AD Sense assíncrono

terça-feira, 21 de junho de 2011

Infecções estafilocócicas. Abscessos e Furúnculos.

Os estafilococos provocam infecções que causam abcessos e furúnculos. O tersol é um tipo de abcesso causado pelo estafilococo
by Roberto M.
Estafilococos (Staphylococcus) pertencem a um gênero de bactérias Gram-positivas, esféricas (em forma de cocos que medem cerca de um micrômetro de diâmetro), que formam colônias de células aderidas umas às outras, às vezes encadeadas, aos pares ou formando correntes e outras vezes agrupadas em forma de cachos de uvas (staphyle em grego significa cacho de uvas).

Infecções estafilocócicas são as causadas pelos estafilococos.
Essas bactérias são muito freqüentes e sobrevivem nos mais diversos ambientes, mas seu habitat principal são a pele e mucosas de aves e mamíferos. Podem também estar presentes no trato respiratório, urinário e gastrointestinal e o seu principal reservatório são as narinas.

Cerca de 30% dos adultos sadios têm estafilococos na pele e nas narinas e esses microorganismos não costumam ser prejudiciais, mas, se houver alguma lesão na pele, isto poderá permitir a penetração das bactérias no organismo e provocar uma infecção.

Recém-nascidos, mulheres amamentando, doentes crônicos (principalmente diabéticos, pessoas com câncer e com afecções pulmonares), pessoas com afecções cutâneas ou que tenham incisões cirúrgicas e pacientes com o sistema imunológico afetado devido ao uso de corticosteróides, radioterapia e imunossupressores são os indivíduos que apresentam maior grau de risco para contrair uma infecção estafilocócica.

Qualquer parte do corpo pode ser infectada pelos estafilococos, mas a tendência é eles infectarem a pele, produzindo lesões cheias de pus, como abscessos e furúnculos.
Em geral rebentam como se fosse uma espinha muito grande e o pus ao espalhar-se sobre a pele, pode provocar mais infecções se não for feita uma higiene imediata. Os estafilococos podem também causar celulite, uma infecção que se propaga por baixo da pele.

Os estafilococos podem circular através do sangue e formar abscessos em órgãos internos, como os pulmões. Podem também gerar infecções nos ossos (osteomielite) e no revestimento interno do coração e das válvulas cardíacas (endocardite).

As infecções estafilocócicas podem ser muito graves, como a necrólise epidérmica, a pneumonia e a bacteriemia estafilocócica (infecção do sangue causada pelo microorganismo).
Uma infecção intestinal causada pelos estafilococos costuma provocar febre, edema e distensão abdominal.

Para o tratamento da maioria das infecções cutâneas, o médico utiliza antibióticos orais. Já para as infecções mais graves, como a do sangue, é necessária uma medicação endovenosa. A escolha de um determinado antibiótico depende do local da infecção e da gravidade da doença.

Como já foi dito, essa bactéria pode infectar qualquer parte do corpo e os sintomas provenientes da moléstia dependem do local da infecção.
Uma infecção, que pode ser rápida e passageira ou colocar a vida em risco.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...