limites do organismo estarão sendo respeitados.

É importante saber, que os exames médicos são uma forma de prevenção, pois eles fazem uma espécie de rastreamento para descobrir qualquer possível alteração que possa limitar a prática da atividade física, seja ela exercício ou esporte.
O exercício em si não mata ninguém, mas se houver alguma doença escondida, o esforço pode dispará-la e as conseqüências serão imprevisíveis.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Olá !!!

    Esta é uma dica muito importante que infelizmente mutos de nós ignora !
    Eu por exemplo não fiz exames ao sentir dor devido a uma atividade física, e anos depois quando resolvi fazer, verifiquei que tinha piorado um problema já existente, e de tal forma que fiquei impossibilitada de continuar esta atividade, entre outras !
    Se tivesse feito os exames saberia como orientar meu personal ou professor para minhas limitações e não estaria com o caso agravado desta forma.
    As pessoas precisam ter esta consciência, com saúde não se brinca e podemos ter problemas maiores no futuro.
    Parabéns por compartilhar !

    Um abração e bom restinho de semana !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...