by Roberto M.
Ninguém pode negar que chocolate é uma delícia, mas nem todos sabem que além de saboroso, chocolate também é saudável.
O principal ponto é comer sem exagero. Cada vez mais, um número muito grande de pesquisas indicam que consumir chocolate, com moderação, faz bem à saúde do coração, do sangue e até da cabeça.
O chocolate ajuda a prevenir o envelhecimento, a reduzir o colesterol ruim e a melhorar o bom humor.
A fonte principal dos benefícios do chocolate é o cacau. Quanto mais cacau, melhor para a saúde. O chocolate ao leite (mais doce), não deixa de ser saudável, mas costuma ter mais leite e gordura do que cacau.
Por isso, o chocolate amargo é o mais recomendado pelos médicos, sendo o branco o menos benéfico.
Em um único pedaço estão presentes proteínas, sais minerais como ferro e fósforo e vitaminas A, B, C, D e E, tudo imprescindível para a nossa saúde.
O chocolate é rico em flavonóides, substância antioxidante, que combate a oxidação das células e portanto seu envelhecimento. Com isso, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e a fortalecer o sistema imunológico. Os flavonóides ajudam a diminuir a pressão sanguínea, pois eles agem diretamente na dilatação das artérias. Quanto mais amargo, mais flavonóide o chocolate tem.
É um alimento que tem componentes que estimulam os neurônios, deixando as pessoas mais alertas. Além disso, o chocolate estimula o cérebro a produzir a serotonina. A serotonina é uma molécula responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.
O chocolate tem também uma substância estimulante chamada teobromina. Essa substância ajuda no funcionamento do coração e segundo os pesquisadores, é ela a responsável pelo vício em chocolate.
É muito gostoso desfrutar de todos esses benefícios do chocolate, mas nunca esquecer que ele tem muitas calorias. Deve-se consumi-lo aos poucos, sem exagero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário