AD Sense assíncrono

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Light ou Diet. Entenda a diferença.

Conheça a diferença entre produtos light e produtos diet segundo a portaria 27/98 do Ministério da Saúde. Podutos light tem calorias a menos. Produtos diet tem alguma substância a menos.

Entenda as diferenças entre produtos light e produtos diet.
by Roberto M.
O que é um produto light? O que faz um produto ser diet? Existe diferença entre light e diet?
Quando vamos a um supermercado, nos deparamos com uma imensa variedade de produtos light e diet nas gôndolas.
Um mesmo produto, da mesma marca , tem versões tradicional , light e diet ou até linhas de produtos exclusivamente light ou diet.


Às vezes, temos dificuldade de escolher entre um ou outro produto, até por não sabermos exatamente a diferença entre um e outro.
Além disso, a maioria das pessoas, de qualquer nível social, têm mitos sobre os produtos light e diet. Exemplos: consideram que o produto diet não engorda, que todo produto light é igual, que todo light é diet.

Existe uma regulamentação do Ministério da Saúde, que dita as regras para esses produtos e definem exatamente o que vem a ser cada um deles. Vejamos:
1) Produtos “Diet” são aqueles que tem alguma substância retirada de sua composição original, para poderem ser consumidos por pessoas que necessitam de dieta específica, como portadores de diabetes e hipertensos. Isso significa que um produto diet terá um elemento a menos em sua composição. Esse elemento faltante pode ser:açúcar, sal, glúten, proteína, sódio, entre outros.
2) Já a palavra “Light”, está ligada diretamente às calorias. O alimento light terá uma menor porcentagem de açúcar e gordura em relação à sua composição original. Para que um produto seja aprovado e lançado no mercado como light, ele deve apresentar no mínimo, 25% a menos de calorias do que a versão convencional.
Vale lembrar, que os produtos diet, mesmo não tendo açúcar, podem ser calóricos, e que os produtos light são mais indicados para quem quer emagrecer.
As formulações desses produtos são muito variadas, portanto, produtos light não são iguais entre si e produto diet não é sinônimo de baixa caloria.

Portanto, se você quer apenas ingerir menor quantidade de açúcar para controlar o peso, a opção deve ser pelo produto light.
Mas se você for diabético e não puder ingerir nenhum açúcar, a opção deverá ser por um produto diet que não tenha açúcar.

Consulte sempre a informação nutricional no rótulo do produto para verificar exatamente as dosagens existentes.
Resumindo, o produto light tem calorias a menos, o diet tem uma substância a menos que pode ser, ou o açúcar, ou o sal, ou a gordura, ou o glutem, entre outros.
Fonte: Ministério da Saúde – Portaria 27/98
 

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Muito bom saber isso. E também é bom pra esclarecer pra todos que não é pq o produto é light ou diet que não engorda. SEMPRE deve haver o auto controle.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...