by Roberto M.
As bactérias, que também chamamos de micróbios, são microorganismos unicelulares. São os seres vivos de menor tamanho e os mais simples do ponto de vista estrutural. Elas vivem abundantemente no ar, na terra e na água. A maioria das bactérias são inofensivas ao ser humano, algumas são até benéficas, mas alguns desses microorganismos, em contato com nosso corpo, são capazes de originar várias doenças. Bactérias causam infecções.
Para se defender das bactérias prejudiciais ao ser humano, nosso organismo utiliza as células de defesa para destruir esses microorganismos.
Entretanto, nem sempre nosso sistema imunológico consegue vencer sozinho essa batalha.
Por isso, necessitamos dos antibióticos, que são medicamentos usados especificamente no tratamento das doenças causadas por bactérias.
Se, por alguma razão, uma ou outra bactéria sobreviver quando combatidas por um antibiótico, elas poderão sofrer modificações (mutações) que as deixarão mais “fortes” e daí surgirão as bactérias resistentes a esse antibiótico.
Como consequência disso, o antibiótico começa a perder a batalha e o tratamento fica muito mais difícil, havendo a necessidade da troca do medicamento para algum outro que a bactéria ainda não seja resistente.
Esse processo é conhecido como “resistência bacteriana”.
Para evitá-la, os antibióticos devem ser utilizados corretamente, pois assim todas as bactérias serão eliminadas e não sobrará nenhuma para se tornar resistente.
Para se usar corretamente os antibióticos, são necessárias medidas bem simples que todos devem conhecer e adotar:
1) Nunca tome nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico.
2) Procure um médico aos primeiros sintomas de uma infecção (febre, calafrios).
3) Antibióticos só devem ser tomados quando receitados por um médico. Nunca tome antibióticos por indicação de amigos ou parentes.
4) Nunca compre antibióticos por conta própria.
5) Somente o médico saberá qual o antibiótico apropriado para a sua infecção bacteriana.
6) A dose e o horário indicados na prescrição, devem ser seguidos rigorosamente.
7) A quantidade de dias, também deve ser seguida com rigor. Nunca interrompa o tratamento antes do recomendado, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.
8) Em caso de uma nova infecção, nunca reaproveite a sobra de antibióticos usados no tratamento da infecção anterior.
9) Nunca guarde a sobra do antibiótico após terminar o tratamento.
10) Não se deve tomar bebida alcoólica juntamente com antibióticos.
11) Antibióticos não têm nenhum efeito sobre gripes, resfriados ou quaisquer outras doenças causadas por vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário