AD Sense assíncrono

sábado, 26 de março de 2011

Osteoporose: é bem melhor prevenir.

by Roberto M.
A deficiencia de cálcio no organismo diminui a densidade dos ossos e desorganiza toda a sua estrutura, tornando-os mais fracos e fáceis de quebrar.
É esta fragilização nos ossos que é conhecida como osteoporose.
A osteoporose é uma doença muito difícil de ser diagnosticada no início e por isso, o melhor remédio é a prevenção. 

A incidência desta doença é maior entre as mulheres (seis mulheres para cada homem) e o motivo principal disso é a acentuada redução de hormônios estrógenos que acontece na população feminina a partir da menopausa.

A prevenção deve ser feita em todas as fases da vida, desde a infância.
Deve-se consumir constantemente leite e seus derivados. Verduras, como brócolis, alface, agrião e rúcula, também são excelentes fontes de cálcio para o organismo.
Deve-se salientar, que o leite desnatado tem tanto cálcio quanto o integral, pois ao se retirar a gordura do leite, ele fica sem o colesterol e as calorias, mas o cálcio continua lá.

Para se suprir a quantidade diária de cálcio, que um um adulto precisa, é necessário que ele tome pelo menos três copos de leite ao dia.
Mas não é só de leite que vive a prevenção da osteoporose, outro alimentos ricos em cálcio também devem ser consumidos, ou complementando , ou substituindo o leite.

Além disso, atividades físicas são muito importantes na prevenção e tratamento da osteoporose.
Indivíduos que fazem exercícios físicos regularmente têm maior quantidade de cálcio nos ossos do que os sedentários e por isso, seus ossos são mais resistentes às fraturas,

O sol é imprescindível, pois ele estimula a produção de vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio no organismo. Tomar sol por aproximadamente 15 minutos por dia (antes das 10 h e após as 16 h) já é um bom começo.
Normalmente, o diagnóstico da osteoporose só acontece na primeira fratura, mas aí o paciente já perdeu de 30%  a  40 % de sua massa óssea.

Mas não se deve entrar em pânico. Uma pessoa com osteoporose pode levar uma vida normal, entretanto deve tomar alguns cuidados:
- evitar quedas;
- fazer exercícios para aumentar o equilíbrio;
- viver em ambientes bem iluminados;
- tratar de problemas auditivos e de visão.

Existrem várias outras condutas que podem e devem ser adotadas, mas para receber orientações é necessário passar por uma consulta médica.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...