AD Sense assíncrono

terça-feira, 25 de junho de 2013

Água Oxigenada. Solução aquosa de peróxido de hidrogênio em várias concentrações.

Entenda o que é a água oxigenada e o que vem a ser os tais Volumes ligados a ela. Descubra o que é peróxido de hidrogênio e algumas das utilidades e perigos da solução dessa substância química em água nas várias concentrações.

Água Oxigenada, solução de peróxido de hidrogênio diluído em água.
by Roberto M.
O que é água oxigenada? O que é peróxido de hidrogênio? O que significa água oxigenada 10 Volumes? Qual a relação entre a concentração em porcentagem e os volumes da água oxigenada?
A água oxigenada, nome comercial de um produto usado normalmente no nosso cotidiano e de fácil acesso por ter a venda livre em farmácias e supermercados, nada mais é do que uma solução aquosa diluída de peróxido de hidrogênio.

O PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO

O peróxido de hidrogênio é uma substância química cuja molécula é constituída por dois átomos de hidrogênio (H) e dois átomos de oxigênio (O), sendo sua fórmula molecular o H2O2. É um dos oxidantes mais versáteis que existe.
Quando puro é um líquido viscoso, quase incolor, possui uma leve coloração azul, e apresenta um característico sabor amargo.
Não é inflamável, é miscível com água em todas as proporções.

Molécula do peróxido de hidrogênio.

Ao decompor-se, o peróxido de hidrogênio produz água (no estado líquido) e oxigênio molecular (no estado gasoso), libertando calor.
Em soluções diluídas, o calor é facilmente absorvido pela água presente e, em soluções mais concentradas, o calor aumenta a temperatura e acelera a taxa de decomposição do reagente.

A velocidade de decomposição do peróxido de hidrogênio, em uma solução, depende da concentração, da temperatura, da presença de luz e alguns outros fatores.
Normalmente o processo é lento (cerca de 0,05% ao ano), mas, não é incomum um frasco de água oxigenada muito antigo não apresentar mais as propriedades desejadas, provavelmente o peróxido da solução já se decompôs e o que existe, na realidade, é predominantemente água.

A ÁGUA OXIGENADA – CONCENTRAÇÃO EM TERMOS DE VOLUME

A água oxigenada é, geralmente, vendida como solução aquosa de peróxido de hidrogênio com concentrações que variam entre 3% e 60%.
Por exemplo, uma solução a 30% apresenta 30 gramas de H2O2 em cada 100 gramas de solução.
Entretanto, não é muito comum ouvirmos falar dessas concentrações em porcentagem. Normalmente a nomenclatura que se usa é o Volume, ou seja, Água oxigenada 10 Volumes, 20 volumes, etc.

Mas o que vem a ser esse tal de volume? Qual é a relação entre a concentração em porcentagem e a concentração em volume?
Como já explicado anteriormente, ao decompor-se, o peróxido de hidrogênio se transforma em água (H2O) e oxigênio molecular (O2) seguindo a seguinte equação química:

H2O2 (aq) → H2O (liq.) + 1/2 O2 (gas.)

Quando expressamos a concentração da água oxigenada em termos de volume, estamos nos referindo ao volume de gás oxigênio (O2) que é gerado considerando a decomposição completa do peróxido de hidrogênio existente em determinado volume de solução.

Vamos dar um exemplo:
Peguemos uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio 3%.
Isso significa que em cada 100 g de solução (que tem um volume aproximado de 100 ml) teremos 3 g de H2O2.

Quimicamente falando, a equação acima significa que cada mol de moléculas de H2O2 forma meio mol de moléculas de O2.
Sabemos que cada mol de um gás qualquer tem um volume de 22,4 litros (nas Condições Normais de Pressão e Temperatura), portanto meio mol terá 11,2 litros.
Como a massa molar do H2O2 é 34 g, esses 34 g formarão 11,2 litros de O2 (CNPT).
Portanto, fazendo uma simples regra de três, descobriremos que os 3g formarão aproximadamente 1 litro do gás oxigênio.

