AD Sense assíncrono

terça-feira, 17 de julho de 2012

Equivalência entre adoçantes e açúcar.

Quantidade de adoçante que se usa para substituir o açúcar. Equivalência entre os vários tipos de adoçantes e o açúcar.

Equivalência entre os vários tipos de adoçantes e o açúcar.
by Telma M.
Qual a quantidade de adoçante que devemos usar para substituir o açúcar?
Você conhece todos os adoçantes? Sabe como substituir um pelo outro? Sabe qual a quantidade ideal a ser usada de cada tipo de adoçante?
Para adoçar o cafezinho com um adoçante liquido é muito fácil, é só ir colocando gotinhas até o sabor ficar agradável.

Mas, e para colocar adoçante em pó, no lugar do açúcar, nas receitas culinárias? Qual é a quantidade equivalente?
Se quiser conhecer um pouco mais sobre as características de cada um dos adoçantes atualmente conhecidos, dê uma olhada no artigo que escrevi sobre as diferenças entre os adoçantes, mas se estiver procurando informações de como substituir adoçantes em suas receitas, então veio ao lugar certo, vou falar sobre isso hoje.

Talvez não seja o sabor ideal com o qual estejamos acostumados, mas uma doença ou obesidade pode nos estimular a consumir adoçantes e, por isso, para preservar nossa saúde, precisamos saber qual quantidade de adoçante usar.

Stevia

Este adoçante deve ser usado na mesma quantidade que o açúcar, isto é, se a sua receita leva 2 colheres de sopa de açúcar, pode usar 2 colheres de Stévia. É a mesma proporção.
Lembre-se que a Stévia pode ir ao fogo, pois altas temperaturas não afetam o seu poder de adoçar.

Sacarina

A sacarina sozinha, embora possa ser usada para cozinhar, não tem boa aceitação, pois deixa um sabor residual na boca que é meio metálico e amargo.
Costuma ser usada em combinação com outros adoçantes para melhorar o sabor, por isso não é fácil encontrar informações sobre a equivalência com o açúcar.

Ciclamato e Sacarina

São dois adoçantes usados misturados para dar origem ao adoçante “Tal e Qual’. Estes também podem ir ao fogo sem perigo de degradarem. Eles podem ser usados na mesma proporção que o açúcar.
Isto significa que se a sua receita usar 9 colheres de açúcar, como no o caso do pudim de leite da vó Inês (veja a receita). Então, use as mesmas 9 colheres de adoçante no lugar do açúcar.

Sorbitol

É um adoçante encontrado em vegetais e algas marinhas. Pode ir ao fogo. Mas tenha cuidado, tem efeito laxativo. Comercialmente encontra-se sorbitol junto com aspartame e, neste caso, não pode ir ao fogo; 5 gotas do produto equivale a 1 colher de chá de açúcar.

Frutose

Pode ir ao fogo. Em comparação ao açúcar existe uma diferença pequena. No geral, 1 colher de sopa de frutose equivale a 1,2 colheres de sopa de açúcar.
É um pouco mais difícil fazer a conta exata, mas pode-se fazer um cálculo aproximado.
Se a sua receita pedir 2 colheres de sopa de açúcar, use 1,7 colheres de frutose, ou seja, 1 colher mais 70% de uma colher.

Multiadoçante

É uma mistura de vários adoçantes com o objetivo de melhorar o sabor e reduzir calorias. Um deles tem aspartame, sacarina e ciclamato. Uma colher de sopa desse multiadoçante substitui 7 colheres de sopa de açúcar.

Aspartame

Se quiser trocar o açúcar pelo aspartame, então saiba que será preciso diminuir pela metade a quantidade. Por exemplo: se a sua receita estiver pedindo 10 colheres de sopa de açúcar será necessário usar apenas 5 colheres de aspartame.
Mas não se esqueça de que Aspartame não pode ir ao fogo, pois perde sua capacidade de adoçar. Apesar disso, é possível fazer alguns alimentos no fogo e, depois de prontos, acrescentar o adoçante, embora nem sempre o resultado seja aprovado.

Artigos Recomendados:

3 comentários:

  1. Bom dia. Pelo que tenho visto aqui e em outros sites, para fazer bolos e doces o melhor é o Tal e Qual, mas se a proporção com o açúcar é de 1:1, fica proibitivo pelo preço!!! O açúcar está a menos de R$4,00 o kg, e o adoçante R$50,00 o pote de 500g. Não entanto, se comprar a geleia pronta, o valor é o mesmo para com açúcar ou com adoçante.

    ResponderExcluir
  2. Olá, vou começar a usar o lowçucar, então quando for pedido 2 xícaras de açúcar refinado, coloco 2 xícaras de lowçucar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lowsucar que eu utilizo é um adoçante frutose.
      Assim sendo deve menos quantidade que o açúcar para o mesmo efeito.

      Eu utilizo aproximadamente 60% da quantidade indicada para o açúcar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...