AD Sense assíncrono

domingo, 4 de agosto de 2013

Como os soluços podem ser tratados.

Conheça algumas crendices populares ou simpatias que visam interromper as crises de soluços de curta duração. Saiba quais os procedimentos nos casos de crises duradouras ou persistentes de soluços.

Bebendo água pela borda contrária do copo. Remédio para soluços.
by Roberto M.
Já vimos nas noções gerais, que os soluços podem ser de curta duração ou persistentes. Normalmente, eles são passageiros e benignos, mas podem ser longos e durar vários dias trazendo muitos incômodos.
Qualquer pessoa, de qualquer idade ou sexo, pode ser acometida por uma crise de soluços. As causas são muitas (ver causas dos soluços), tanto para os de curta duração , como para os persistentes.

Os soluços de curta duração são mais comuns e, normalmente, saram sozinhos e rapidamente. Já os persistentes são mais raros e precisam de investigação médica para serem tratados.
Sendo assim, os tratamentos para essas crises também são numerosos. Vão desde simpatias, crendices e remédios populares, até sofisticados tratamentos de doenças subjacentes ou medicamentos apropriados para debelar a crise de soluços propriamente dita.
Vamos comentar alguns desses tratamentos.

Tratamento para ataques de soluços de curta duração (benignos)

A maioria dos casos de soluços não necessita de tratamento médico, pois os soluços cessam após um curto intervalo de tempo. O ideal é relaxar e esperar, sem se apavorar.
No entanto, como são bem desagradáveis, existem folclóricos procedimentos, ditos remédios populares, crendices ou simpatias, que têm como objetivo interromper as crises de soluços benignos.

Várias manobras simples podem ser úteis no controle das crises, nem que seja apenas por influência psicológica. Algumas, de fato funcionam.
Mas sempre é bom lembrar que esses métodos são estritamente baseados em histórias e experiências individuais. Em momento algum existe a certeza de que sejam eficazes, pois não existe comprovação científica e nem testes através de ensaios de pesquisa.

Vamos listar alguns deles:

1- tomar água gelada lentamente;
2- prender a respiração por curtos períodos;
3- fazer uma leve pressão sobre o nariz ao engolir;
4- fazer uma leve pressão sobre o diafragma;
5- fazer gargarejo com água;
6- morder um limão;
7- deglutir açúcar cristal;

8- beber água pela borda contrária do copo;
9- degustar vinagre;
10- respirar dentro de um saco de papel (apenas o nariz, nunca colocar o saco na cabeça);
11- dobrar os joelhos até o peito;
12- inclinar-se para comprimir o peito;
13- tomar um susto;
14- espirrar;

15- Usar a técnica chamada “Manobra de Valsalva” (essa manobra consiste em tentar expirar enquanto se mantém a garganta e as cordas vocais fechadas. A maneira de se fazer isso é: após uma inspiração profunda, tentar “empurrar” o ar para fora com os músculos do abdome, como se estivesse fazendo força no vaso sanitário, mas com a garganta fechada para que o ar não consiga sair);

16- Bloquear, com os dedos, os dois ouvidos e as narinas, e logo em seguida tomar um ou dois goles d’água em um copo. (Parece meio esquisito, mas dá para fazer isso sozinho);
17- Colocar um pedaço de linha enrolada no centro da testa e esperar.

O bom de tudo isso é que, qualquer que seja o remédio, o soluço benigno irá desaparecer, naturalmente, em poucos instantes. Não precisa haver desespero.

Tratamento dos soluços de longa duração.

Soluços persistentes são raros. Grande parte das vezes, esse tipo de soluço é causado por alguma doença mais grave subjacente ou encoberta. Mais de 100 doenças têm sido relatadas como causas de soluços persistentes.
Quando os soluços forem persistentes, ou durarem mais de 48 horas (intratável), deverá haver uma investigação médica para que seja detectada a existência ou não de uma patologia paralela que possa estar causando os soluços.

Se alguma condição de saúde subjacente estiver causando soluços, o tratamento dessa doença irá ajudar a resolver o problema.
Somente os especialistas poderão definir o tratamento para as doenças causadoras dos soluços prolongados.

Haverá casos, em que o médico prescreverá medicamentos para combater as crises de soluços. Entretanto, medicação para soluços, normalmente só será usada quando outras formas de tratamento falharem ou se nenhuma causa puder ser encontrada.
Alguns medicamentos que podem ser prescritos para as crises de soluços persistentes incluem: clorpromazina, haloperidol, baclofen, metoclopramida, gabapentina.

É bom lembrar que, todos os medicamentos podem causar efeitos secundários. Portanto, nunca tome medicamentos sem a devida prescrição médica.
Leia mais informações sobre como soluços são diagnosticados, sobre as causas dos soluços e, também, sobre noções gerais e tipos dos soluços, clicando em cada um dos botões abaixo.
 NOÇÕES CAUSAS DIAGNÓSTICO
 
Fonte: NHS CHOICES
           PATIENT.CO.UK

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...