Portanto, como cada 100 ml de solução a 3% tem a capacidade de formar 1000 ml (1 litro) de O2, dizemos que cada volume da água oxigenada a 3% forma 10 volumes de oxigênio, e por isso a chamamos de 10 Volumes.
Da mesma maneira, podemos concluir que uma solução a 6% é 20 volumes ou uma solução a 60% é 200 Volumes.
Quanto maior o número de volumes, maior será a concentração de peróxido de hidrogênio dentro da solução.

UTILIZAÇÕES DA ÁGUA OXIGENADA

No ambiente doméstico, a água oxigenada é indicada para diversas situações, porém nem todas as funções atribuídas a ela são verdadeiras. É preciso tomar muito cuidado ao usá-la, pois existem mitos sobre os seus benefícios.
A água oxigenada de baixa concentração (3% ou 10 volumes) apresenta ação antisséptica e, por isso, tem sido usada para eliminar microrganismos nocivos existentes nas camadas superficiais ou profundas da pele, principalmente em feridas.

Devido às suas propriedades oxidantes, ela funciona como um desinfetante, higienizando o local e matando os microrganismos causadores de infecção.
Esta ação é devida à libertação do oxigênio gasoso resultante da decomposição do peróxido de hidrogênio provocada por uma enzima chamada catalese. A remoção da infecção é feita através da ação mecânica do oxigênio libertado, limpando a ferida muitas vezes melhor que soro fisiológico ou outros desinfetantes.

Utilizada na escovação, pode matar germes causadores de doenças bucais e auxilia no clareamento dentário. Também pode ser utilizado na desinfecção de roupas de cama que tiveram contato com sangue e secreções corporais.
Água oxigenada de 30 ou 40 volumes pode ser utilizada para o clareamento do cabelo e de pelos em geral.

Em concentrações elevadas tem aplicações ambientais no domínio do tratamento de efluentes, pois, por ser um poderoso oxidante, é usada para eliminar odores desagradáveis de origem orgânica e restaurar as condições aeróbicas das águas servidas.

Apesar de uma série de aplicações benéficas, a água oxigenada pode apresentar alguns perigos. Principalmente quando em elevadas concentrações, o peróxido de hidrogênio pode ser, conforme o caso, altamente corrosivo e provocar queimaduras e explosões.
Mesmo em baixas concentrações, não deve ser ingerida, pois pode provocar irritações na boca, garganta e estômago, gerando dores abdominais, vômitos e diarreias.

Artigos Recomendados:

5 comentários:

  1. Estava tentando entender qual a relação entre os volumes apresentados nas embalagens de água oxigenada e seus efeitos práticos e aqui sanei as dúvidas. Muito obrigado pelo artigo.

    ResponderExcluir
  2. agua oxigenada de 50 volume e acima existe a venda no brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim.
      Até o 200 Volumes (que tem uma concentração de aproximadamente 60% de peróxido de hidrogênio) eu já vi, para o tratamento de efluentes líquidos ou estações de tratamento de água, em indústrias metalúrgicas, têxteis, papel e celulose, mineração, óleos e gorduras, couro e cosméticos.
      Mas, dizem que em altas concentrações de peróxido, trata-se de produto controlado pela Polícia Federal, e é necessário possuir a Licença de Funcionamento da Polícia Federal para adquirí-lo.

      Excluir
  3. Vi um video na internet que a pessoa usava esse produto 200 volumes para deixar a agua da piscina limpida e transparente. Alguem sabe de dizer se isso é possivel e se pode causar algum mal a saude ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é possível sim. E, usado nas corretas proporções não causa nenhum mal à saúde. É ecológico pois os produtos resultantes são somente água e oxigênio.
      Não deve ser usado conjuntamente com o cloro pois pode esverdear a água. Além do que o cloro degrada em conjunto com o peróxido de hidrogênio. Caso queira uma ação bactericida potente, pode usar em conjunto com outros elementos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...